icon-newsletter

Mentiras em que as mulheres acreditam: Verdades e Consequências – Dia 5

Publicadas: Maio 24, 2024

Raquel: Hábitos pecaminosos são difíceis de quebrar, mas mesmo que você esteja presa há anos, há esperança. 

Este é Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, na voz de Renata Santos.

 Talvez você já tenha ouvido o ditado “Plante um pensamento, colha uma ação”. 

Bem, hoje, Nancy vai nos dizer como plantar a Palavra de Deus em nossas vidas para colher uma vida de liberdade. Vamos nos juntar a Nancy enquanto ela fala para um pequeno grupo de mulheres.

Nancy: Eu estava em um piquenique não faz muito tempo, e uma jovem esposa, uma amiga, veio até mim. 

Eu não a via há um tempo, e ela disse: “Nancy, eu preciso te contar que Deus me libertou!” Ela disse: “Eu tinha perdido a esperança de que fosse possível, mas Deus me libertou completamente de anos de escravidão.” 

Ela começou a me contar sobre uma área específica de escravidão em sua vida, e vou te contar um pouco mais sobre a história dela em alguns momentos. 

Quando pensamos sobre esse assunto de escravidão, eu quero te lembrar que há uma progressão que leva à escravidão.

Temos analisado essa progressão e vimos que toda área de escravidão em nossa vida começa com uma mentira. Ouvimos a mentira, meditamos sobre ela e acreditamos na mentira. 

Mais cedo ou mais tarde agimos com base no que acreditamos; e quando começamos a agir com base em mentiras, estabelecemos padrões, nos acostumamos com eles, e criamos áreas de escravidão em nossas vidas. 

Nesta sessão, quero que nos concentremos nos passos para a liberdade. Vimos a progressão que leva à escravidão. A progressão que nos leva à liberdade é realmente o oposto. 

Em vez de ouvir mentiras, precisamos nos comprometer a ouvir a verdade – ter uma dieta constante de verdade em nossas mentes e corações, alimentar nossas mentes com a verdade.

Você já ouviu pessoas que se preocupam muito com a saúde dizerem: “Você é o que você come”? Bem, você é, em sua mente, o que você alimenta em sua mente. 

E aquelas de nós que estão consumindo constantemente as maneiras de pensar do mundo em nossas mentes – por intermédio das coisas que lemos, assistimos, ouvimos, o tipo de amigos com quem convivemos… serão levadas à decepção. 

Mas podemos escolher colocar em nossas vidas coisas que são verdadeiras.

Mas, onde encontramos a verdade? Bem, para começar, com a Palavra de Deus. E é por isso que é tão importante que você e eu tenhamos uma dieta constante e regular da Palavra de Deus em nossas vidas. 

Agradeço ao Senhor por este livro que estou segurando em minhas mãos. Eu tenho lido a Bíblia por muitos anos, mas nos últimos anos fiz questão de receber o que chamo de “megadoses” da Palavra em meu sistema. 

Vi áreas da minha vida que precisam ser mudadas, renovadas, áreas da minha vida onde houve escravidão pecaminosa, coisas que são verdadeiras sobre mim que eu não quero que sejam verdadeiras, áreas que quero que sejam mudadas. 

E percebi que é a Palavra de Deus, é a verdade da Palavra de Deus que me libertará nessas áreas. Então, tento começar cada dia recebendo a Palavra de Deus em minha mente, ouvindo a verdade.

Mas não quero apenas receber a Palavra real e literal em minha mente. Quero ter certeza de que as outras coisas que estou lendo, assistindo e ouvindo são coisas que confirmarão a verdade da Palavra de Deus em minha mente. 

Em Filipenses 4, Paulo nos diz que devemos passar nosso tempo pensando em coisas que são corretas, verdadeiras, nobres, puras, amáveis e admiráveis. 

Ele diz: “Se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” É por isso que eu não gasto muito tempo assistindo ou lendo notícias. 

