Dia 9: O dia virá
Raquel Anderson: Nancy DeMoss Wolgemuth diz que o tempo de Deus pode ser muito diferente do nosso.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Deus não mede o tempo como você faz.
“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão.” (2 Pedro 3:9–10). “Ainda que demore, espere.” (Habacuque 2:3).
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de “Deixe Deus escrever sua história“, na voz de Renata Santos.
Quando criança, às vezes você provavelmente enlouquecia seus pais, perguntando: “Já chegamos? Quanto tempo falta?”. Talvez você ainda esteja fazendo perguntas assim para Deus.
Habacuque também fez. Estamos estudando a vida desse profeta do Antigo Testamento, descobrindo o quanto suas perguntas ainda são relevantes hoje. Aqui está Nancy …
Raquel Anderson: Nancy DeMoss Wolgemuth diz que o tempo de Deus pode ser muito diferente do nosso.
Nancy DeMoss Wolgemuth: Deus não mede o tempo como você faz.
“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão.” (2 Pedro 3:9–10). “Ainda que demore, espere.” (Habacuque 2:3).
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de “Deixe Deus escrever sua história“, na voz de Renata Santos.
Quando criança, às vezes você provavelmente enlouquecia seus pais, perguntando: “Já chegamos? Quanto tempo falta?”. Talvez você ainda esteja fazendo perguntas assim para Deus.
Habacuque também fez. Estamos estudando a vida desse profeta do Antigo Testamento, descobrindo o quanto suas perguntas ainda são relevantes hoje. Aqui está Nancy para continuar a série “Habacuque: Passando do medo para a fé”.
Nancy: Estamos aprendendo tanto sobre o coração e os caminhos de Deus enquanto passamos pelo livro de Habacuque. Espero que você esteja lendo conosco.
Espero que esteja estudando, buscando o Senhor e não apenas ouvindo aquilo que eu encontrei no livro de Habacuque. O meu desejo é despertar seu interesse.
Uma amiga me disse outro dia: “Depois que terminarmos essas sessões de gravação sobre Habacuque, vou saber muito mais sobre ele do que sabia antes”. Isso porque a gente não ouve muito sobre este livro. Espero que você não apenas conheça este livro da Bíblia, mas o ame e ame a Deus mais por causa daquilo que estamos vendo nele.
Estamos no capítulo 2. Vimos nos primeiros dois versículos que Habacuque se posicionou para esperar e ver o que Deus lhe responderia em meio à agitação no seu coração pelas condições do mundo: o fato de os babilônios, os caldeus, serem o instrumento que Deus usaria para disciplinar seu povo.
Habacuque sabia que o povo de Deus precisava ser disciplinado, mas achava que talvez aquelas medidas fossem um pouco duras demais. Ele não conseguia ver como Deus poderia trazer tanta calamidade para cumprir seus propósitos.
Mas depois de dizer a Deus o que pensava sobre tudo isso, ele disse:
“Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa.” (v. 1)
Ele se preparou para ouvir a resposta de Deus.
Na última sessão, falamos sobre aquelas palavras preciosas no versículo 2: “Então o SENHOR me respondeu.” Falamos sobre o fato de que Deus ainda fala com seu povo hoje por meio de Sua Palavra, por Seu Espírito.
Deus falou com Habacuque e disse, basicamente: “Vou te dar a mensagem necessária para o seu tempo.” A mensagem é chamada de visão, como continuamos a ler no texto.
Ele disse a Habacuque: “Eu quero que escrevas essa mensagem a fim de que possa ser lida e compreendida facilmente.” Ele diz no versículo 2: “Então o SENHOR me respondeu.”
Veja o que Deus disse:
“Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente.” (v. 2)
Escreva a visão. Deus diz: “Vou te mostrar algo. Vou te dizer algo. Vou te dar a minha mensagem.” E o restante do capítulo 2 é a mensagem de Deus. Não vamos chegar a isso hoje.
Primeiro, ele diz a Habacuque: “Antes mesmo de você saber o que é, quero que você registre isso. Quero que você escreva, que torne claro em tábuas, para que possa ser lido e compreendido até por quem passa correndo”.
Naqueles dias, é claro, as pessoas não recebiam notícias da Internet em seus lares. Elas não tinham o Estadão. Quando havia um anúncio importante, era escrito em uma tábua de argila ou em um papiro.
Mensageiros [ou corredores] levavam cópias da mensagem para todos os cantos, a fim de que as pessoas pudessem receber a mensagem. Esta mensagem seria entregue aos mensageiros, por assim dizer — aos correios, que levariam por toda a terra.
