Dia 11: Vivendo pela fé
Raquel Anderson: Somos salvas pela fé, mas a fé não para por aí. Aqui está Nancy DeMoss Wolgemuth.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Não é que Deus me salva e passo a ter que lutar e me esforçar para viver essa vida cristã. Eu vivo essa vida pela fé em Cristo e somente em Cristo.
Raquel: Este é o programa Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de Escolhendo o perdão, na voz de Renata Santos.
Bem, estamos bem no meio do verão aqui no hemisfério norte. E o verão geralmente significa algumas coisas nesta cultura. Aqui estão alguns estereótipos de verão:
- Para os estudantes, é uma pausa na escola.
- O clima e as horas mais longas de luz do dia geralmente permitem muitas atividades ao ar livre, como: piqueniques, acampamentos, natação e jardinagem.
- Nos Estados Unidos, estamos celebrando o aniversário de nossa nação hoje, então isso significa exibições de …
Raquel Anderson: Somos salvas pela fé, mas a fé não para por aí. Aqui está Nancy DeMoss Wolgemuth.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Não é que Deus me salva e passo a ter que lutar e me esforçar para viver essa vida cristã. Eu vivo essa vida pela fé em Cristo e somente em Cristo.
Raquel: Este é o programa Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de Escolhendo o perdão, na voz de Renata Santos.
Bem, estamos bem no meio do verão aqui no hemisfério norte. E o verão geralmente significa algumas coisas nesta cultura. Aqui estão alguns estereótipos de verão:
- Para os estudantes, é uma pausa na escola.
- O clima e as horas mais longas de luz do dia geralmente permitem muitas atividades ao ar livre, como: piqueniques, acampamentos, natação e jardinagem.
- Nos Estados Unidos, estamos celebrando o aniversário de nossa nação hoje, então isso significa exibições de fogos de artifício! Boom! Oooooh!! Talvez você tenha feito isso no fim de semana passado ou fará hoje à noite.
Mas no meio de todas as suas atividades de verão e mudanças na sua rotina, espero que seu verão não signifique uma pausa nas disciplinas espirituais. Você ainda está lendo e meditando na Palavra de Deus? Orando? Indo à igreja? Espero que sim. Aqui no Aviva Nossos Corações, nosso objetivo é incentivar você a fazer deste um verão onde você prospere espiritualmente, e isso requer alguma intencionalidade e planejamento.
A série de Nancy, caminhando versículo por versículo pelo livro do Antigo Testamento, Habacuque, é uma maneira de esperamos fazer isso. Se você perdeu algum dos episódios, é só voltar em seu feed de podcast ou em avivanossoscoracoes.com para se atualizar. Vamos ouvir enquanto ela continua nos desafiando a “passar”, como Habacuque fez, “do medo… para a fé”. Aqui está Nancy.
Nancy: Bem, chegamos em nosso estudo de Habacuque ao versículo que acredito ser o cerne de toda esta mensagem, o ponto de virada desta mensagem, a cruz. É realmente o ponto transformador na vida de Habacuque.
O conceito que estamos olhando em Habacuque capítulo 2, versículo 4, é o conceito que leva Habacuque da luta para a adoração. Leva-o do suspiro para louvor. Leva-o do medo para a fé.
Estamos olhando o capítulo 2 de Habacuque, versículo 4, e vimos que há dois tipos de pessoas quando olhamos este versículo em nossa última sessão. As Escritura dizem: ‘O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons.”
Esse é um tipo de pessoa. Agora, o contexto imediato a que Deus está se referindo são os babilônios, ou os caldeus. Eles estão orgulhosos. Eles são arrogantes. Eles não são retos. Eles não são justos.
Mas em uma aplicação mais ampla deste trecho, Deus está dizendo: “Há muitas pessoas no mundo que são assim”. Eles são autossuficientes; são independentes; e como consequência acham que não precisam de Deus. Eles dependem de si mesmos. Suas almas estão orgulhosas. Eles são arrogantes; eles são orgulhosos, e eles não são retos. Eles não são justos. Eles podem fazer boas obras, podem fazer coisas boas, mas não têm um coração justo. Eles não são retos dentro de si mesmos.
