Dia 03: A alegria contagiante da generosidade
Raquel: Qual é o som de um coração generoso?
Cheryl: Meu marido e eu acreditamos que tudo o que temos pertence a Deus, e procuramos sempre oportunidades para servir aos outros, ajudando-os a crescer espiritualmente da maneira que pudermos compartilhar.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de O lugar secreto, na voz de Renata Santos.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Nos últimos dias temos analisado uma passagem das Escrituras que eu amo. São apenas três versículos, e fala sobre um grupo de mulheres que cuidaram das necessidades práticas de Jesus. Se você não esteve conosco nos últimos dias, vou ler esses versículos. Eles estão em Lucas, capítulo 8, versículos 1 a 3. Diz assim:
“Aconteceu, depois disso, que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Iam com ele os doze discípulos.” …
Raquel: Qual é o som de um coração generoso?
Cheryl: Meu marido e eu acreditamos que tudo o que temos pertence a Deus, e procuramos sempre oportunidades para servir aos outros, ajudando-os a crescer espiritualmente da maneira que pudermos compartilhar.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de O lugar secreto, na voz de Renata Santos.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Nos últimos dias temos analisado uma passagem das Escrituras que eu amo. São apenas três versículos, e fala sobre um grupo de mulheres que cuidaram das necessidades práticas de Jesus. Se você não esteve conosco nos últimos dias, vou ler esses versículos. Eles estão em Lucas, capítulo 8, versículos 1 a 3. Diz assim:
“Aconteceu, depois disso, que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Iam com ele os doze discípulos.”
Claro, esses eram os doze discípulos que Jesus escolheu para acompanhá-Lo em Seu trabalho. Mas o versículo 2 diz:
“E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, as quais, com os seus bens, ajudavam Jesus e os seus discípulos.”
Há muita coisa que não sabemos nessa passagem, mas eu amo o que sabemos. Essas mulheres haviam sido transformadas de forma dramática e radical pelos ensinamentos e pelo ministério de Jesus.
Não sabemos se todas eram mulheres ricas. Algumas delas eram. Mas, seja qual fosse a condição delas, elas usaram o que tinham para apoiar Jesus. E, claro, não era só Jesus que elas apoiavam. Era também aquele grupo de discípulos e talvez outros que estavam seguindo o mestre Jesus.
Bem, enquanto eu preparava essa série, não pude deixar de pensar em algumas mulheres que conheço que ainda estão atendendo às necessidades práticas de Jesus. Claro, elas não estão literalmente caminhando com Ele como essas mulheres faziam no Novo Testamento, porque Ele não está mais aqui na Terra. Mas elas estão servindo a Ele, quando servem Seu povo e Seu reino. E estão dando generosamente para o trabalho de Cristo neste mundo.
Uma das formas que essas mulheres apoiam o ministério de Cristo é contribuindo para atender às necessidades do Aviva Nossos Corações. Entrei em contato com várias dessas mulheres, muitas são minhas amigas. São apoiadoras não somente deste ministério, mas também de outros ministérios. Perguntei a elas: “Por que você contribui para apoiar o trabalho do Senhor em geral, e por que você contribui para apoiar o ministério do Aviva Nossos Corações em particular?”
Hoje eu quero compartilhar com vocês algumas das respostas delas, porque acho que, ao ouvir essas mulheres, Deus vai fazer com que um espírito maior de generosidade surja em seu próprio coração, assim como aconteceu no meu.
Primeiro, deixe-me contar o que uma mulher chamada Lori disse:
“O Aviva Nossos Corações me impactou pela primeira vez em 1999, em uma conferência para mulheres no Texas, onde ouvi sua mensagem, ‘Perdoada, Perdoando e Livre’.
Eu tinha tanto a ser perdoada pessoalmente e muitas pessoas que eu precisava perdoar. Seus livros, especialmente “Mentiras em que as Mulheres Acreditam”, e seus ensinamentos ajudaram a me tornar mais consciente do meu pensamento falho e mudaram radicalmente meu casamento e nossa forma de criar nossos filhos. Através das lutas pessoais, e ter que aprender a viver neste mundo caído, recebo o perdão e o amor de Jesus, e o contínuo avivamento em minha vida. A minha vida tem sido uma jornada que inclui a Bíblia, Jesus e seus livros.