A visão ou mensagem que segue (não vamos chegar a essa parte hoje) foi uma mensagem difícil, como veremos nos próximos dias. Foi uma mensagem de juízo.
Às vezes, a resposta, a visão, a mensagem que Deus dá aos Seus servos por meio de Sua Palavra é uma mensagem de juízo. Deus disse a Habacuque: “Quero que aqueles que levarem essa mensagem, os mensageiros, a levem com rapidez.”
Veja bem, se você tiver que dar a alguém más notícias, vai querer correr com essa mensagem? Alguma coisa do tipo, “Você vai ter câncer” ou “Deus vai destruir esta cidade”. Se você tivesse uma mensagem assim, você hesitaria em entregá-la?
Mas Deus disse: “Esta é uma mensagem tão importante; e, no final das contas, esta mensagem, por mais difícil que seja, vai salvar vidas. Quero que os mensageiros corram com ela, a declarem sem vacilar.”
Às vezes, Deus nos dá uma mensagem difícil para transmitir. Às vezes, no Aviva Nossos Corações, eu tremo por dentro. Eu penso: será que devo realmente dizer isso? Será que Deus realmente quer que eu diga isso?
Muito do que dizemos neste programa vai contra a cultura. É o oposto do mundo e até da cultura cristã; e às vezes tremo por dentro quando penso no que tenho que dizer para comunicar a Palavra de Deus às mulheres hoje.
Mas Deus diz: “Corra com a mensagem. Transmita sem vacilar.” Veja que, ao entregar a mensagem de juízo, você não está se regozijando com a queda dos não arrependidos, mas está buscando sinceramente o arrependimento deles, o quebrantamento e a salvação deles.
A mensagem que Deus nos dá, a mensagem que Deus te dá para um de seus filhos a partir da Sua Palavra, pode ser uma mensagem difícil. Mas Deus diz: “Não arraste os pés. Corra para comunicá-la.”
Em resposta ao fardo e às perguntas de Habacuque, Deus vai revelar a ele o que vai acontecer tanto com os babilônios quanto com os judeus. Judá está prestes a ser engolida pelos babilônios. Isso é o que tem incomodado Habacuque.
Mas Deus quer que Habacuque olhe para além disso e veja que um dia Deus vai devorar os babilônios; essas pessoas vis e implacáveis que vão devorar os judeus — este não é o fim da história.
Deus também vai lidar com os babilônios. O julgamento deles também é certo. Assim como Deus está prestes a julgar os judeus por seus pecados.
Mas o cumprimento dessa promessa, o desenrolar dessa história, não vai acontecer imediatamente. Portanto, antes mesmo de dar essa mensagem a Habacuque, Deus o alerta de que a visão que ele está prestes a ver não será cumprida imediatamente. Ele diz: “Você terá que esperar para ver seu cumprimento.”
Olhe para o versículo 3:
“Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.”
O que Deus está dizendo? “A visão aguarda seu tempo designado”, a visão sendo a mensagem, o que Deus vai fazer. Deus está dizendo que há um tempo designado para o seu cumprimento. É o tempo determinado por Deus — o tempo dEle, não o nosso.
E esse tempo ainda não chegou. “Vou te contar o que vai acontecer”, como Deus nos conta muitas coisas nas Escrituras sobre o que vai acontecer no futuro. Mas Deus diz: “Não acontecerá agora. Vai acontecer. Certamente acontecerá, mas há um tempo determinado.”
Deus determinou o tempo. Deus sabe quando essa promessa acontecerá, e acontecerá no tempo designado por Ele e não antes.
Isso é importante lembrarmos porque às vezes Deus nos mostra em Sua Palavra coisas que vão acontecer, e ficamos impacientes porque não estão acontecendo. Deus diz: “Há um tempo determinado. Eu ordenei quando isso vai acontecer.”
O plano de Deus, as promessas de Deus podem parecer lentos em se cumprir. Podem parecer mentira. Podem parecer nos enganar. Às vezes, até pode parecer que não serão cumpridos.
Lemos promessas como aquela que veremos mais adiante em Habacuque: “Mas a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.” (veja o versículo 14).
Veja, não parece que isso está acontecendo. Pelo contrário, o paganismo está desenfreado. O liberalismo está desenfreado. As pessoas estão se opondo a Deus. Parece que o mal está vencendo.
Mas lemos nas Escrituras que a justiça e Deus triunfarão. Parece que a promessa de Deus não está sendo cumprida. Mas Deus diz: “Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.”