Me disseram, e parece que é verdade, que se algo acontecer e você precisar saber, você vai ficar sabendo! 

Mas sabe, pode acontecer um grande desastre no mundo; e você pega um desses noticiários que apenas transmitem as notícias repetidamente e você pode reproduzir essas coisas repetidas em sua mente, não obtendo apenas os fatos – mas obtendo a interpretação de todos sobre esses fatos. 

E você pode acabar enchendo sua mente com muitos pensamentos negativos. Não quero encher minha mente, meu coração, com o mal que está acontecendo neste mundo. 

Quero saber o suficiente para ter compaixão, para saber como orar. Mas quero encher minha mente, meus pensamentos com coisas que são puras, amáveis, boas, bonitas e confiáveis.

Ao ouvirmos a verdade e meditarmos nela, Deus fará a fé brotar em nossos corações. Vamos passar a acreditar na verdade que meditamos. 

É por isso que volto e encho minha mente repetidamente com as coisas que sei que são verdadeiras sobre Deus e Seus caminhos, porque isso alimenta a fé em meu coração. 

A fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. E já dissemos que, no final, agimos com base no que acreditamos. Quero agir com base em coisas que são verdadeiras. Quero obedecer à Palavra de Deus. 

Então, se estou enchendo minha mente, meu coração, com a verdade, vou acreditar na verdade e vou agir – com base na verdade que conheço. Isso é o que vai me ajudar a obedecer a Deus.

Especialmente quando chego a uma situação difícil em que obedecer a Deus é uma prova, onde é difícil e me custa obedecê-lo com relação às emoções ou relacionamentos. É aí que vejo o valor de anos tendo estabelecido um alicerce de ouvir a verdade, enchendo minha mente com ela, meditando sobre ela. 

Sabe, se eu me levantar no meio da noite em minha casa e estiver completamente escuro, consigo me guiar, em um blecaute por exemplo. 

Consigo me guiar pela minha casa porque já percorri minha casa muitas vezes à luz e sei onde as coisas estão e na escuridão então não corro o risco de tropeçar. 

Mas eu já passei muito tempo na estrada em quartos de hotel. E se as luzes estivessem apagadas em um quarto de hotel no meio da noite, se estivesse completamente escuro e eu me levantasse e saísse andando por aí, poderia me machucar porque não me acostumei o suficiente com os móveis daquele quarto à luz do dia.

O valor de alimentar sua mente, de encher sua mente e coração com a verdade por um período de muitos anos é que, à medida que você caminha na luz, quando chega a uma situação em que você precisa obedecer a Deus de uma maneira muito difícil, custosa, você não vai se atrapalhar. 

As coisas que você conhece sobre os caminhos de Deus se aplicarão à sua vida. A verdade será seu alicerce; e você descobrirá que será capaz de ficar em pé e obedecer a Deus, agir com base na verdade que você passou a acreditar. 

E o que acontece quando agimos com base na verdade? Acabamos em liberdade. Jesus disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). 

É aí que experimentamos a paz, a alegria, a bênção, a plenitude, a frutificação que desejamos em nossas vidas. A liberdade vem ao abraçar a verdade, acreditar nela e agir de acordo.

Então, se temos essas áreas de escravidão pecaminosa em nossas vidas, o que devemos fazer para passar da escravidão para a liberdade? Deixe-me fazer três sugestões. 

Em primeiro lugar, identifique a área ou as áreas de escravidão e comportamento pecaminoso. Quais são as áreas em sua vida onde você não é livre? Quais são os hábitos pecaminosos sobre os quais você não consegue obter vitória? 

Identifique o que são. E então peça a Deus para ajudá-la a identificar quais são as mentiras que você tem acreditado que estão na raiz dessa escravidão ou desse comportamento pecaminoso.