Como Jesus fez uma obra poderosa em minha vida através do livro “Mentiras que as Mulheres Acreditam”, meu marido foi impactado de forma direta há muitos anos. Ele se tornou um grande fã do Aviva Nossos Corações, tanto que ele foi quem iniciou nosso envolvimento como Parceiros do Ministério. Quando sua esposa se torna mais gentil e mais fácil de conviver, é uma vitória para todos.
Eu me esforço para viver a verdade e os princípios da feminilidade bíblica no meu casamento, enquanto ensino nossos quatro filhos em casa. Há uma diferença tão grande nas vidas e corações dos meus filhos desde que o Senhor desmascarou as mentiras às quais eu estava escravizada.
Eu posso não conseguir mudar as decisões do passado e suas consequências, mas Deus está definitivamente redimindo o presente e o futuro da vida das minhas filhas, e isso é tão lindo. Como resultado da confissão, arrependimento e perdão, Deus está trazendo beleza das cinzas da minha vida.
E, como resultado, Lori disse: “Eu quero apoiar o trabalho que Cristo está fazendo através deste ministério para que isso possa acontecer também na vida de outras pessoas.”
Eu amo como Lori está passando o bastão da fé para seus próprios filhos e também compartilhando o que recebeu com os outros ao investir no Aviva Nossos Corações.
Agora, pensando em mulheres que demonstram a beleza de um coração generoso, também me lembrei de uma amiga chamada Cheryl. Nossa equipe teve a chance de conversar com Cheryl sobre a alegria de dar, e aqui está o que ela disse.
Cheryl: Bem, o Aviva Nossos Corações mudou minha vida. Nos últimos nove anos, tenho passado por algumas provações muito significativas. Uma delas começou há nove anos, o que causou uma depressão tão profunda que eu mal conseguia funcionar. E, agora, ainda tenho que lidar com aquele mesmo desafio, que está mais difícil do que há nove anos, e além disso, tenho mais duas provações que são igualmente difíceis.
Porém, no ano passado, Deus me curou da depressão, e eu estou totalmente livre. Eu tenho alegria. Aprendi a ter verdadeira alegria em meio a essas provações, e isso me faz querer gritar para todo mundo e compartilhar minha história. E muito desse ensino veio do Aviva Nossos Corações. Simplesmente está transbordando. É como se eu não conseguisse parar de falar sobre isso.
O livro que teve um grande impacto em minha vida por meio do Aviva Nossos Corações foi "Mentiras em que as Mulheres Acreditam", especialmente por causa da minha depressão. Sei que ela começou há muitos anos, quando comecei a acreditar em mentiras. Com o passar do tempo, fui vivendo de acordo com essas mentiras. Quando cheguei aos quarenta, a depressão se manifestou como resultado delas.
Mas agora que Deus me libertou de toda depressão, esse é o livro que mais significa para mim e que eu quero ensinar para todos, porque acredito que se soubermos a verdade, identificaremos as mentiras.
Meu marido e eu cremos que tudo o que temos pertence a Deus, e sempre buscamos oportunidades para abrir nossas mãos e servir aos outros, ajudando-os a crescer espiritualmente de todas as formas que pudermos. Embora eu esteja contribuindo, sinto que sou quem mais se beneficia.
Recebi muito do Aviva Nossos Corações, e sei que as minhas doações poderão beneficiar muito mais pessoas e alcançar muitos outros países ou territórios.
Nancy: Nossa equipe gravou essa entrevista com Cheryl em uma conferência Mulher Verdadeira do Aviva Nossos Corações. Enquanto Cheryl estava nos Estados Unidos participando dessa conferência, ela abriu sua casa para que outras mulheres pudessem se encontrar lá e assistir à transmissão do evento ao vivo.