Agora, pode tardar conforme o modo como nós medimos o tempo, porque somos tão presos à terra. Não vivemos no reino da eternidade no sentido que Deus vive.
Foi isso que Pedro disse no livro de 2 Pedro, capítulo 3, para as pessoas que estavam cansadas de esperar pela volta de Jesus. Ele disse:
“Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.” (Deus não mede o tempo como você faz.)
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão.” (versos 9–10)
“Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.” Deus disse a Habacuque.
Uma mãe estava compartilhando comigo sobre um filho adolescente gravemente debilitado e com grandes problemas de saúde. Eles têm lutado para lidar com esses problemas, que continuam, continuam, e continuam.
Seja qual for a situação, a circunstância pela qual você está passando agora não é o fim da história. Pode parecer que está durando para sempre. Mas não vai durar para sempre.
Para aqueles que creem, as promessas de Deus são fonte de conforto, paz e esperança. Mas para aqueles que não creem, são um aviso sério a ser considerado. O Dia do Senhor virá.
Veja, se você não é uma mulher cristã, isso soa como uma ameaça. Se você é uma mulher cristã, isso te dá esperança. O dia do Senhor virá! Este dia que você está vivendo agora não será para sempre. Deus vai concluir a história.
Deus diz a Habacuque, se isso — a visão, o cumprimento das promessas de Deus, o cumprimento do plano de Deus — se isso parecer lento, espere. Aguarde. Certamente virá. Não tardará.
Nós vamos voltar a esse tema de esperar mais adiante no livro de Habacuque. Você terá que esperar por isso. Mas quero me deter aqui por um momento porque o livro aborda isso algumas vezes, então acho que vale a pena repetir.
Este versículo de Habacuque, capítulo 2, esta promessa: “Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará” é citado com uma pequena variação no Novo Testamento, em Hebreus, capítulo 10. Abra sua Bíblia em Hebreus 10.36.
O contexto em Hebreus 10 é que os cristãos do Novo Testamento estão sofrendo muito por sua fé. Estão sendo perseguidos. No versículo 36, o escritor diz:
“Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois [e aqui está a citação de Habacuque] em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará.” (v. 37)
Agora, se você comparar os dois trechos, verá que há uma pequena diferença. Em Habacuque diz: “Certamente virá.” Ou seja, o cumprimento da visão e das promessas de Deus. “Certamente virá; não tardará.”
O que Hebreus diz? “Aquele que vem virá, e não demorará.” Habacuque fala sobre algo . Hebreus fala sobre alguém.
Quem é esse alguém que virá? É Cristo! Jesus! O escritor de Hebreus aplica Habacuque 2:3 à segunda vinda de Cristo: Ele virá.
Em Habacuque, Deus está falando sobre essa visão da destruição dos babilônios. Essa é a situação imediata, a visão imediata. É isso que Ele está dizendo. “Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.”
Mas quando chegamos ao Novo Testamento, o escritor diz: “Não é apenas a destruição dos babilônios. Isso já aconteceu. Mas é o retorno de Cristo para concluir essa história.”
Portanto, quando você está sofrendo e pensa que não pode aguentar mais, o que o escritor de Hebreus diz? Você precisa de perseverança.
O que vai mantê-la seguindo em frente? O que vai ajudá-la a suportar o difícil e desagradável aqui e agora enquanto espera pelo cumprimento das promessas de Deus que parecem que jamais serão cumpridas? O que vai mantê-la seguindo em frente? É o retorno prometido de Cristo.
Ele diz: “Mantenha seus olhos no que está por vir. Se parece demorar, espere. Porque ‘ainda um pouco…’ Você pode pensar: ‘Um pouco?! Estamos esperando há séculos, milênios pelo retorno de Cristo!'”
Mil anos são como um dia para Deus. Então, passaram-se apenas alguns dias desde que essa promessa foi feita. Você pode argumentar: “Já se passaram milhares de anos!” Isso é na nossa economia. Na economia de Deus, apenas alguns dias se passaram.
“Pois em breve, muito em breve Aquele que vem virá, e não demorará.” Pode parecer que o retorno de Cristo esteja atrasado. Você pode até querer dizer: “Senhor, venha logo. Tire-me dessa situação difícil.”
E Ele diz: “Você tem necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcance a promessa. Porque ‘em breve, muito em breve Aquele que vem virá, e não demorará.'”
Ele virá. É certo. Ele virá para julgar os ímpios. Ele virá para resgatar os justos. Então aguente firme. Ele virá para resolver sua situação do jeito dEle e no tempo dEle. Espere. Não desista.
