icon-newsletter

Mentiras em que as mulheres acreditam: Verdades e Consequências – Dia 4

Publicadas: Maio 23, 2024

Raquel: Mensagens enganosas podem parecer inofensivas no início, mas ao nos acostumarmos a ouvir mentiras, sofremos sérias consequências . 

Bem-vindas ao Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, na voz de Renata Santos.

Você reconhece mentiras quando as ouve? Ouvimos várias  mensagens o dia todo. A maioria parece boa à primeira vista, mas será que realmente estamos ouvindo a verdade? 

Hoje vamos nos juntar a Nancy DeMoss Wolgemuth enquanto ela ensina um pequeno grupo de mulheres sobre como distinguir a verdade do erro.

Nancy: A maioria de nós não acorda de manhã e diz: “Acho que vou acabar em escravidão hoje”. E não acordamos dizendo: “Acho que vou acreditar em uma mentira hoje”. 

Essas coisas acontecem de maneira muito mais sutil e gradual na maioria dos casos, geralmente não de maneira tão dramática. Quando acabamos escravizadas, geralmente é porque seguimos uma progressão. 

No início não parece algo que nos levaria à escravidão – um vício em comida, ou um problema moral com o qual lutamos, ou um problema de temperamento – como uma mulher compartilhou comigo recentemente, que tem lutado contra sentimentos de raiva.  

Pode ser uma questão de preocupação, medo, ansiedade ou gastos excessivos. Não entramos em nenhuma dessas áreas achando que será algo que possa nos escravizar. Essas coisas não acontecem da noite para o dia. Acontecem como resultado de uma progressão.

Nesta série, estamos pensando sobre como a verdade pode nos libertar e como Satanás usa a mentira para nos colocar em escravidão. 

Quero que consideremos hoje a progressão, os passos que nos levam à escravidão. Começa de forma tão simples. E quero sugerir que o ponto de partida – que nos leva à escravidão – é quando começamos ouvindo uma mentira. 

O primeiro erro de Eva não foi comer o fruto. Seu primeiro erro foi ouvir a serpente, ouvir alguém que estava dando conselhos contrários à Palavra de Deus. 

E é aí que cometemos nosso primeiro erro, não é? Ouvimos; recebemos orientação e conselho em nossas vidas que não são verdadeiros, são enganadores. O problema é que Satanás geralmente não vem até nós na forma de uma serpente, como fez com Eva.

Aliás, isso me faz pensar no porquê a maioria de nós, mulheres, não gosta de cobras. Acho que provavelmente remete a essa primeira experiência que uma mulher teve com uma cobra. 

Quando Satanás vem até nós, ele vem de formas muito mais sutis. Se ele viesse como o vemos retratado em algumas das pinturas históricas de Satanás, estaríamos alertas; e saberíamos que precisamos ficar longe dele. 

O problema é que ele vem disfarçado como um livro muito popular, ou como um artigo de uma revista famosa, como um filme, em um programa de TV, como uma música de sucesso. 

Ele vem disfarçado por intermédio de conselhos que ouvimos em programas de entrevistas populares, e por meio de alguns apresentadores de programas de entrevistas. Às vezes, ele pode vir até mesmo na forma de um âncora do noticiário da TV.

Estamos ouvindo coisas que parecem tão certas, parecem racionais, parecem fazer sentido. Mas é o conselho de Satanás disfarçado de maneiras que somos mais propensas a engolir. 

Pode vir de outras maneiras também. Às vezes, vem embutido no conselho de um parente ou de uma amiga. 

Eu estive conversando esta semana com uma mulher que está pensando em se divorciar do marido e ela disse que são seus pais que estão meio que a encorajando nessa direção. 

Eles querem cuidar dela financeiramente, mas se sentiriam melhor em fazer isso se ela não estivesse casada com aquele homem. 

Então ela disse: “Eu realmente não acho que deveria fazer isso” (se divorciar do marido). Mas ela está recebendo conselhos de amigos e parentes bem-intencionados.

Eu disse a ela: “Naturalmente eu posso entender como seus pais podem se sentir. Eles têm um instinto protetor. Mas estão lhe dando conselhos que são contrários à Palavra de Deus”. 

E é assim que somos enganadas. Essa mentira de Satanás pode vir na forma de um conselho sincero vindo de um amigo. Pode vir por intermédio de um terapeuta ou conselheiro, ou mesmo de um autor ou pregador ou conselheiro cristão. 