A segunda metade desse versículo nos fala sobre o segundo tipo de pessoa, “Mas o justo viverá pela sua fidelidade.” Pessoas justas e pessoas injustas: pessoas que vivem pela fé e pessoas que são orgulhosas. Eles são arrogantes; vivem em dependência de si mesmos.
A verdade é que só existem esses dois tipos de pessoas no mundo. Na última sessão, mencionei que há dois sentidos em que os justos vivem pela fé. Nos concentramos no primeiro sentido na última lição.
“O justo viverá pela sua fidelidade”, significa que somos justificadas pela fé. Somos salvas pela fé. “Nada trago em minhas mãos; agarro-me somente à Tua cruz.”
Não há nada que possamos fazer para merecer a salvação de Deus. Não há nada que possamos fazer para nos tornarmos justas por nós mesmas. É tudo, tudo, tudo pela fé em Jesus Cristo. Então, somos justificadas pela fé.
Mas há um segundo sentido em que os justos vivem pela fé, e é que somos santificadas pela fé. Vivemos pela fé. Tendo sido justificados, continuamos a caminhar pela fé daqui até chegarmos ao céu.
Esta manhã no meu tempo devocional eu estava lendo no livro de Hebreus, bisbilhotando os capítulos 10, 11 e 12 de Hebreus. Eu estava seguindo esse tema da fé.
No meio do capítulo 10 de Hebreus, vemos este convite para nos aproximarmos do trono, do lugar santo de Deus. Nos aproximamos pela fé no sangue de Jesus Cristo. É assim que chegamos a conhecer a Deus—pela fé. Hebreus 10 fala da nossa justificação.
Mas esse trecho continua falando sobre como vivemos pela fé. Não é apenas a fé que nos traz a salvação. É a fé que nos mantém salvas e é a fé que nos ajuda a viver como pessoas salvas. “O justo viverá pela sua fidelidade.” É pela fé que temos o poder de viver a vida cristã.
Paulo disse isso em Gálatas, capítulo 2.
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)
Não é que Deus me salva e passo a ter que lutar e me esforçar para viver essa vida cristã. Eu vivo essa vida pela fé em Cristo e somente em Cristo. Penso especialmente naquelas de nós que foram ensinadas pela influência da Reforma Protestante; entendemos que somos justificadas pela fé.
Mas acho que muitas de nós tentam viver uma vida cristã como se pudéssemos conseguir a energia e o esforço necessários para viver essa vida. É por isso que temos tantos cristãos muito frustrados, tentando viver uma vida que não podemos viver.
Paulo disse isso aos Gálatas.
“Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?” (Gálatas 3:2)
Bem, você dirá, “Claro, Paulo. Não fomos salvas por obras da Lei. Sabemos disso.” E ele diz: “Então, vocês foram salvos pela fé—fé em Cristo.”
E ele continua dizendo: “Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito [tendo começado pela fé, tendo sido justificados pela fé], querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?” (Gálatas 3:3)
Se você recebeu Cristo pela fé, então caminhe Nele pela fé. O justo viverá e continuará vivendo pela sua fé. E isso se aplica a todas as áreas da vida cristã.
No tempo de Habacuque, Deus estava dizendo a ele: “Você vai enfrentar perseguição. Haverá disciplina; haverá sofrimento, e você vai precisar de fé para enfrentar a invasão iminente dos babilônios.”
Como você vai viver em um dia de crise? Pela fé. “O justo viverá pela sua fé.” Até este ponto de virada no livro de Habacuque, Habacuque está perdendo a cabeça tentando entender o que Deus está fazendo. Ele está lutando com as questões insondáveis da providência de Deus, Sua soberania e Seu plano.
Ele não consegue entender. Deus diz: “Você vive pela fé.” E a partir desse ponto, Habacuque simplesmente começa a descansar seus argumentos, sua mente, seu coração, sua vida, seu futuro, na fé—fé de que Deus sabe o que está fazendo.
