Graça Inesperada - Episódio 5
Raquel: Antes de começarmos a história de hoje no Aviva Nossos Corações, vamos relembrar algo dos arquivos. Aqui está um registro de Nancy Leigh DeMoss em 2002.
Nancy Leigh DeMoss: Eu estive conversando recentemente com alguém sobre o filme A Noviça Rebelde, e falamos sobre os diferentes sonhos que tivemos ao assistir aquele filme quando éramos crianças. Uma mulher disse que sonhava em crescer e ir para a Europa por causa das paisagens lindas.
Outra mulher comentou que, depois de ver como era difícil ter todos aqueles filhos, ela sonhava em crescer, nunca se casar e não ter filhos. Eu disse que, quando assisti ao filme quando era criança, sonhava em crescer e casar com um viúvo com seis filhos!
Raquel: Avançando agora para 2015. Hoje vamos ouvir como Nancy se casou com um viúvo—com duas filhas. E, assim como os Von Trapps em A Noviça Rebelde, …
Raquel: Antes de começarmos a história de hoje no Aviva Nossos Corações, vamos relembrar algo dos arquivos. Aqui está um registro de Nancy Leigh DeMoss em 2002.
Nancy Leigh DeMoss: Eu estive conversando recentemente com alguém sobre o filme A Noviça Rebelde, e falamos sobre os diferentes sonhos que tivemos ao assistir aquele filme quando éramos crianças. Uma mulher disse que sonhava em crescer e ir para a Europa por causa das paisagens lindas.
Outra mulher comentou que, depois de ver como era difícil ter todos aqueles filhos, ela sonhava em crescer, nunca se casar e não ter filhos. Eu disse que, quando assisti ao filme quando era criança, sonhava em crescer e casar com um viúvo com seis filhos!
Raquel: Avançando agora para 2015. Hoje vamos ouvir como Nancy se casou com um viúvo—com duas filhas. E, assim como os Von Trapps em A Noviça Rebelde, eles também gostam de cantar. Hoje vamos ouvir trechos do casamento de Robert e Nancy.
Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, na voz de Renata Santos.
A maioria dos casamentos tem elementos em comum, mas cada um também tem características únicas—aspectos que refletem os gostos e prioridades individuais do casal. Nancy e Robert Wolgemuth não foram exceção. Aqueles que assistiram ao casamento, perceberam que a Palavra de Deus ficou muito evidente durante toda a cerimônia.
Na verdade, poucos dias antes do casamento, perguntamos a Nancy sobre isso.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Lemos muitas passagens bíblicas durante a cerimônia, e queríamos que fosse assim. Na verdade, começamos com uma leitura de seis minutos de passagens que pré-gravamos, onde selecionamos trechos do Antigo e do Novo Testamento que contam a grande história do amor de Cristo por Sua Noiva [a Igreja] diretamente da Palavra de Deus.
Robert Wolgemuth: "Com amor eterno eu a amei" (Jeremias 31:3).
Nancy: "Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam." (Salmo 63:3).
Robert Wolgemuth: "Farei de você a minha esposa para sempre. Farei de você a minha esposa em justiça, em juízo, em bondade e em misericórdia." (Oséias 2:19).
Nancy: "Porque o seu Criador é o seu marido; Senhor dos Exércitos é o seu nome. O Santo de Israel." (Isaías 54:5)
"Se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros." (1 João 4:11)
Robert Wolgemuth: "Amem intensamente uns aos outros de coração puro." (1 Pedro 1:22).
Nancy: "Ouço a voz do meu amado. Eis que ele vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas. O meu amado fala e me diz..." (Cânticos 2:8,10)
Robert Wolgemuth: "Levante-se, minha querida, minha linda, e venha comigo." (Cânticos 2:10)
Nancy: "Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido." (Efésios 5:22)
Robert Wolgemuth: "Porque eis que passou o inverno." (Cânticos 2:11)
"Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela ... o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo." (Efésios 5:25, 28)
Nancy: "E que a esposa respeite o seu marido." (Efésios 5:33).