Como diz aquela antiga canção gospel:
“Valerá a pena, quando virmos a Jesus;
As lutas da vida parecerão pequenas quando virmos a Cristo;
Um vislumbre de Seu belo rosto apagará toda a dor;
Corra a corrida bravamente, até ver a Cristo!”
“Pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará.”
Então vemos, a partir deste trecho em Habacuque, que Deus deixou claro o Seu caminho. Ele disse: “Escreve a visão; torna-a clara em tábuas.”
Deus nos revelou em Sua Palavra o que vai acontecer. Nós conhecemos o fim da história! Nós sabemos quem vence. Sabemos que o cavaleiro em seu cavalo branco virá e conquistará todo o mal, e a justiça prevalecerá. Jesus reinará como Rei e Senhor para todo o sempre. Nós conhecemos o fim da história. Deus deixou o Seu caminho claro.
Nós sabemos o que vai acontecer com os orgulhosos. Eles serão julgados. Nós sabemos o que vai acontecer com os fiéis. Eles serão resgatados. Esses são temas que percorrem todas as Escrituras. E sabemos que o que Deus prometeu acontecerá no tempo determinado por Ele.
Então, enquanto isso, Deus está dizendo a Habacuque, e o escritor de Hebreus também está dizendo: “Enquanto isso, você será sustentado nos momentos difíceis. Você será carregado nos momentos difíceis. E será capaz de continuar quando as coisas não fizerem sentido e parecer que o mal está vencendo.”
Como? Acreditando em Deus. Pela fé. Como veremos, este é o tema desse livro. Ainda não chegamos lá, mas estamos preparando o terreno: pela fé. É a fé que permitirá que você espere pacientemente, que você espere tranquilamente e não fique ansiosa nem perturbada por suas circunstâncias.
Por que vivemos essas vidas de lamentações e preocupações quando poderíamos viver com esperança? Quando poderíamos cantar? Quando poderíamos nos alegrar?
Dizemos: “Eu vou cantar e me alegrar depois que Deus me tirar dessa situação difícil.” E Deus diz: “Não. No meio dessa situação difícil, segure firme; suporte, porque aquele que há de vir virá, e Ele não tardará.”
Acredite em Deus. Em breve a promessa se cumprirá. Deus tem um propósito. Ele tem um plano para este mundo. Ele tem um plano para a sua vida. E todos os propósitos e planos de Deus serão cumpridos no tempo dEle, no cronograma dEle, não no seu. Você precisa de perseverança.
Como se consegue perseverança? Conseguindo todas as suas orações respondidas nos próximos três minutos? Isso não constrói perseverança.
Algumas de vocês são corredoras. Como você adquire perseverança? Correndo. Não correndo uma corrida de cem metros, mas correndo quilômetros e quilômetros. É assim que você constrói perseverança.
“Precisamos de perseverança.” Como se adquire perseverança nesta vida? Você faz isso correndo por lugares difíceis, caminhos árduos, tentações, provações, problemas, desafios, lágrimas e medos. Mas mantenha os olhos na linha de chegada e corra pela fé que Deus vai cumprir Seu plano e Suas promessas.
Enquanto corremos, enquanto adquirimos perseverança, enquanto esperamos, esperamos pelo Senhor. Esperamos por Ele. Ele vai trabalhar. Ele vai vindicar a justiça. Ele vai corrigir todas as injustiças. As Escrituras, em Habacuque, dizem: “Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.”
Oh, mulheres, este versículo deveria te dar tanta esperança. Deveria te dar coragem. Deveria te dar fé, seja qual for a circunstância em sua vida que parece estar demorando tanto para ser resolvida.
Você ora por avivamento? Senhor, há mulheres nesta sala que têm orado por avivamento por anos, por décadas.
Eu conheço algumas de vocês. Algumas de vocês oram mais por avivamento do que eu, e vocês anseiam por isso, e esperam por isso, e ainda não viram isso acontecer. Na verdade, o mundo parece mais sombrio hoje do que quando você começou a orar por avivamento.
Mas ouvi uma mulher ainda a pouco falando com outra pessoa nesta sala, e ela disse: “Eu sei que Deus vai enviar.” Deus colocou fé no coração dela. “Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.”
Não se canse. Não desista. Continue acreditando em Deus. Continue exercitando a fé. Enquanto isso, tenha cuidado para não tomar as rédeas da situação em suas próprias mãos e tentar por si mesma “consertar” suas circunstâncias.
Recebo tantas cartas e e-mails de ouvintes que se arrependem de terem tomado as rédeas da situação em suas próprias mãos em vez de esperar que Deus cumprisse Seu propósito em suas vidas. Recebi um e-mail longo na semana passada.