Deus fará todas as coisas certas, e o que Deus faz é bom. Não é apenas para Habacuque e pessoas que estão enfrentando os babilônios. Eles não são os únicos que precisam viver pela fé. Precisamos viver pela fé em tempos onde enfrentamos aflição, adversidade, sofrimento e desafios.
Precisamos de fé. Citei Hebreus capítulo 10 algumas sessões atrás, mas deixe-me retomar esse trecho, pois acho que se aplica aqui.
O escritor aos Hebreus está falando aos cristãoss do Novo Testamento que estavam sendo perseguidos por sua fé. Eles foram justificados pela fé e, em seguida, foram expulsos enquanto eram perseguidos.
O escritor diz a eles em Hebreus capítulo 10, versículo 34, “Vocês aceitaram alegremente,” depois de terem chegado à fé em Cristo, “vocês aceitaram alegremente o confisco dos seus próprios bens.” Agora, pense no confisco dos seus bens pelo fogo ou pela perseguição ou pelo roubo ou alguém invadindo sua casa e levando tudo o que você tem ou um furacão destruindo tudo o que você tem.
Ele diz, “Vocês aceitaram alegremente…” Posso aceitar algumas coisas, mas alegremente? “Vocês aceitaram alegremente o confisco dos seus próprios bens.” Como eles fizeram isso alegremente?
Ele diz: “pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes” (Hebreus 10:34b). Eles exerceram fé. Olharam para o futuro e sabiam que a vida não se resume nisso.
Deus tem mais para nós. Deus tem o céu para nós! Temos uma posse eterna no céu. Temos uma cidade não feita por mãos humanas; portanto, podemos viver pela fé e desfrutar até mesmo do confisco dos nossos bens aqui na terra.
Ele está preparando uma mansão para nós lá em cima, portanto qualquer coisa que eu perca aqui embaixo não é nada comparado ao que Deus preparou para mim. O escritor diz, “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” (Hebreus 10:35)
Mantenham-se firmes na fé, porque “vocês precisam perseverar” (Hebreus 10:36). Eu estava lendo em Hebreus capítulo 10, 11 e 12 esta manhã, e essa palavra perseverança aparece várias vezes. Vocês precisam de perseverança. Vocês precisam que a sua fé seja testada, para que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o que foi prometido.
“Pois em breve, muito em breve (Vimos em uma sessão anterior que isso é uma citação do livro de Habacuque que encontramos no livro de Hebreus.) Aquele que vem [isto é Cristo] virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé.” (Hebreus 10:37-38)
Vivemos pela fé de que Cristo está vindo, que Ele vai corrigir todos os erros, que Ele vai terminar a história. Temos algo melhor pela frente, portanto podemos suportar no aqui e agora porque, com os olhos da fé, vemos adiante.
Ele continua dizendo, de volta a Hebreus 10: “O meu justo viverá pela fé, e, se ele retroceder,” e algumas das suas traduções vão dizer, se ele recuar, “não me agradarei dele” (Hebreus 10:38).
Deus diz que existem dois tipos de pessoas: aqueles que avançam com confiança na fé, fé em Deus, não nelas mesmas, fé nas promessas de Deus, fé em Cristo; ou há aqueles que recuam quando a hora da provação chega. Eles retrocedem. Eles não perseveram porque não têm fé.
O escritor diz:
“Nós, porém, não somos dos que retrocedem [ou recuam] e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.” (Hebreus 10:39)
Você vê, fidelidade e perseverança em tempos de dificuldade e provações são o fruto da fé. É o fruto de viver pela fé na fidelidade e nas promessas de Deus.
Então, aqueles que foram feitos justos pela fé em Cristo, aqueles que foram justificados pela fé em Cristo, não vão retroceder em tempos de provações. Eles não vão se afastar de Cristo.
E a propósito, isso é evidência de que você tem uma fé genuína. Quando os tempos de provações chegam, você continua avançando na fé. Você persevera. A mesma fé que Deus colocou em você para te levar à salvação é a fé que continua te sustentando quando você enfrenta tempos de provações e adversidade como cristã. Isso é o que te ajuda a perseverar.