Robert Wolgemuth: "Então ouvi o que parecia ser a voz de uma grande multidão, uma voz como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: "Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória.” (Apocalipse 19:6–7)
Nancy: "Porque chegou a hora das bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou." (Apocalipse 19:7)
Robert Wolgemuth: "... receba de graça a água da vida..." (Apocalipse 22:17)
Nancy: "Aquele que dá testemunho dessas coisas diz: 'Amém! Vem, Senhor Jesus." (Apocalipse 22:20)
Robert Wolgemuth: "Vem, Senhor Jesus" (Apocalipse 22:20).
Nancy: "Apressa-te, meu amado" (Cantares 8:14).
Robert Wolgemuth: "Àquele que nos ama e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados ... a ele a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!" (Apocalipse 1:5–6).
Robert Wolgemuth e Nancy: "A graça esteja com todos os que amam sinceramente o nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!" (Efésios 6:24).
Raquel: Os versículos que acabamos de ouvir definiram o tom para a cerimônia de casamento de Robert e Nancy Wolgemuth.
Nancy: Durante a cerimônia, cantamos alguns dos grandes hinos que exaltam Cristo, começando com "A Cristo Coroai," exaltando o nome de Jesus e dizendo: "Queremos exaltá-lo."
Congregação Cantando: "A Cristo coroai, que sobre o trono está ..."
Nancy: Ao longo dos meses em que Robert e eu estivemos planejando nosso casamento, dissemos repetidamente que nosso objetivo para este dia e para o resto das nossas vidas juntos é mostrar a beleza de Cristo.
Tentamos fazer isso de várias maneiras na cerimônia de casamento, começando com, ao entrar no santuário (um santuário lindo!), havia dois grandes banners que diziam: "A Ele seja a Glória" e "Digno é o Cordeiro." Queríamos que tudo apontasse para Cristo, nosso Noivo celestial, e dar às pessoas uma ideia de quão lindo e maravilhoso Ele é como nosso Salvador!
Raquel: O casamento foi conduzido pelo Dr. Bill Hogan, que foi pastor de Nancy por muitos anos.
Dr. Bill Hogan: Em nome de Robert e Nancy, é um privilégio e um prazer dar as boas-vindas a todos vocês nesta tarde. Sei que este é um evento que muitos de vocês estavam esperando com entusiasmo—um evento inesperado!
Vocês vão notar que não há damas de honra, nem padrinhos, no sentido comum. Isso porque a noiva e o noivo querem que todos vocês se sintam como participantes e não apenas observadores. Vocês estão participando do início de uma nova família, uma nova vida juntos.
A oração será feita agora pelo Dr. George Grant.
Dr. George Grant: Digno é o Cordeiro! A Ele seja a glória para sempre! Vamos agradecer ao Senhor, cuja lealdade dura para sempre! Grandes e maravilhosas são as Suas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Seus caminhos, Ó Rei dos séculos. Quem não temerá a Ti?
Quem não adorará e se curvará diante de Ti, pois as Tuas obras justas foram reveladas. Todas as nações virão e adorarão diante de Ti, dando-Te graças pela Tua bondade eterna, Tua misericórdia soberana, Teu amor fiel, Tua boa providência.
Nós que experimentamos a redenção, realizada e aplicada, agora proclamamos o nome do Senhor Jesus sobre o lar de Robert e Nancy, pedindo a graça e a misericórdia de nosso Deus Poderoso, santo, imortal, nosso Senhor e Salvador, para sempre! Esta é nossa oração. Agora venha, unja-nos com Seu Espírito, encha-nos com Seu amor. Que nossos corações estejam cheios de cânticos de aleluias—hoje e para sempre. Oramos no grande nome do Senhor Jesus Cristo. Amém e amém.
Raquel: Keith e Kristyn Getty conduziram alguns dos cânticos.
Nancy: Este deve ter sido, de fato, um dos casamentos mais longos já registrados, mas isso é porque queríamos contar a história do evangelho ao longo de toda a cerimônia. E assim, antes mesmo da cerimônia do casamento, da procissão e dos votos, nosso amigo, Pastor Ray Ortlund, trouxe uma breve mensagem sobre o casamento como uma imagem da redenção.
Pastor Ray Ortlund: O casamento não parece ser um mistério profundo, como o apóstolo afirma que é. Ao conhecer alguém novo—e ao apresentar minha esposa, Jani—ninguém nunca disse: "Vocês são casados!? Que mistério profundo!"
