icon-newsletter

Como Nasceu o Aviva Nossos Corações – Dia 3: Mulheres que Disseram ‘Sim Senhor!’

Publicadas: Maio 02, 2024

Nick Lorimer: E durante esse tempo também eu li um devocional que tocou muito no meu coração. Era uma coisa curta e simples, mas o título era usando o crachá de ocupação de ocupação, usando o crachá de ocupação. E eu li aquele texto e eu falei nossa, isso realmente sou eu uma mulher que quando as pessoas perguntam como você tá? E eu falava: tô correndo, tô super ocupada. E nesse devocional falava que na verdade você tem um orgulho por trás. Isso tem andado, né? É um outro tipo de status que você quer estar ocupada para você se sentir importante por causa disso.

Raquel: Continuando nessa mini série que vai até o final desta semana, vamos ouvir sobre como Deus levou o Nick Lorimer, que hoje é a líder da equipe do Viva a Nossos Corações ao ponto de abandonar sua própria agenda para que pudesse estar livre para dizer sim para a agenda que o Senhor tinha para ela. Você pode assistir a esses testemunhos em forma de vídeo também. Você vai encontrar o link para este vídeo no final da transcrição, quando acessar esse podcast no nosso site www.avivanossoscoracoes.com.

Nick Lorimer: Eu nasci num lar hindu. Eu nasci na Índia, Sou indiana de origem. Fui criada na Inglaterra, não cristã. Eu conheci meu marido na faculdade. Ele era desviado. Ele teve uma experiência muito forte. Ele voltou para Jesus e nesse processo ele falou de Jesus para mim. E foi assim que me converti. E eu fui crescendo no meu amor pelo Senhor e fui tirando muitas coisas da minha vida.
Realmente me dando uma mente nova, um coração novo. Eu era muito ambiciosa, queria muito trabalhar, ter uma carreira. Eu era formada em economia, mas ele foi trabalhando no meu coração até eu saber que um dia, quando eu tiver meus filhos, eu ia querer ficar em casa com ele e sempre ia querer parar de trabalhar. Então eu trabalhei em Londres como economista por cerca de cinco anos e quando meu filho nasceu, eu fiquei em casa.

Como eu já havia decidido fazer logo depois, quando ele tinha quase dois anos, nós mudamos para o Brasil. E depois eu tive minha filha. E eu estava em casa com eles. Conforme eu tinha falado. Eu até animava outras mulheres também, que era bom ficar em casa com filhos. Sim. Se é possível fazer isso? No Rio tem uma cultura muito forte e eu vi ao meu redor muitas mães tendo babás para ajudar com criação de filhos.

Mas eu sabia que isso não era a vida que eu queria para mim. Isso era tudo bem na teoria, mas na prática eu sabia que eu lutava muito contra isso. No meu coração. Eu não estava satisfeita. Estar em casa. Eu ainda queria aquela carreira. Eu ainda sentia muito que minha identidade estava no que e no status que uma carreira me dava. Então eu transferi essa necessidade para as coisas que eu precisava fazer durante o dia para eu me sentir útil. Eu. Eu senti que eu virei uma escrava da minha lista de coisas a fazer. Então eu estava sempre correndo embora que eu estava em casa. Não estava fazendo um trabalho remunerada, mas eu estava sempre muito ocupada e realmente não curtindo a criação dos meus filhos como eu imaginava que eu ia.

Eu passei assim durante muitos anos, até que um dia, uns seis anos atrás, eu senti Deus falando para mim. Eu senti a presença Dele de uma forma que eu nunca tinha sentido antes. Eu senti ele muito mais próximo, muito mais íntimo, e eu queria muito me desprender das coisas desse mundo. Eu queria muito. Eu senti que as coisas que eu valorizava antes, as ambições que eu tinha, as coisas que eu queria tentar conquistar, já não tinha valor para mim.

Eu simplesmente queria mais que Deus. E então eu senti Deus me falando para mim, para eu limpar a minha agenda, tirar tudo que não me ocupava tanto, mas que não precisava fazer. E durante esse tempo também eu li um devocional que tocou muito no meu coração. Era uma coisa curta e simples. Mas o título era “Usando o crachá de ocupação”.