O escritor de Hebreus segue dize no capítulo 11, vamos continuar falando sobre essa questão da fé. Como isso funciona? Como é isso na prática? Como isso se desenvolve? A fé pode se tornar um conceito nebuloso. O que é fé? Vamos ver como isso se parece.
Ele começa dizendo, Hebreus capítulo 11, versículo 1: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Se você pode ver, não é fé.
Ele está dizendo que há algo que Deus nos dá. Deus nos dá essa fé para acreditar que as promessas de dEle são verdadeiras e que Cristo está voltando; que Deus vai cumprir Seu plano e Seus propósitos no mundo. A fé nos dá essa certeza, essa convicção de coisas que não podemos ver.
Nós temos no capítulo 11 de Hebreus essa Grande Calçada da Fé. Todos esses homens e mulheres dos tempos bíblicos que, pela fé, agradaram a Deus. Sem fé, não podemos agradar a Deus. Mais de vinte vezes nesse capítulo, lemos, “Pela fé… pela fé… pela fé… pela fé eles fizeram isso… pela fé eles foram para lá… pela fé eles fizeram isso… pela fé Sara teve um filho aos noventa anos de idade.”
Você diz, “Eu não acho que quero esse tipo de fé ou tanta fé.” Pela fé eles fizeram o impossível. Pela fé eles superaram adversidades. Pela fé.
Você sabe o que é verdade sobre todos esses homens e mulheres de fé? Eles viveram suas vidas como se a Palavra de Deus realmente fosse verdadeira. Eles não apenas sabiam disso nas suas mentes. Eles basearam suas vidas nisso.
Eles avançaram como se o que Deus disse fosse verdade, mesmo quando tudo parecia contrário. Eles estavam dispostos a parecerem tolos aos olhos dos homens. Pense em Noé construindo uma arca quando nunca havia chovido. Pela fé.
Então, se Deus um dia te pedir para fazer algo que não faz o menor sentido, e todos ao seu redor acham que você está louca, faça pela fé. Pela fé eles estavam dispostos a serem rejeitados; eles estavam dispostos a se lançar no impossível.
Nós colocamos todos eles em um grande pedestal: Noé, Moisés, Abraão. “Uau, esses foram grandes heróis da fé!”
Eu não acho que esse é o ponto. Acho que o ponto é que eram homens e mulheres comuns, vacilantes, fracos, frágeis, assim como nós. O que os capacitou a fazer essas grandes façanhas extraordinárias foi a fé em um grande Deus.
O que lemos ali deve se aplicar a todas nós. Fazemos tudo na vida cristã pela fé, somente pela fé. “O justo viverá pela fé.” Fé em Deus, fé nas promessas de Deus, fé na presença de Deus, Sua proteção, Sua provisão, Seu poder. Cada área da sua vida, se você quer agradar a Deus, requer fé.
Tudo o que não é de fé é pecado. Sem fé você não pode agradar a Deus. Você não pode viver a vida cristã. Cada área da sua vida—suas finanças, você precisa de fé, fé para doar do jeito que Deus quer, fé para fazer sacrifícios quando Deus quer, fé para ter suas finanças tiradas de você.
Quando o mercado de ações despenca, onde está a sua fé? Você se sente sobrecarregada quando perde o emprego? “Como vou viver?” Escute. Deus alimentou Seu servo Elias enviando corvos para levar comida a ele.
E, quando o riacho secou durante uma época de fome, Deus usou uma candidata muito improvável para suprir as necessidades de Elias, uma viúva muito pobre. Deus usou o corvo, o riacho e a viúva para suprir as necessidades do Seu servo.
Deus pode suprir suas necessidades da maneira que Ele escolher. Na área das suas finanças, sua provisão, você caminha pela fé. Fé em relação à sua família—quantos filhos Deus quer que você tenha?