O casamento não nos surpreende, e é por isso que Paulo nos alerta para o mistério profundo revelado no casamento. Deus colocou Sua glória no casamento, e a Bíblia nos dá olhos para ver a glória que está lá.
Raquel: Este é o noivo, Robert Wolgemuth, recitando 1 Coríntios 13 de memória.
Robert Wolgemuth: " Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine ... O amor é paciente e bondoso ... não se envaidece, não é orgulhoso, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal ... O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta...
Porque agora vemos como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido ...Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor.”
Raquel: Estamos ouvindo alguns dos destaques do casamento de Nancy Leigh DeMoss e Robert Wolgemuth na semana passada.
Música de órgão—"Tuas obras te coroam"
Todas as músicas foram cuidadosamente escolhidas para direcionar a atenção para o Doador da nossa alegria, que é Deus.
Nancy: Escolhemos usar rosas e lírios para o nosso casamento. Você pode se perguntar por quê. Bem, em Cantares, um dos meus livros favoritos do Antigo Testamento, a noiva diz ao seu amado: "Eu sou a rosa de Sarom e o lírio dos vales."
Na verdade, o que ela está dizendo é que a rosa de Sarom e o lírio dos vales eram flores silvestres comuns no campo da Judeia. Ela estava dizendo: "Eu me considero uma garota comum e ordinária." Ao que o noivo responde que a considera extraordinária. Então ele diz: "Como o lírio entre os espinhos, assim é minha amada entre as jovens." Portanto, usamos rosas e lírios para simbolizar nosso amor um pelo outro.
Usamos as cores branca e vermelha. Branco, é claro, simboliza a justiça de Cristo com a qual Ele nos veste. É somente a Sua justiça que nos torna dignos de ser Sua noiva. Também fala da pureza do amor e do casamento, como foi ordenado por Deus.
E quanto à cor vermelha... Sabemos que o casamento cristão é uma aliança, um acordo solene entre duas partes. A palavra hebraica para "aliança" vem da raiz que significa "cortar." Na verdade, no Antigo Testamento, a realização de uma aliança de sangue envolvia cortar ou dividir animais em duas partes. Então as duas partes que estavam fazendo a aliança caminhavam entre as partes dos animais de extremos opostos e se encontravam no meio, onde faziam seu voto ou compromisso.
Esse ritual simbolizava a necessidade de um sacrifício para unir duas partes e apontava para a "nova aliança no Meu sangue" de que Jesus falou e instituiu pouco antes de Sua morte e ressurreição.
Portanto, a cor vermelha nos lembra do sangue da aliança através do qual duas partes se tornam uma. Por meio do sangue de Cristo, derramado em nosso favor, Robert e eu estávamos sendo unidos a Cristo e um ao outro no nosso dia de casamento.
Dr. Bill Hogan: Robert, você aceita Nancy como sua esposa, para viver juntos na aliança do casamento? Você a amará, a sustentará e confortará, a honrará e guardará na doença e na saúde, e abandonando todos os outros, será fiel a ela, enquanto vocês viverem? Se sim, diga "aceito."
Robert Wolgemuth: Aceito.
Dr. Bill Hogan: Nancy, você aceita Robert como seu marido, para viver juntos na aliança do casamento? Você o amará, o sustentará e confortará, o honrará e guardará na doença e na saúde, e abandonando todos os outros, será fiel a ele, enquanto vocês viverem? Se sim, diga "aceito."
Nancy: Aceito.
Dr. Bill Hogan [para os convidados do casamento]: E todos vocês que testemunham essas promessas farão tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar e afirmar Nancy e Robert em seu casamento? Se sim, diga "nós faremos."
Convidados: Nós faremos.
Dr. Bill Hogan: Eu deveria dar um conselho para a noiva e o noivo aqui, mas acho que este é o casamento de todos os casamentos que menos precisa de um conselho. É aqui que você os desafia a viver de acordo com o que estão prometendo. Então eu só quero fazer algumas sugestões... [risos]
No ano passado, um dia antes do nosso quinquagésimo sexto aniversário de casamento, minha esposa Jane me perguntou: "Como você explica o amor incrível que compartilhamos?"
Eu pausei por um momento e disse: "Acredito que é porque Deus nos surpreendeu um com o outro, e nunca superamos isso. Nós apenas continuamos a nos apaixonar cada vez mais!"