Esse é apenas mais um exemplo do tipo de coração generoso que vem de ser transformada por Jesus e querer servi-Lo.
Kim é outra mulher que exemplifica essa atitude de coração. Perguntei a ela: “Que diferença Jesus fez na sua vida e como isso a motivou a contribuir para a Sua obra?”
Kim escreveu:
“Jesus Cristo é tudo para mim. Ele me salvou e me deu uma vida abundante, cheia de alegria transbordante e paz em meio às circunstâncias mais desafiadoras. Ele transformou minha vida.
É engraçado que você tenha me enviado um e-mail pedindo para responder a essas duas perguntas, porque recentemente fui fazer minha declaração de imposto de renda, e a contadora comentou sobre como eu doei muito dinheiro. Ela achou isso incomum para uma pessoa jovem como eu (completando trinta anos no ano passado). Expliquei a ela que Deus tem sido tão bom para mim, e eu queria retribuir a Ele.
Dei a ela um pequeno folheto que explicava as boas novas do evangelho e disse: ‘Isso vai explicar por que gosto de dar meu dinheiro. Aceitar Jesus é a melhor coisa que já aconteceu na minha vida.’”
E que testemunho doce foi para a contadora dela. Ela continuou dizendo:
“Muitas pessoas olhariam para mim e diriam que eu era jovem demais para estar doando dinheiro para o Senhor. Elas pensariam que na casa dos vinte e trinta anos você deveria estar investindo seu dinheiro no banco, pagando hipotecas. Elas dizem: ‘Você não tem dinheiro para dar ao Senhor.’ A verdade é que você nunca é jovem demais para contribuir para o trabalho do Senhor. Você nunca poderá superar Deus na generosidade.
Ele cuidou de tudo o que eu precisei, enquanto tive o grande privilégio de investir na eternidade. Agora, essa é uma conta que sempre tem um bom retorno.”
Kim continuou dizendo:
“Jesus Cristo é a melhor coisa que já me aconteceu, e meu desejo profundo é glorificá-Lo. Por isso, desejo que outros conheçam Jesus como eu conheço. Investindo meus recursos financeiros em organizações como o Aviva Nossos Corações, eu posso impactar outros para Jesus Cristo com quem eu, de outra forma, jamais teria contato.
Amo dar dinheiro para o trabalho de Cristo e ter um pequeno papel no que Deus está fazendo aqui na América do Norte. Amo doar para projetos no exterior. Mas também vejo o campo missionário no meu próprio quintal. Como sociedade, nos tornamos biblicamente analfabetos, e há uma grande necessidade de um ensino bíblico sólido baseado na Palavra de Deus.
Quero ser uma boa administradora do que Deus me deu, portanto sou muito criteriosa sobre onde invisto financeiramente. O que eu amo no Aviva Nossos Corações, e por que faço parte desse ministério tanto financeiramente quanto através da oração, é que eles direcionam as pessoas para a Palavra de Deus. Eles ensinam sobre avivamento e sobre viver uma vida consagrada a Jesus Cristo. Eles são comprometidos com a Palavra de Deus, e é a Palavra de Deus que transforma as pessoas.
As mensagens, livros e recursos do Aviva Nossos Corações tiveram um impacto enorme na minha vida cristã pessoal, me aproximando mais de Cristo e me inspirando a mergulhar mais a fundo na Palavra de Deus.
Como Deus fez uma obra no meu coração através do ensino da Sua Palavra no Aviva Nossos Corações, e eu quero que outras pessoas experimentem a vida abundante que Cristo morreu para oferecer, é por isso que eu invisto no Aviva Nossos Corações.”
Uau! Que encorajador é ler algo assim e ouvir sobre uma jovem que diz: “A vida é muito curta para gastar toda a minha renda só comigo mesma. Quero investir no trabalho do reino e ter um retorno espiritual na vida dos outros.”
Bem, nos últimos dias, enquanto eu ensinava sobre Lucas capítulo 8, falei sobre o que um autor chamou de “embaixadoras do evangelho”—aquelas que doam seus recursos para apoiar e financiar o trabalho de Cristo e Seu reino.