Eu ouço as pessoas dizerem, “Não podemos ter mais filhos! Nunca poderíamos sustentá-los!” Eu penso, “Quão grande é Deus?” Se Deus quiser que você tenha mais filhos, você acha que Deus pode cuidar desses filhos?
O que acontece se você quiser ter filhos, mas não consegue? É preciso fé para abraçar o plano de Deus para sua vida.
Eu enviei um e-mail esta semana para uma amiga. Ela e o marido não conseguiram ter filhos. Eles queriam muito. Eles tiveram que aprender a caminhar pela fé no tempo perfeito de Deus.
Agora eles estão entrando em um processo de adoção. Eles querem adotar, e está demorando muito. Mandei um e-mail para eles esta semana e perguntei, “Como está indo o processo de adoção?”
Ela respondeu dizendo, “Estamos no modo de espera.” Eu ouvi falar sobre esperar no livro de Habacuque! Ela disse, “Estamos na lista há meses agora, e estamos esperando até sermos escolhidos por uma mãe biológica. Estamos confiando no tempo perfeito de Deus para nossa família.”
“O justo viverá pela sua fidelidade.” Você pode sentir alegria no processo de espera se estiver caminhando pela fé. Você precisa de fé para o seu futuro. À medida que envelhecemos, precisamos de fé.
Pensamos sobre não ser capaz de fazer todas as coisas que éramos capazes de fazer em algum momento. Conheço mulheres na meia-idade que vivem com medo do que acontecerá se não forem providas. E se a saúde falhar? E se ficarem sozinhas?
Como encarar o futuro com alegria e confiança? Você caminha pela fé. Ao enfrentar decisões na sua vida—devo aceitar esse emprego? Devemos nos mudar para esse lugar? Devo me casar com essa pessoa?
Estava conversando com alguém ontem, e essa pessoa me perguntou “Quando você ora, como Deus te guia?”
E eu disse, “Quando oro sobre uma decisão, não espero necessariamente que vou abrir minha Bíblia e ela vai me dizer qual deva ser o tema da minha próxima palestra, ou se devemos contratar esse membro da equipe.”
Eu oro e digo, “Senhor, guie meus passos. Me conduza.” E então confio que Deus está me dando a sabedoria que pedi a Ele. “O justo viverá pela fé.”
- Precisamos de fé para ter vitória sobre a tentação, para ter vitória sobre hábitos pecaminosos em nossas vidas. Isso requer fé, não apenas esforço e luta, dizendo, “Vou ser uma boa cristã custe o que custar.” Pode ser que custe!
- Vivemos pela fé no poder de Cristo e Seu Espírito Santo dentro de nós.
- Você precisa de fé para amar aquela pessoa em sua vida, aquele membro da família que não é amável.
- Você precisa de fé para perdoar alguém que cometeu uma ofensa imperdoável contra você.
- Você precisa de fé para se submeter à autoridade humana em sua vida quando eles tomam uma decisão que você sabe que está errada. Você precisa de fé.
- Precisamos de fé para obedecer a Deus.
- Precisamos de fé quando enfrentamos a morte.
Paulo diz em 2 Coríntios capítulo 5, enquanto fala sobre o tempo em que estaremos ausentes deste corpo, vamos deixar esta tenda terrena, e iremos para o céu.
“Bem,” você diz, “é uma grande coisa para aguardar ansiosamente,” mas vejo muitas pessoas, quando chegam a essa fase, começarem a ter medos. Paulo diz, “Não, sempre temos bom ânimo, mesmo enfrentando a morte, porque caminhamos pela fé e não pela visão.”
Eu preciso de fé em cada aspecto deste ministério, fé para a provisão financeira de Deus, fé para a unção do Espírito de Deus no ensino, fé para saber o que ensinar a seguir. Caminho pela fé. Se eu caminhar pela visão, vou ficar limitada aos meus próprios recursos, meu próprio entendimento, e Deus diz, “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos …” (Provérbios 3:5–6). Caminhe pela fé.
Recebi um e-mail emocionante esta semana de uma querida amiga que está em uma situação matrimonial muito, muito difícil há vários anos.
