icon-newsletter

Obediência ep.2: o teste ácido do amor – certeza na obediência

Publicadas: set 12, 2022

Raquel Anderson: Aqui está Nancy DeMoss Wolgemuth com uma definição simples.

Nancy DeMoss Wolgemuth: Obediência é fazer exatamente o que me mandaram fazer, quando me mandaram fazer e com a atitude correta de coração.

Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth na voz de Renata Santos.

Pode ser que você ache que seu filho tenha quebrado uma regra, mas não tem certeza. Ele sabia o que você esperava, mas você não pode provar que ele foi desobediente ou não. Os filhos encontram um meio de tentar ultrapassar os limites.

Nós fazemos o mesmo com nosso Pai Celestial. Mas a obediência completa trás alegria e revigora. Aqui está Nancy para explicar isso.

Nancy: Abra sua Bíblia no Evangelho de Mateus, capítulo oito. Vejamos uma narrativa que é uma ótima descrição do significado da obediência.

O que é obediência? Aqui está um ótimo exemplo, Mateus 8:5-8: 

“Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião (que é um soldado Romano responsável por cem soldados) pedindo-lhe ajuda. E disse: ‘Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento’. Jesus lhe disse: ‘Eu irei curá-lo’. Respondeu o centurião: ‘Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.’” 

E ele segue no versículo 9:

“Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz.”

Essa é uma ótima definição de obediência: “Digo a um: e ele vai; e a outro, Venha e ele vem. Digo a meu servo: faça isto e ele faz.” 

A Bíblia diz: “Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: ‘Digo a vocês a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.’” Jesus uniu a obediência, um entendimento da autoridade, à toda a questão da fé.

O ministério ao qual eu tenho servido há mais de 25 anos, Ministério Life Action, leva equipes às igrejas locais para ensinar esses princípios de avivamento. Uma das coisas que fazemos é ensinar uma definição de obediência e é sobre isso que vamos falar hoje.

A obediência tem três partes: fazer exatamente o que me mandaram fazer, quando me mandaram fazer e com a atitude correta de coração. Vou repetir: Obediência é fazer exatamente o que me mandaram fazer, quando me mandaram fazer e com a atitude correta de coração.

Vamos esmiuçar essa definição e olhar para cada um de seus componentes. Obediência é, qual é a primeira parte? Fazer exatamente o que me mandaram fazer. Obediência completa, absoluta, exata. Precisamos aprender a obedecer em detalhes, a obedecer ao pé da letra o que Deus disse.

Cada detalhe que Deus nos dá em Seus mandamentos é importante. Eu penso em Noé construindo aquela arca. Deus disse: “Haverá uma inundação e você precisa construir um barco que irá levá-lo à segurança e é assim que esse barco deve ser”.

Deus deu instruções e materiais específicos que deveriam ser usados. Ele mostrou a Noé como aquela arca deveria ser construída. E se Noé tivesse dito que achava que poderia fazê-la um pouco diferente, ela ainda funcionaria?

Acho que não! Aquela arca não teria fornecido a segurança que forneceu, se Noé não tivesse seguido as instruções de Deus perfeitamente. Você se lembra de todos aqueles capítulos de Êxodo, quando a leitura chega àqueles capítulos longos com todas aquelas descrições sobre os detalhes do tabernáculo. Na verdade, temos essas descrições duas vezes em Êxodo, porque da primeira vez, Deus diz a Moisés quais são todos os detalhes e depois eles são repetidos quando a Bíblia descreve que Moisés seguiu todas as instruções. 

Instruções detalhadas: provavelmente é quando você quer passar por cima da leitura ou pular partes, porque são infindáveis versículos cheios de detalhes! Por que Deus colocou tudo isso nas Escrituras?

Para nos entediar? Para nos confundir? Para nos frustrar? Acho que Deus queria que entendêssemos que a obediência detalhada importa. Obediência é fazer exatamente o que me mandaram fazer.

Jesus disse em Mateus capítulo cinco versículo dezoito: “Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.” Os detalhes importam para Deus.

Então, Jesus continua e diz, “Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. (Mateus 5:19).

Você se lembra da grande comissão em Mateus capítulo 28? Jesus disse: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês.” (versículo 19-20a).

É isso que significa “fazer discípulos.” Ao disciplinar seus filhos, você os está ensinando a obedecer a tudo o que Cristo nos ordenou.

Às vezes podemos pensar sobre obediência parcial. Qual é o grande problema? Imagine Eva lá no jardim dizendo: “É apenas uma mordida. É apenas um pedaço de fruta. Qual é o grande problema? Será que Deus não está sendo legalista ao me dizer que eu não posso comer a fruta daquela árvore em particular?”

Eu não sei o que ela estava pensando, mas se ela estivesse pensando algo assim, veja onde aquele bocado de obediência parcial nos levou. Deus disse que ela poderia comer de todas as outras árvores. Nesse sentido ela foi obediente, mas a única coisa que Deus disse para ela não fazer, ela não obedeceu em detalhes.