E eu li aquele texto e eu falei Nossa, isso realmente sou eu uma mulher que quando as pessoas perguntam como você está? Eu falava não estou correndo, estou super ocupada. E nesse devocional falava que na verdade você tem orgulho por trás. Isso tem. É um outro tipo de status que você quer estar ocupada para você se sentir importante por causa disso.

Então eu falei: “Senhor, eu não quero mais isso. Eu quero realmente ter a agenda que que o Senhor quer para mim.” E aí eu senti eu senti direcionada por Deus de fazer tudo o que eu tinha falado, que eu nunca ia fazer, tudo o que eu relutava contra. Antes eu, antes eu não me permitia ter um tempo para parar durante o dia, fazer um estudo bíblico com outras mulheres, tomar um chá, passar um tempo gostoso de comunhão. Eu sentia que eu não podia fazer isso porque estava ocupada demais, mas minha vida mudou e o sentido Deus falando para mim que Ele queria encher minha vida justo com essas coisas. Então eu passei a ir para muitos estudos bíblicos e a primeira que eu comecei a fazer foi em Mulher Verdadeira, que foi meu primeiro contato com o material do Aviva Nossos Corações. Esse estudo mudou minha vida. Falo muito sobre a submissão verdadeira de uma esposa. E logo depois de fazer esse estudo, eu ouvi sobre uns podcasts em que duas amigas da minha escola, da escola dos meus filhos, duas amigas que fazem parte da comunidade dessa escola, falaram do testemunho delas nesses podcasts. Uma delas era Cindy Rast e a outra, Lilian Pedrozo.

Como eu conheci essas duas mulheres eu queria muito ver esses testemunhos. E novamente era Aviva Nossos Corações que estava fazendo esses podcasts. Eu ouvi o podcast Cindy Rast o testemunho dela de como Deus falou com ela através do mesmo estudo que eu tinha feito a mulher verdadeira e como Deus tinha chamado ela para trazer esse estudo para o Brasil em português. Quando eu ouvi o testemunho dela, eu senti Deus fazer uma coisa sobrenatural na minha vida. Eu Depois do podcast eu parei o carro, eu estava ouvindo podcast no carro e eu comecei a chorar incontrolavelmente e eu não entendia porquê, mas eu passei a ter um desejo tão grande de conhecer, acender e falar e preciso conhecer ela. Imediatamente eu mandei um e-mail para ela e ela não me respondeu por muito tempo e só depois que eu fiquei sabendo que é justo nesse momento, nesses dias, ela tinha sido diagnosticada com câncer. Mas depois de ouvir esse podcast, eu passei a ter dois desejos um desejo era de conhecer ela mais. E outro desejo era de ouvir mais podcast do Revive our Hearts. Então, como eu tinha falado, eu estava participando de muitos estudos bíblicos com outras mulheres e enquanto eu dirigia pelo São Paulo, indo para grupos para fazer esses estudos, eu tinha muito tempo no carro para ouvir os podcasts e cada podcast que eu ouvia eu amava do jeito que a Palavra de Deus era ensinada.

Eu cresci muito nessa época e ao mesmo tempo eu comecei a conhecer mais a Cindy também. Ela já estava em tratamento de câncer, mas a gente começou uma amizade muito linda. E como eu estava mais desocupada, eu vi Deus usando isso na nossa amizade. Eu vi Ele usando a minha vida na vida da Cindy para poder levar ela para tal hospital, para termos encontros com os médicos, para nós podermos orar mais juntas. Então foi um tempo muito precioso. Um treinamento para minha vida através da vida dela. E logo depois que eu conheci mais o ministério, eu tive a oportunidade de ir para uma conferência nos Estados Unidos. Eu descobri que o Ministério Revive our Hearts tem uma conferência para mulheres uma vez por ano em Indianápolis, e eu fui para essa conferência.

Fiquei muito feliz com um sonho se sendo realizada depois de quase um ano de ouvir os podcast desse ministério. Estava muito feliz de ver Nancy em pessoa, a Mary Kassian e tantas mulheres que eu tinha ouvido através dos podcast. E durante o meu tempo na conferência, eu tinha orado a Deus e tinha perguntado para ele o que Ele queria da minha vida.