Essas mulheres das quais ouvimos hoje são embaixadoras do evangelho. São mulheres que estão maravilhadas com o que Deus fez por elas e querem retribuir generosamente a Ele.
Vamos ouvir mais sobre a alegria delas em dar.
Recebi uma mensagem de uma amiga chamada Vicki. Ela escreveu o seguinte:
“Ao encontrar Jesus Cristo e Sua Palavra viva e ativa, experimentei cura e liberdade do peso e da culpa dos meus pecados. E também experimentei esperança para o meu futuro.
Após um divórcio não desejado e, muitos anos depois, um segundo casamento, enquanto eu estava na Palavra de Deus buscando conhecê-Lo, Deus me mostrou minhas atitudes pecaminosas que estavam na raiz da discórdia em meus casamentos. Essas atitudes não poderiam ser curadas ao estar solteira ou ao casar com um homem diferente. Deus estava usando o casamento para revelar a depravação do meu coração e minha necessidade desesperadora, momento a momento, do meu Salvador Jesus Cristo.
Tendo experimentado a dor e o sofrimento das escolhas pecaminosas, estou mais do que disposta a apoiar financeiramente a ousada proclamação da verdade para que mulheres, independentemente das circunstâncias da vida, possam experimentar o poder da provisão de Deus em Cristo.
Vejo o Espírito de Deus trabalhando através do Aviva Nossos Corações, pois a verdade é proclamada com coragem. Os programas do Aviva Nossos Corações ecoam a voz calma e suave de Deus, chamando as mulheres para aquele lugar de descanso e cura na obediência à Palavra de Deus. E, segundo meu marido, à medida que o Aviva Nossos Corações impacta a vida das mulheres, essas mulheres estão impactando os homens em suas vidas. Deus está em movimento no Aviva Nossos Corações.”
E este casal, Vicki e seu marido, têm sido amigos tão doces, apoiadores e encorajadores deste ministério por causa do que Deus fez em suas vidas e do desejo deles de investir na vida dos outros como resultado.
Aqui está uma carta de outra mulher que tem um coração generoso. Jenny disse:
“Jesus é a verdade e a luz. Satanás é a mentira e a escuridão. Por muitos anos, acreditei nas mentiras de Satanás e do mundo e vivi elas. Quando finalmente cheguei ao arrependimento e à salvação através de Jesus Cristo, descobri o programa de rádio de Elisabeth Elliot, que existia antes da época da Nancy.
Enquanto ouvi seu ensino bíblico e aplicação prática, Deus continuou a obra transformadora que havia começado em minha vida. Seu conselho sobre a mulher bíblica era o oposto total do que me bombardeava diariamente através da mídia, revistas e amigas.
Com minha Bíblia na mão, ouvi e aprendi, e Elisabeth Elliot se tornou minha mãe espiritual. Ela foi um ponto de apoio, me encorajando a ficar firmemente na Rocha que é Jesus Cristo e Sua Palavra.
Infelizmente, nunca apoiamos financeiramente aquele ministério. Alguns anos se passaram, e outra mulher, Nancy Leigh DeMoss, foi chamada pelo Senhor para um novo programa, o Aviva Nossos Corações.
No outono de 2001, ouvi com entusiasmo sua primeira transmissão. Imediatamente, minha mente e coração sabiam que você havia sido chamada para esta geração para ensinar e proclamar a verdade da Palavra de Deus, como Elisabeth havia feito antes. Eu também senti fortemente que o Senhor estava chamando meu marido e eu para nos tornarmos apoiadores financeiros desse novo ministério.
Por muitos anos, como mulher, esposa e mãe, sentindo-me sozinha e nadando contra a maré da cultura, o Aviva Nossos Corações tem sido uma fonte constante de encorajamento e força, sempre me direcionando para Cristo e Sua Palavra. O Aviva Nossos Corações é como uma amiga muito boa, me mantendo responsável pela verdade e desafiando-me a me tornar a mulher que Deus me criou para ser.