Deus disse para Ló e sua família: “Não olhem para trás”. A esposa de Ló pensou: “Só uma olhadinha. O que isso vai importar?” Ela perdeu a sua vida e um ato de desobediência pode tirar as nossas vidas. Deus sabe disso. É por isso que Ele diz: “Obedeçam em tudo!”

Acã pegou algumas coisinhas do inimigo que foram proibidas. O que importa? Ele perdeu sua vida e sua família e a nação de Israel perdeu a batalha em Ai, porque um homem desobedeceu em uma pequena questão.

O amor obedece ao pé da letra. O amor obedece até o fim. O amor diz: “Deus, eu Te amo tanto que quero obedecer a tudo o que o Senhor ordenou”. Você alguma vez já pensou sobre o que teria acontecido se Jesus tivesse parado de obedecer a Deus um dia antes da cruz? Se Ele não tivesse obedecido por todo o caminho até a linha de chegada?

Você não está feliz por Ele ter obedecido completamente, até o fim? Obediência é fazer exatamente o que me mandaram fazer. Também é fazer exatamente quando me mandam fazer. Se nenhum prazo for dado, então obediência significa que eu devo fazer agora, imediatamente.

Você diz ao seu filho: “Tire a sua bagunça da mesa da cozinha antes do jantar”. Isso significa que a qualquer momento entre agora e o jantar seu filho pode obedecer. Mas se você disser: “Tire a sua bagunça da mesa”, a ordem é: “Faça isso agora”.

Devemos presumir que devemos obedecer agora, a menos que tenhamos um prazo diferente. Fazer exatamente o que me mandaram fazer quando me mandaram fazer, ou seja, agora, se um prazo não for estipulado.

Pense sobre essa questão: E se Deus levasse tanto tempo para nos responder quando clamamos a Ele, como às vezes demoramos para obedecê-Lo? Deus vem correndo para atender a nossa necessidade e Ele quer que corramos para obedecê-Lo, que sejamos rápidas em obedecê-Lo.

Eu amo aqueles versículos nos Evangelhos que nos falam de quando Jesus chamou os primeiros discípulos. Ele diz, “Imediatamente eles deixaram as redes, seus equipamentos de pesca, e O seguiram” (Mateus 4:20).

Quando Deus disse a Isaías: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Isaías disse: ‘Eis-me aqui. Envia-me.’” (Isaías 6:8, paráfrase). Obediência rápida, reação rápida ao chamado de Cristo.

Não apenas ser obediente às ordenanças de Deus, mas obedecê-Lo quando se trata de tempos de tentação. Quando é melhor obedecer para resistir à tentação? Agora! Se você ficar brincando com a ideia de pecar, se você pensar muito nisso, há grandes chances de que você não obedeça.

A obediência instantânea é uma proteção contra uma grande desobediência mais adiante. Obediência é fazer exatamente o que me mandaram fazer, quando me mandaram fazer e com a atitude correta de coração.

O que é uma atitude correta de coração? É a atitude de Jesus quando Ele disse: “Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus” (Salmo 40:8João 4:34, paráfrase). Obediência alegre; obediência de bom coração; obediência de todo o coração.

Você se lembra de alguém que obedeceu a Deus na Bíblia com a atitude errada de coração? Um personagem do Antigo Testamento? Jonas. Jonas obedeceu a Deus. Ele fez o que Deus o mandou fazer, mas ele não fez quando foi mandado e não fez com a atitude correta de coração.

Foi uma obediência relutante, uma obediência coagida. Veja bem, você vai obedecer a Deus mais cedo ou mais tarde e muitas vezes depois de termos nosso acesso de raiva e termos seguido nosso próprio caminho e feito as coisas do nosso jeito, nós voltamos e dizemos tarde demais: “Eu quero obedecer a Deus”?

Foi o que aconteceu aos filhos de Israel quando Deus disse a eles que entrassem na Terra Prometida e eles não foram porque não acreditaram em Deus. Então, depois que Deus disse: “Ok, vocês podem vagar no deserto por 40 anos”, as pessoas disseram: “Ok, agora queremos obedecer ao Senhor”.

Deus disse: “Não. Tarde demais”. Eles enviaram suas forças e tentaram entrar, mas foram derrotados. Eles não puderam entrar porque Deus disse: “Vocês não Me obedeceram imediatamente. Vocês não fizeram o que Eu disse que fizessem. Vocês não tiveram a atitude correta de coração”.

Deixe-me fazer uma pergunta: “Até que ponto você obedece a Deus inteiramente? Até que ponto você obedece completamente, totalmente e da forma exata? Você costuma se sentir culpada pela obediência parcial ou pela obediência superficial? Parece que você está obedecendo, mas não está fazendo tudo o que Deus disse para fazer?

Até que ponto você obedece rapidamente? Algo que aprendi ao longo dos anos, que talvez você queira ensinar aos seus filhos também, é que essa obediência tardia é desobediência. Obedeça na hora e ao obedecer, qual é a sua atitude de coração?