Acredito no valor do ritual. Jane e eu temos vários deles. Vou contar sobre um que é super precioso para mim. Toda vez que saio de casa, Jane me encontra na porta para me dar um "adeus" e me faz algumas perguntas.
Ela pergunta: "Quem vai à sua frente?"
E eu digo: "O Rei da glória!"
Ela pergunta: "Quem anda ao seu lado?"
"O Rei da glória!"
"Quem segue atrás de você?"
"O Rei da glória!"
"Quem olha do céu para você?"
"O Rei da glória!"
"E quem está ao seu redor?"
"O exército angelical." Não pode haver segurança maior do que essa, pode?
Algumas vezes, devo admitir, em que eu me esqueci de parar e fazer isso. Chego até o estacionamento subterrâneo do nosso prédio e então lembro, volto para o apartamento e encontro a Jane na porta, esperando, porque ela sabe que isso é algo precioso para nós. "Quem vai à sua frente?" "O Rei da glória!"
Portanto, tudo o que posso dizer a vocês é: mantenham o Senhor Jesus no centro do relacionamento de vocês. Caminhem com Ele. Deixem que tudo seja imerso em oração em Seu Nome, e não se esqueçam da promessa de Deuteronômio 31:8, onde Ele diz: "Nunca te deixarei, nunca te abandonarei."
Robert Wolgemuth e Nancy: Na presença de Deus e destas testemunhas...
Nancy: ...por uma santa aliança...
Robert Wolgemuth: Eu, Robert, te tomo, Nancy, como minha esposa.
Nancy: Eu, Nancy, te tomo, Robert, como meu esposo. Recebo-te com alegria e gratidão como um presente gracioso de Deus.
Robert Wolgemuth: Prometo te amar...
Nancy: Prometo te respeitar...
Robert Wolgemuth: ...te estimar...
Nancy: ...e te reverenciar...
Robert Wolgemuth: ...e te guiar...
Nancy: ...e me submeter a você em tudo, como meu cabeça terreno...
Robert Wolgemuth: ...assim como Cristo ama, estima e guia Sua Igreja.
Nancy: ...assim como a Igreja reverencia, respeita e se submete a Cristo, Seu Cabeça eterno. Como sua ajudadora, eu amarei, confortarei e apoiarei você e servirei ao Senhor ao seu lado.
Robert Wolgemuth: Prometo me entregar por você, assim como Cristo deu Sua vida por nós. Prometo te lavar com a Palavra, para te apresentar santa e sem mácula diante do Senhor.
Nancy: Com sinceridade de coração e dependência da graça de Deus...
Robert Wolgemuth: Com sinceridade de coração e dependência do Espírito Santo...
Nancy: ...eu te prometo minha ternura...
Robert Wolgemuth: ...minha fidelidade...
Nancy: ...minha amizade...
Robert Wolgemuth: ...meu carinho...
Nancy: ...e meu amor...
Robert Wolgemuth: ...enquanto vivermos.
Nancy: ...enquanto vivermos.
Kristyn [canta]: "Meu coração está cheio de gratidão por Aquele que suportou minha dor; que sondou as profundezas da minha desgraça e me deu vida novamente."
Dr. Bill Hogan: Pela autoridade que me foi concedida como ministro do evangelho, declaro que Robert e Nancy agora são marido e mulher, de acordo com a ordenança de Deus. Portanto, eles não são mais dois, mas uma só carne. O que, portanto, Deus uniu, não o separe o homem. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Kristyn: "Meu coração está cheio de gratidão por Aquele que caminha ao meu lado; que inunda minhas fraquezas com força e faz os medos se dissiparem."
Raquel: O Pastor Bill Elliff leu do livro de Apocalipse e compartilhou alguns pensamentos sobre o casamento do Cordeiro.
Pastor Bill Elliff: " Aleluia! Pois reina o Senhor,
nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos
e demos-lhe a glória, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou." (Apocalipse 19:6-7)
Convidados: Esta é a Palavra do Senhor!
Pastor Bill Elliff: Aleluia! A vida alegre e maravilhosa que compartilhamos é apenas um vislumbre do que celebraremos acima, quando estivermos unidos a Ti. Vivemos nossas vidas nas sombras, como diz C. S. Lewis. Tudo neste mundo é obscurecido por esta escuridão presente. Quase impede a realidade.