Você pode estar pensando: “Não um autor cristão! Com certeza eu não seria enganada! Quer dizer que não posso ter a tranquilidade de que, se eu entrar em uma livraria cristã, o que eu escolher será a verdade?” 

Ah, se fosse verdade! 

Grande parte do que você encontrará em uma livraria cristã é verdade; mas tudo o que lemos, tudo o que ouvimos precisa ser filtrado pela Palavra de Deus. Tudo o que você ouve nestes podcast do Aviva precisa ser checado de acordo com a Palavra de Deus. 

Recentemente, eu estive falando em uma conferência, e uma senhora veio até mim no final da primeira sessão e disse: “Você fez uma afirmação, mas não nos deu a referência bíblica para isso e eu estou comprometida em examinar tudo o que ouço pela Palavra de Deus. Você pode me dizer onde está isso  na Bíblia?”

Naquele momento, eu não tinha certeza da referência exata, e eu disse: “Vou ter que procurar. Vou te dar isso até amanhã.”

Eu sou muito grata por mulheres como essa que dizem: “Não vou simplesmente aceitar o que qualquer palestrante cristão me disser”. 

Você pode ir a conferências de mulheres hoje e ouvir conselhos que não estão de acordo com a verdade. Tudo o que você ouve precisa ser pesado de acordo com a Palavra de Deus. 

Quando ouvir essas mentiras, lembre-se de que não existe mentira inofensiva . Não há um tipo insignificante de engodo.

Não faz muito tempo, eu estava assistindo a um filme desses tipo “Sessão da Tarde”. Muitos desses filmes são tão bonitinhos!

Mas fiquei bem aflita ao ver a maneira como aquela história em particular terminou. Uma esposa que estava em uma situação de vida difícil, com um casamento difícil acabou deixando o seu marido e se casando com alguém que tinha sido gentil com ela e compassivo com seu sofrimento. 

O problema é que, quando conto assim, soa terrível que ela tenha feito isso. Mas será que algumas de vocês viram o mesmo filme, e se encontraram sentindo compaixão por aquela mulher e as escolhas que ela estava fazendo? 

Parecia tão triste que ela devesse ter que permanecer casada com aquele marido que havia sido tão injusto e desleal com ela. 

E seu coração meio que se compadece… você se encontra sentindo compaixão por uma mulher em aflição aqui, e (você se encontra) pensando: Como é bom que ela possa ter um homem que realmente cuidará dela.

Mas, ao final do filme, eu disse à pessoa que estava assistindo TV comigo: “Isso é uma ilusão! Acabamos de enganar toda uma nação de mulheres e homens, fazendo-os pensar que estarão melhor deixando seus maridos, quebrando seus votos e encontrando um segundo parceiro”, quando a verdade é que os segundos casamentos têm uma taxa de divórcio bem mais alta do que os primeiros casamentos. 

Ninguém falou sobre os prováveis problemas com padrastos, sogros, enteados. Eles não falaram sobre as consequências prováveis a longo prazo dessa escolha que ela estava fazendo. Foi tudo apresentado de uma maneira tão positiva!

E o perigo é – quando ouvimos essas mentiras, quando absorvemos esse tipo de informação – esquecer de que a fonte de toda mentira é Satanás. Ele está por trás dessa enganação. 

Quando meditamos nas mentiras que ouvimos, no final, acabaremos acreditando nessas mentiras. Quando acreditamos nessas mentiras, é como se aquela semente que foi regada e fertilizada agora começasse a enraizar e a crescer. 

Iremos desenvolver essa semente, fazê-la crescer. E fazemos isso quando ouvimos a mentira, meditamos nela e depois acreditamos nela. E tudo aquilo que você e eu acreditamos, mais cedo ou mais tarde, acabamos fazendo.

Provérbios diz: “Como o homem pensa em seu coração, assim ele é.” Aquilo que pensamos, no que acreditamos, é, em última instância, o que seremos, o que faremos. Nosso comportamento é baseado naquilo que acreditamos. 

Muitas pessoas são enganadas ao acreditar em coisas que não são verdadeiras. 

Eu me lembro, quando era criança… felizmente, foi antes de eu ser velha o suficiente para tirar minha carteira de motorista… mas eu tinha essa crença quando era pequena, de que quando chegasse a um sinal vermelho, significava que você não podia ir em frente. Significava que o carro não se moveria. 