Não tenho tempo para ler tudo, mas a mulher que me escreveu cresceu em um lar terrivelmente disfuncional e se tornou sexualmente promíscua. Ela acabou se casando com um homem muito ímpio. No meio de tentar sobreviver a esse casamento terrível, uma amiga a apresentou a Cristo.
Mas o marido dela não veio à fé. Ele não se acertou com Deus. Ele continuou em seu comportamento pecaminoso. Ela disse: “Finalmente cedi. Eu me divorciei do meu marido.”
Ela conta toda essa série de eventos. Na verdade, ela acabou se casando novamente, e durante esse segundo casamento voltou ao Senhor. Ela tinha ficado irritada com Deus porque Ele não havia mudado seu primeiro marido, e ela seguiu em frente sem Deus.
Ela ficou com raiva e impaciente, então se livrou do primeiro marido. Deus foi misericordioso. Ela conseguiu um segundo marido que amava o Senhor, que a amava. Ela voltou à fé.
Mas é interessante agora, enquanto Deus está lidando com ela; ela escreveu dizendo: “Estou me perguntando agora, se eu tivesse ficado, meu primeiro marido eventualmente teria vindo ao Senhor também? Será que desisti muito facilmente?”
Deus a levou a um lugar onde ela percebe que precisa se arrepender por não ter esperado no Senhor no primeiro casamento.
Isso não significa que ela deva sair do segundo casamento. Ela está nele agora, e pode ser abençoada nele. Ela pode estar certa com Deus nele. Mas ela está lidando com algumas dessas questões passadas de uma maneira que acho importante.
Ela está dizendo: “Finalmente entendi que minha felicidade nunca deve vir à custa da obediência à Palavra de Deus.”
Ela disse: “Fui impactada pela graça incrível de Deus, apesar do fato de não ter esperado, de ter avançado sem esperar no Senhor. Deus foi misericordioso comigo.”
Eu penso neste maravilhoso trecho no Salmo 37:5–11:
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência;
não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Evite a ira e rejeite a fúria;
Não se irrite: isso só leva ao mal.
Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.
Um pouco de tempo [na economia de Deus], e os ímpios não mais existirão;
Pense nisso! Em pouco tempo, os ímpios não existirão mais. Você pode pensar: “Não posso continuar vivendo nessa circunstância”. Você pode sim. Se parecer demorado, espere por isso; certamente virá; não tardará.
Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão;
por mais que você os procure, não serão encontrados.
Mas os humildes [os humildes, os que creem em Deus]
receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar.
“Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.” Amém.
Raquel: Nancy DeMoss Wolgemuth nos apresentou uma ótima perspectiva sobre espera, julgamento e eternidade. É o tipo de visão prática que temos obtido do livro de Habacuque.
Você está surpresa ao descobrir como as perguntas deste profeta do Antigo Testamento podem ser relevantes? Nancy tem nos incentivado a ler e reler o livro de Habacuque enquanto esta série vai ao ar, e espero que você esteja fazendo isso. Conforme você fizer isso, a verdade dele se tornará viva para você. Eu sei disso porque li esse livro muitas e muitas vezes. É um tesouro.
Nesta série, estamos aprendendo porque é tão importante esperar no Senhor—deixar de lado o nosso tempo e nossos planos para a vida—e confiar Nele. Continuamos com o tema do mês de setembro, falando sobre como enfrentar questões difíceis, como depressão, dúvidas e medo. Habacuque é um livro importante para qualquer pessoa que esteja lutando contra o medo, que esteja se debatendo com a vontade de Deus, ou questionando a bondade de Deus.
O medo de perder o controle e entregar tudo ao Senhor pode ser perturbador, mas é a única maneira de experimentar uma paz verdadeira. Aprenda a superar esses medos com o livreto Enfrentando Nossos Medos, da Nancy. Você pode obter uma cópia ao fazer uma doação de qualquer valor para apoiar o ministério de Aviva Nossos Corações. É nossa maneira de agradecer, e esperamos que você experimente a fidelidade de Deus ao descobrir como abrir mão do controle da sua vida.
Visite www.avivanossoscoracoes.com para fazer a sua doação. Após sua doação, envie um email para contato@avivanossoscoracoes.com, anexe o comprovante e solicite o PDF do livreto “Enfrentando nossos medos”.
O que é fé? A fé vai além daquilo que você acredita intelectualmente. Nancy vai explicar amanhã no Aviva Nossos Corações.
O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.
Clique aqui para o original em inglês.