Seu marido cometeu uma grande ofensa no casamento. Houve muito perdão. Houve níveis de arrependimento aparente. Houve muito crescimento e muita mudança.
Mas ele ainda não é a mesma pessoa que ela conhecia todos esses anos. Mesmo que não esteja mais nesse estilo de vida pecaminoso, ela disse que as coisas ainda estão muito difíceis.
Eis o que ela disse:
Como oro para que meu marido tenha um coração apaixonado novamente. Dói tanto ainda vê-lo nessa condição. Tive que implorar ao Senhor para me dar amor e graça ao longo da jornada. Deus me lembrou destes versículos, que Ele me deu há muitos meses, e eles me encorajaram novamente.
E então ela cita de 2 Coríntios capítulo 1 onde Paulo diz, “… as tribulações foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida. De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.” (2 Co 1:8–9). Paulo diz que isso aconteceu para que aprendêssemos a caminhar pela fé, a confiar em Deus. “Ele nos livrou e [isso é fé falando] continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos” (v. 10).” Isso é fé de que Ele continuará nos livrando. Ela citou esses versículos, e depois disse,
Continuarei colocando minha esperança no Cordeiro e acreditando que Ele continuará me livrando e me dando alegria nEle. Se meu marido nunca mudar, se minhas circunstâncias nunca mudarem, esperarei em Deus.
“O justo viverá pela sua fidelidade.”
Que áreas da sua vida exigem que você caminhe pela fé? Você as ressente? Você as rejeita? Você foge delas? Ou as abraça? Sem fé, é impossível agradar a Deus.
A partir deste ponto no livro de Habacuque, depois que Deus diz, “O justo viverá pela sua fidelidade,” você notará que Habacuque não faz mais perguntas.
Dissemos antes que não é errado ter perguntas honestas de um coração perscrutador, mas algo muda em Habacuque, e ele percebe que nunca entenderá totalmente os caminhos de Deus, e está tudo bem!
Veja, se pudermos ver o resultado, se pudermos ver e entender todos os propósitos de Deus, não é fé! “O justo viverá pela sua fé.” Habacuque percebe que, quer possa ver e entender ou não, Deus está trabalhando. No tempo dEle, a visão será cumprida. O plano de Deus e o propósito de Deus que Deus está falando serão cumpridos.
Tudo ficará bem, e enquanto isso, o que ele faz? Ele caminha pela fé. “O justo viverá pela sua fidelidade.”
Raquel: Nancy DeMoss Wolgemuth estará de volta para orar. Ela tem nos dado algumas percepções importantes sobre a fé. Não é apenas para a salvação, mas é necessário em todas as áreas de nossas vidas. Uma dessas áreas é: o perdão.
Você precisa de fé para se afastar da dor que experimentou e seguir em direção à esperança. Queremos ajudá-la a fazer isso com o livro levemente atualizado Escolhendo o perdão de Nancy. Ela vai ajudá-la a encontrar maneiras práticas e bíblicas de entregar a dor e andar em liberdade através do perdão. Este livro é seu quando você der qualquer valor para apoiar Aviva Nossos Corações este mês. Visite avivanossoscoracoes.com e peça sua cópia de Escolhendo o perdão.
Bem, a maioria de nós nos dias de hoje tem lido, falado e pensado sobre a cadeia de abastecimento de alimentos. Habacuque também tinha preocupações sobre isso. Amanhã, Nancy vai explicar como devemos responder a esse medo. Espero que você volte, e agora Nancy está aqui para orar.
Nancy: Pai, obrigada por colocar a fé em nossos corações pela Sua graça. Nunca teríamos tido fé por nós mesmas, à parte de Ti. Tu nos deste o presente da fé a fim de cremos e sermos salvas. Obrigada por nos dar agora a fé para olhar para Ti, viver e caminhar nesta vida cristã.
Que possamos Te agradar neste dia em todos os aspectos de nossas vidas, caminhando na fé. Oro em nome de Jesus, amém.
Raquel: O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.