Diziam que você não podia ir adiante quando o sinal estivesse vermelho, então eu pensava que isso significava que o carro não se moveria. Felizmente, aprendi a verdade sobre esse assunto antes de ser velha o suficiente para dirigir. 

Mas, em última instância, o que acreditamos é o que vamos colocar em prática. E se acreditamos em mentiras, em última instância, vamos desobedecer à Palavra de Deus. Vamos agir com base nessa mentira repetidas vezes. 

Algumas de nós chegaram a acreditar que podemos seguir em frente sem um tempo consistente na Palavra de Deus e na oração. Veja bem, não diríamos que acreditamos nisso, mas é isso que realmente acreditamos em nossas mentes; e como resultado, é assim que vivemos. 

Passamos dia após dia sem sintonizar nossos corações com a Palavra de Deus e em oração. E, no final, quando agimos com base na mentira, vamos agir nela repetidamente. 

E sabe o que acontece? Criamos um padrão em nossos corações. Um reforço, um padrão que se desenvolve em nossas vidas – que, em última instância, nos leva à escravidão. Acabamos em escravidão. 

Cada área de escravidão na minha vida, cada comportamento pecaminoso, cada hábito viciante, cada amarra na minha vida pode ser rastreado a uma mentira que ouvi, na qual meditei, acreditei e, em seguida, agi com base nela.

A escravidão começa de forma bem sutil, ao dar ouvidos a essas mentiras e sem perceber começar a viver de acordo com elas. 

As sementes plantadas no solo de nossos corações é regada, adubada, enraizada, cresce e produz frutos, produz consequências. O fruto da destruição, medo, raiva, morte e escravidão espiritual. 

Raquel: Essa é Nancy DeMoss Wolgemuth nos lembrando que ouvir mentiras pode ter sérias consequências. Nancy voltará em um minuto; mas primeiro, deixe-me falar de um recurso disponível, o livro que ela escreveu chamado “Mentiras em que as Mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta“. 

Nele, Nancy confronta muitas das mensagens enganosas que nos bombardeiam hoje. Ela também explica como Cristo pode nos libertar da escravidão que vem ao acreditarmos em mentiras. 

Sempre que você adquire um livro diretamente do nosso site, está apoiando nosso ministério. Lembramos que o Aviva Nossos Corações é um ministério sustentado completamente por doações e é através de ouvintes como você que podemos alcançar mais e mais mulheres e ajudá-las a viver uma vida de liberdade, plenitude e abundância em Cristo. 

 

Caso você queira fazer uma oferta pontual ao ministério ou fazer um compromisso mensal de doação, vá ao nosso site e clique na aba doações para obter mais informações. 

 

Você pode obter mais informações sobre esse livro e outros recursos que oferecemos em nosso site  www.avivanossoscoracoes.com 

Hoje, Nancy falou sobre a escravidão que vem ao ouvir mentiras. Amanhã, ouviremos como a verdade nos leva, passo a passo, à liberdade. Agora, aqui está Nancy de volta.

Nancy: No segundo capítulo de Jonas, enquanto Jonas está dentro do ventre daquele grande peixe, tendo fugido de Deus, ele faz um comentário muito interessante. 

Faz parte da sua oração no ventre daquele peixe. E ele diz: “Aqueles que observam vaidades mentirosas abandonam sua própria misericórdia.” (Jonas 2:8 KJV) 

O que acontece, ele diz, quando ouvimos, quando observamos coisas que não são verdadeiras? Acabamos abandonando, perdendo, a misericórdia que Deus quer nos dar para lidar com as circunstâncias reais da vida que enfrentamos como parte deste mundo caído. 

A verdade nos libertará. Quando acreditamos em uma mentira e agimos com base nela, em última instância, acabaremos em escravidão; e somente a verdade da Palavra de Deus pode nos libertar.

Vamos orar: 

Pai, revela-nos as áreas onde ouvimos mentiras, onde recebemos informações em nossos corações e mentes que não são verdadeiras – coisas que estamos lendo, observando, assistindo, atendendo e ouvindo que não são verdadeiras. 

Ajuda-nos a identificar essas áreas de escravidão; e identificar quais são as mentiras por trás das nossas escravidões pecaminosas, para que possamos nos arrepender dessas mentiras, nos voltar para a verdade e sermos libertas. Eu oro em nome de Jesus, Amém.

O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.

Clique aqui para o original em inglês.