Eu queria me envolver nesse ministério, aviva nossos corações. E assim que eu voltei para o Brasil, a Cindy me convidou para fazer parte de um grupo de oração que ela tinha começado como poucas mulheres e um grupo de oração, justamente para falar para orar sobre o ministério Aviva nossos Corações ser estabelecida no Brasil. Eu fiquei super feliz, Era exatamente o que eu queria.

E nós passamos a orar pelo ministério durante três anos. E confesso que a gente ficar frustrada muitas vezes porque foi um período de três anos. Não orávamos e pedíamos, mas a gente não via muita coisa acontecendo. Nós tínhamos fé que Deus usaria nossas orações, mas ao mesmo tempo a gente queria ver alguma coisa acontecendo. E mais, continuamos orando.

Nós vimos que o o livro Mulher Verdadeira realmente estava vendendo cada vez mais. Ficávamos muito felizes de ver as mulheres usando esse material, de estudar o vemos testemunhos de mulheres que estavam sendo transformadas através desse estudo, mas nosso coração queria mais adiante. Sabia que esse estudo era apenas um material do ministério e queríamos trazer mais para Brasil, mas eu não sabia como isso acontecer.

Eu pensei: Bom, meu papel é orar por esse ministério junto com. Assenti, mas ela também foi piorando, a saúde dela foi piorando. Então, depois que a Cindy faleceu, eu e minhas amigas formamos uma equipe aqui Aviva Nossos Corações junto com o marido da Cindy também Joe Rast, e estamos maravilhadas de tudo que Deus tem feito em tão pouco tempo, de nos prover tantos recursos, de poder estar fazendo os podcasts, de poder estar fazendo, buscando a Deus recentemente, de ter iniciado o trabalho de Deus, pode levar nossos corações Os vídeos e tantos recursos que Deus está está nos ajudando a trazer.

E o versículo que chega ao meu coração é que Deus, Ele é Deus. Ele faz infinitamente mais do que nós podemos imaginar ou pedir, e é o que nós temos visto nessa jornada. Durante os últimos dois anos, e estamos muito animadas de ver o que Deus ainda tem pela frente. Eu sei que Deus tem mudado a minha vida com tudo o que tenho ouvido, tudo o que eu tenho aprendido através desse ministério, porque é a pura Palavra e a Palavra exposta nas nossas vidas, dia após dia, ensinada de uma forma que nós podemos entender melhor.

E é por isso que isso arde no meu coração, para que as mulheres brasileiras possam ter na língua portuguesa o que eu tenho tido em inglês também.

Raquel: Uau Senhor. Muito obrigada por isso, meu Deus! Esse vídeo foi gravado em 2021 e é exatamente isso que você tem feito e até mais para com as mulheres brasileiras. E agora vamos ouvir um breve testemunho de como a nossa querida Renata Santos, que grava os podcast com a voz de Nancy, tornou se parte desse ministério. E mais uma história preciosa de colocar nosso foco no Senhor, em vez de focar em nossas próprias inadequações e dizer sim, Senhor aos planos Dele.

Vamos ouvir.

Renata Santos: Em 2001, nós fomos para Chicago. Meu marido foi transferido para fazer o doutorado no Trinity Evangelical Divinity School, e foi mais um recomeço começar numa outra cidade, sem conhecer ninguém, com duas crianças, uma criança já com quatro anos, um bebê. Eu comecei a ouvir os programas de rádio da Nancy, do Aviva Nossos Corações Revive our Hearts e foi muito bom, porque me ensinou várias coisas a respeito da palavra a respeito de ser uma mulher nesse era uma mulher solteira na época.