Minha amiga, que mencionei, aquela que encontrei naquele piquenique… me deparei com ela, e ela estava me contando que Deus a havia libertado. Ela continuou dizendo que desde os treze anos de idade estava presa em escravidão a um hábito moral específico. 

Ela pensava que, quando se casasse, isso resolveria o problema, mas não resolveu. Ela disse: “Eu queria tanto ser livre naquela área da minha vida.”

Ela disse: “Eu tentei e tentei obter a vitória. Fiz tudo o que sabia fazer.” Ela fez estudo bíblico e oração e pediu ajuda às pessoas a quem pudesse prestar contas. 

Ela disse: “Mas eu continuava falhando. Toda vez que eu errava, confessava meu pecado, pedia perdão a Deus; mas, lá no fundo do meu coração eu sabia que ia cair novamente. Simplesmente não conseguia parar.”

Finalmente, ela foi a uma irmã mais velha, uma mulher madura de Deus. E, aliás, isso é uma coisa boa a se fazer, encontrar uma mulher que realmente conheça a verdade da Palavra de Deus. E ela pediu àquela mulher que orasse por ela.

Então a mulher disse a ela: “Quais são as mentiras que você tem acreditado que estão na raiz desse comportamento?”

Minha amiga, ao me contar essa história, disse: “Você sabe, quando aquela senhora me disse isso, eu disse: ‘Eu não acho que tenha acreditado em nenhuma mentira.'” Mas minha amiga disse: “Vá ao Senhor e peça: ‘Senhor, tu poderias me mostrar se há algo que tenho acreditado que não é verdade?'” 

Ela continuou dizendo: “Enquanto pedia a Deus para abrir meus olhos, Ele me mostrou duas mentiras em que eu estava acreditando; e eu não sabia que estava acreditando nelas. Eu não sabia que eram mentiras.” 

Deus abriu os seus olhos para a verdade. 

“Me arrependi de acreditar nas mentiras; confessei meu pecado e naquele momento Deus me libertou”, ela disse.

Aqui estava ela, algum tempo depois – eu não a via há um tempo – feliz da vida! Ela disse: “Nancy, eu estou livre! Estou livre! Aquele já não é mais um problema na minha vida. A verdade me libertou!”

E isso me leva ao terceiro ponto. 

Rebata as mentiras com a verdade. Identifique quais são as mentiras que estão na raiz da escravidão e, em seguida, substitua essas mentiras pela verdade da Palavra de Deus que te libertará. 

Aquela amiga continuou me contando que, à medida que começou a andar na verdade naquela área de sua vida, Deus agora estava mostrando a ela outras áreas onde ela tinha sido enganada e nunca havia percebido. 

E ela disse: “Nancy! Estou obtendo vitória em tantas áreas da minha vida, onde nunca pensei que poderia ser livre.”

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Raquel: Esta é Nancy DeMoss Wolgemuth oferecendo esperança a qualquer mulher que se encontre em escravidão a um comportamento pecaminoso. 

Nancy estará de volta daqui a pouco para encerrar nosso tempo em oração. 

Sabe, às vezes é difícil reconhecer se estamos ou não acreditando em mentiras. 

Nancy escreveu um livro que pode nos ajudar a identificar maneiras pelas quais podemos ser enganadas. Chama-se “Mentiras em que as Mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta” e está disponível em nosso centro de recursos em nosso site, www.avivanossoscoracoes.com 

Talvez você tenha uma história de como Deus a libertou da escravidão. Por que você não escreve para contato@avivanossoscoracoes.com e nos conta sobre isso? 

Nancy: Obrigada, Pai, pelo poder da verdade, o poder da verdade para renovar nossas mentes, santificar nossos corações, transformar nossas vidas. 

Ó Deus, ensina-nos a aconselhar os nossos corações de acordo com a verdade da Tua Palavra e pela Tua verdade, liberta-nos. Eu oro em nome de Jesus, Amém.

O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.

Clique aqui para o original em inglês.