Mas o que Deus planejou, e o reino que Ele está construindo, está retratado ao nosso redor, simplesmente esperando pelo levantar do véu. E, de longe, a maior imagem é a imagem que vemos hoje — a imagem de uma esposa adoradora e um marido amoroso e o casamento dos dois, que representa o futuro casamento do Cordeiro.
Raquel: E então chegou o momento da cerimônia que muitos de nós estávamos aguardando!
Dr. Bill Hogan: Robert, você pode beijar sua noiva! [aplausos e comemorações]
Junte-se a mim na bênção congregacional: Que o Deus de perseverança e encorajamento conceda a vocês viver em harmonia uns com os outros, de acordo com Cristo Jesus, para que juntos possam com uma só voz glorificar o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
O Senhor os abençoe
e os guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês; o Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz.
Com grande alegria, apresento a vocês o Sr. e a Sra. Robert Wolgemuth.
Nancy: Robert e eu oramos juntos nos últimos meses para que Deus usasse essa cerimônia, esse dia especial, para ministrar profundamente às vidas daqueles que participaram conosco — aqueles que estavam presentes pessoalmente, aqueles assistindo pela transmissão AO VIVO ou talvez aqueles que assistiriam o vídeo mais tarde.
Pedimos a Deus que ministrasse aos casamentos — àqueles cujo casamento pode ter se tornado apenas rotineiro, necessitando de nova vida e novo amor, ou àqueles, talvez, cujos casamentos estavam por um fio e ninguém mais sabia disso.
No verso do programa impresso, incluímos algumas reflexões significativas sobre o casamento cristão. Uma, em particular, de Dr. John Piper, de seu excelente livro “Casamento temporário” é:
"Assim também se dá com o casamento. É uma dádiva temporária. Pode durar a vida inteira ou pode acabar na lua de mel. De um modo ou de outro, é breve. Pode ter muitos dias iluminados ou ser coberto de nuvens. Se considerarmos as coisas secundárias como centrais, ficaremos amargurados pelas tristezas que temos de enfrentar. No entanto, se decidirmos fazer do casamento aquilo que Deus designou que ele fosse, tristezas e calamidades não resistirão em nosso caminho. Cada uma delas será não um obstáculo ao sucesso, mas uma via para ele.
A beleza do amor fiel à aliança entre Cristo e sua igreja fulgura com o máximo brilho quando somente Cristo pode sustentá-lo.
Logo a sombra dará lugar à realidade. O parcial se tornará no perfeito. O antegozo levará ao banquete. A via atribulada levará ao paraíso. Noites iluminadas por centenas de velas culminarão na ceia das bodas do Cordeiro. E este casamento temporário será tragado pela vida. Cristo será tudo em todos. O propósito do casamento se completará.
Para que isso ocorra, que Deus nos conceda olhos para enxergar aquilo que tem a máxima importância nesta vida. Que o Espírito Santo, a quem ele envia, faça de seu Filho crucificado e ressurreto o supremo tesouro de nossa vida. Que esse tesouro satisfaça assim nossa alma, para que todo impulso destruidor do casamento seja cerceado. E que o mundo, plateia do casamento, seja cativado pelo amor, fiel à aliança de Cristo."
Raquel: Ouvimos uma versão resumida do casamento da apresentadora deste programa — Nancy Leigh DeMoss — com Robert Wolgemuth. Aconteceu no dia 14 de novembro, na College Church em Wheaton, Illinois.
A equipe de vídeo do Aviva Nossos Corações criou uma versão linda dessa história que você vai adorar assistir. Aqui na transcrição deste episódio temos o link com a história de Robert e Nancy: Graça Inesperada. Visite o nosso site e clique na aba “Podcasts” para acessar o transcript deste podcast.
Terminamos hoje a série Graça inesperada. Na segunda-feira começaremos uma série chamada “A beleza de um coração generoso.”
Mulheres ajudando a suprir as necessidades do ministério de Jesus foi algo radical. Examine por que essas mulheres rejeitaram as normas sociais para doar generosamente a Jesus.
Aguardamos você na segunda-feira, aqui no Aviva Nossos Corações.
O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.
Clique aqui para o original em inglês.