Aprendi muitas coisas com ela, apesar dela ser solteira. A sabedoria que vem da Palavra é uma sabedoria para qualquer mulher solteira, casada, viúva. Em 2005, nós voltamos para o Brasil e aí eu pensei Eu estou no Brasil, Eu poderia traduzir essas coisas, essas mensagens para as mulheres brasileiras entenderem também. E eu mandei um e-mail para alguém no ministério no Revive our Hearts, pedindo autorização para traduzir essas essas mensagens. Bom, não recebi uma resposta imediata. Acho que alguns anos depois eu comecei a trabalhar numa escola, uma escola cristã, e quando eu estava na escola, na sala dos professores, eu recebi a resposta dizendo que Renata, que bom que você quer contribuir conosco, mas nós já temos uma pessoa aí no Brasil cuidando da tradução e essa pessoa se chama Cindy Rast.

Bem, a pessoa que estava ao meu lado no computador, na sala dos professores, era o João Rachid, marido da Cindy. Então eu fiquei muito surpresa. Sim, esta foi uma missionária americana que Deus usou para trazer o ministério revigorados ao Brasil na época em que Renata trabalhava na mesma escola que o marido de Cindy. E isso foi uma surpresa para ela.

E os meus filhos cresceram, saíram da escola. Eu também saí da escola e em 2021 eu recebi uma ligação de uma amiga chamada Nick Lorimer, perguntando como eu estava, o que eu estava fazendo, sabia que eu havia saído da escola, quais eram os meus planos, e ela me convidou para fazer a voz da Nancy nos podcasts. E para mim foi um choque, porque eu não gosto da minha voz. Eu gosto de traduzir uma coisa. Eu sempre me via como tradutora. Eu fui professora de português por muito tempo, então tem muito. Tem um olho bom para detalhes assim, então eu aceitei pela fé. Mas o que Deus tem me falado através disso é o seguinte: eu comecei falando que eu sou a filha do meio e eu não, nunca fui ninguém, e isso é verdade, Deus chama ninguém, deixa um monte de gente que não é ninguém para fazer as coisas dele, porque Ele quer e Ele quer ser exaltado, não é gente? E eu acho que Ele me escolheu para fazer a voz da Nancy, porque eu não gosto da minha voz. Eu nunca vou poder me orgulhar disso. Então, é o jeito que Deus faz as coisas em Salmo 85 sempre falou muito ao meu coração, porque fala a verdade e a graça se encontraram. Essa é a verdade.

É isso que eu não escolhi, mas Deus, por sua graça usa a minha vida para abençoar a vida de milhares de mulheres no Brasil. Eu recebo recados quase todo dia falando: “Renata, eu ouvi a sua voz e você” sou eu, a coisa que eu quero falar, que não sou eu, mas eu sou livre. Você não precisa ser alguém especial, você não precisa ter um talento especial, você não precisa ter poderes.

Deus vai te usar. Se você disser Sim, Senhor, eu vou fazer.

Raquel: E espero que você esteja tão encorajada quanto eu ao ser lembrada de que o que mais importa para Deus é o nosso coração rendido e a disponibilidade para fazer a obra do Senhor, Ele realmente nos capacita com tudo o que precisa nós depois disso, Durante o testemunho da Nike, você ouviu mencionar o estudo Mulher Verdadeira, que teve um efeito poderoso em mudar seu coração, assim como nos testemunhos de Cindy Rast e Lilian Pedrozo.

Os links para onde você pode encontrar mais informações sobre todos estas recursos estão na transcrição do podcast de hoje em nosso site www.avivanossoscoracoes.com. Por favor, junte-se a nós novamente amanhã para o último episódio da nossa série Como uma Viva Nossos Corações nasceu e ouça mais alguns testemunhos de membros da equipe do Aviva nossos Corações e do trabalho radical que Deus fez em nossas vidas.

Aqui está um rápido trecho do testemunho que você ouvirá amanhã de Denise Deal, que é quem prepara as transcrições dos nossos podcasts.

Denise: Então, quando eu cheguei lá na igreja, estava todo mundo reunido em oração e eu entrei no grupo de oração e a pessoa que estava ministrando a oração falou Senhor, nós repreendemos nesse momento o espírito de morte. Em nome de Jesus, repreendemos o espírito de morte. Naquele momento foi como escamas no meu olho tivesse caído

Raquel:  para ouvir todo o testemunho dela, assim como de outras. Sintonize aqui amanhã ou aviva nossos corações, como você demonstrou que você faz parte do ministério Revive our Heart.