Meu marido, meus filhos, minha família e amigos foram grandemente abençoados devido à orientação e ao conselho que recebi de vocês e do Aviva Nossos Corações, proclamando a verdade da Bíblia que liberta as mulheres.
Meu marido e eu somos gratos pelo privilégio de sermos parceiros financeiros deste ministério, e encorajamos outros a se juntarem a nós em chamar as mulheres para a liberdade, plenitude e abundância em Cristo.”
Essa mulher e seu marido se tornaram amigos e parceiros doces deste ministério. Eles investiram neste ministério, e nós continuamos a investir em suas vidas. E, através dessa parceria, muitas outras vidas de mulheres e suas famílias ao redor do mundo estão sendo transformadas pela verdade que liberta as pessoas.
E aqui está outra carta. Esta é de uma mulher chamada Lois. Tive a alegria de conhecer Lois e seu marido há pouco tempo, e ela compartilhou comigo este testemunho tão lindo. Pedi a ela que colocasse isso por escrito para que pudéssemos compartilhar com alguns de nossos amigos do ministério. Ela disse:
“Durante um retiro de mulheres em Nova York em 2005, entrei na livraria cristã do campus e lembro-me especificamente de ter pedido ao Senhor que me ajudasse a encontrar um estudo bíblico ou um livro que me encorajasse em minha caminhada com Ele. Enquanto percorria as prateleiras, o título de um grande livro de capa mole chamou minha atenção: “Buscando a Deus: Desfrute a alegria do avivamento pessoal”.
“Buscando a Deus” é um livro que escrevi com Tim Grissom há alguns anos. E Lois descreveu como Deus usou este estudo de “Buscando a Deus” de forma significativa em sua vida. Ela disse:
“Buscando a Deus” foi o catalisador que Deus usou para me ajudar a começar a descobrir décadas de pecados não confessados, feridas que causei aos outros e uma atitude e estilo de vida de “melhor que os outros”. Não é de admirar que os pecados repetidos tivessem tanta influência em meu coração e vida.
Ao trabalhar com “Buscando a Deus” fui convencida a entrar em contato com indivíduos e buscar perdão por minhas palavras e ações prejudiciais. Retornei algumas coisas que não eram minhas, as quais havia emprestado há muito tempo. Devolvi tudo.
Lentamente, o Senhor me ajudou a limpar a casa, o que iniciou um processo de santificação de uma maneira maravilhosa, proporcionando um alívio recém-descoberto. Sou grata ao Senhor por continuar a fazer cirurgia, a cortar o pecado e a feiura que desejam me possuir.
Devido ao impacto de “Buscando a Deus” compartilhei o livro com meu marido. Ele estudou e depois compartilhamos “Buscando a Deus” em uma classe de escola dominical para adultos em nossa igreja.
Eventualmente, todas as classes de escola dominical para adultos passaram pelo livro simultaneamente, aprendendo e crescendo juntas, totalizando cinco ou seis classes, de jovens adultos a idosos.
Devido ao impacto transformador do ministério do Aviva Nossos Corações em nossas vidas, meu marido e eu sentimos que o Senhor nos guiava a contribuir financeiramente para encorajar e ajudar o ministério a espalhar as boas novas de liberdade em Cristo para aqueles que estão lutando ou vivendo sem esperança.
Vimos o Aviva Nossos Corações fazer isso poderosamente através deste maravilhoso ministério de ensino que é tão desesperadamente necessário em nosso tempo e em nossa cultura.”
Bem, ao pensar em mulheres cujas vidas foram dramaticamente transformadas pelo poder de Cristo, Seu evangelho e Sua Palavra, lembro-me da minha preciosa amiga, Vicki Rose. Fiz uma entrevista com Vicki e Bill aqui no Aviva Nossos Corações.
Vicki conta como ela estava separada do marido, que era viciado em drogas e mulheres, e Vicki estava criando seus dois filhos pequenos sozinha. Em um momento de desespero em sua vida, ela conheceu Jesus. Sua vida foi curada. Deus restaurou seu casamento, e, nos quase trinta anos desde então, Ele tem usado Vicki como um instrumento para ministrar a outras mulheres e casamentos quebrados.
Gostaria de compartilhar com você um pequeno trecho onde Vicki explica por que ela e seu marido são tão gratos ao Senhor pelo ministério do Aviva Nossos Corações e porque escolheram apoiar este ministério financeiramente.
Vicki Rose: Uma das maiores ferramentas na minha vida para viver tudo isso—para ser casada, permanecer casada, ser uma esposa que respeita seu marido—uma das maiores ferramentas para mim tem sido ouvir o Aviva Nossos Corações.
Eu digo à Nancy que sou sua amiga de caminhada porque, quando faço exercício, uma caminhada na maioria dos dias, ou ando de patins, ou qualquer exercício que seja—ciclismo—eu coloco meu iPod e ouço o Aviva Nossos Corações, e isso acontece todos os dias.
Eu preciso ser lembrada todos os dias de quem eu sou em Cristo, do que isso exige de mim. Eu preciso desse ensino para ajudar a manter meus olhos focados no Senhor, no objetivo de caminhar com Cristo. Eu posso estar de mau humor, Billy e eu podemos ter discutido, e eu ligo o Aviva Nossos Corações e ouço algo que realmente me faz sentir arrependida das minhas próprias atitudes e comportamentos e me direciona de volta para uma atitude correta. Aviva Nossos Corações é fundamental na minha vida. O ensino da Nancy é, para mim, como de uma mentora piedosa que ensina a Palavra de Deus de forma excelente.
Quando estou caminhando e ouvindo o Aviva Nossos Corações, percebo que mulheres em todo o mundo podem ouvir isso graças a mulheres como eu e você, que podem investir no ministério do Aviva Nossos Corações. Mulheres em todo o mundo podem acessar os podcasts, através de seus celulares ou computador, e isso é incrível para mim, que alguém em um país fechado, onde o evangelho não pode ser pregado, possa ouvir a Palavra de Cristo pregada através do computador.
Portanto, apoiar o Aviva Nossos Corações, eu acredito, é um dos ministérios mais importantes para mulheres com os quais temos a oportunidade de participar e apoiar.
Cada ferramenta que o Aviva Nossos Corações oferece direciona a mim e a outras para Cristo e para essa plenitude de que falamos. E estou realmente animada por fazer parte de acelerar esse movimento.
Nancy: Em Atos 23, o apóstolo Paulo citou o Senhor Jesus dizendo: “Mais bem-aventurado é dar do que receber.” Isso é mais do que apenas um versículo para citar para as ouvintes de hoje. Elas realmente entendem a alegria de dar para a obra do Senhor. São mulheres como as que ouvimos hoje que ajudam a tornar o Aviva Nossos Corações possível. E elas não apoiam este e outros ministérios por obrigação. Elas não dão de má vontade. Elas compartilham suas vidas, oram por nós, compartilham este ministério com outras pessoas.
Ao pensar sobre sua mordomia dos recursos que Deus confiou a você, se o Senhor usou o Aviva Nossos Corações em sua vida ou na vida de outras pessoas que você conhece, você consideraria como poderia dar alegremente para apoiar o trabalho deste ministério?
- Isso pode significar comprometer-se a orar fielmente por nossas várias frentes.
- Pode significar compartilhar esta mensagem com outras mulheres que precisam ouvi-la.
- E talvez Deus tenha possibilitado que você dê um presente financeiro para ajudar a manter este ministério em funcionamento.
Confiamos no Senhor para atender às necessidades deste ministério através de pessoas como você que dizem: “Sim, Deus tocou minha vida. Sua verdade está me mudando. E eu quero fazer parte de ajudar a levar essa Palavra e o trabalho de Cristo para a vida de outras pessoas ao redor do mundo.”
Obrigada por dar alegremente, e que privilégio é fazer isso juntas, pelo bem de Cristo e de Seu reino.
O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.
Clique aqui para o original em inglês.