Seria ela: “Ai, tenho mesmo que fazer isso?”, seria ela relutante? Coagida? Ou seria uma obediência alegre e voluntária: “Tenho prazer em fazer a Tua vontade”. Eu amo esse versículo no Evangelho de João, capítulo dois, na festa de casamento em Caná, quando eles ficam sem vinho e Maria, mãe de Jesus, chama os serviçais para perto dos potes de água. Ela diz aos serviçais: “Façam tudo o que ele mandar” (versículo 5, paráfrase).

Esse é um desafio que eu quero fazer a vocês (e para mim mesma também). O que quer que Ele diga a você, seja o que for que Ele diga, quer seja difícil, quer seja fácil, desafiador, mesmo que não faça sentido ou vá contra tudo o que você sempre pensou ser verdade, o que quer que Deus diga, o que quer que Jesus diga a você através da Sua Palavra, seja o que for, custe o que custar, por mais difícil que pareça, seja o que for que Ele disser a você: “Faça!”

Em toda a Bíblia, o conceito de obediência está ligado a relacionamentos. É um termo relacional. A obediência flui de um relacionamento pessoal com Deus. É algo que é motivado pelo amor. São os filhos de Deus que O obedecem.

Vemos através das Escrituras que quando obedecemos, demonstramos que temos um relacionamento com Deus. Nós demonstramos que Ele é nosso Pai. Demonstramos que temos fé genuína, que somos verdadeiramente nascidos de novo na família de Deus.

A obediência é um dos elementos e expressões mais importantes e essenciais da fé verdadeira. Você pode ler isso particularmente na primeira Epístola de João. 1 João, capítulo 2. Vejam essas palavras:

“Sabemos que o conhecemos” (versículo 3a). O livro de 1 João foi escrito para dar às pessoas a certeza de sua salvação. Como você sabe com certeza que é filha de Deus?

As pessoas às vezes nos escrevem no Aviva Nossos Corações e elas dizem: “Como eu posso saber que eu sou Cristã?” 1 João, capítulo 2 versículo 3 nos diz uma das maneiras pelas quais podemos saber:

“Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” (versículos 3-6)

Em 1 João, capítulo três, começando no versículo cinco e você vê esse mesmo tema:

Vocês sabem que (Cristo) se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. Todo aquele que nele permanece (todo aquele que pertence a ele) não está no pecado (habitualmente ou não vive em padrões de hábitos pecaminosos). Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.” Então, João diz: “Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio… Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (Versículo 5-9).

Se Deus é seu Pai Celestial, sua inclinação será obedecer a Deus: 1 João 3:10 diz: “Desta forma, sabemos quem são os filhos de Deus”. 

São as pessoas que têm seus nomes no rol da igreja?  São as pessoas que estão envolvidas em pequenos grupos de estudo Bíblico? São pessoas que estão tranquilas? É isso que ele diz? Vejamos:

“Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão” (1 João 3:10).

João está dizendo aqui que para provar que você é uma filha de Deus para si mesma ou para os outros, é preciso mais do que apenas concordância intelectual com o evangelho, mais do que apenas dizer: “Eu creio”. Isso tem que ser demonstrado no tipo de obediência que é característica dos filhos aos seus pais.

A obediência não apenas demonstra a salvação genuína, mas também demonstra o genuíno amor por Deus. É como demonstramos que amamos a Deus. Nós demonstramos isso obedecendo a Deus. É como demonstramos o nosso amor por Cristo. Lemos sobre isso repetidas vezes nas Escrituras, novamente nos escritos de João, dessa vez no Evangelho de João, capítulo 14 versículo 15:

Jesus disse: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” Da mesma forma, se você ama seu marido, você fará coisas que o agradam. E se você ama a Deus, você demonstrará isso O obedecendo.

João 14:21: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama.” Os Judeus do Antigo Testamento se orgulhavam de ter a Lei de Deus, dizendo: “Somos filhos de Abraão. Temos os Dez Mandamentos.”

Portanto, eles pensavam que estavam espiritualmente bem. Mas Jesus diz: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece (obediência), esse é o que Me ama”. Esse é aquele que está relacionado a Mim.

E quem me ama será amado pelo meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas (não o Iscariotes) disse a Ele: “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu a ele: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada” (João 14:21-23).

Esse tipo de obediência, a obediência amorosa, de todo o coração, completa, foi o que Jesus exemplificou em seu relacionamento com Seu Pai Celestial. Eu amo esse versículo em João 14:31 quando Jesus e Seus discípulos estão se preparando para deixar aquela cena do cenáculo e eles estão indo para o local onde Jesus sabe que Ele será traído e entregue nas mãos dos Romanos.

Jesus diz: “Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui” (João 14:31). Onde eles estavam indo? Para as garras da morte.

Jesus disse: “Mesmo que isso Me mate, Eu quero que o mundo saiba que Eu amo Meu Pai, então vou obedecer a Sua ordem”. Que evidência sua vida dá ao mundo de que você ama seu Pai Celestial? Você se vê obedecendo a Deus mesmo quando isso custa muito? Você se vê demonstrando seu amor por Ele?

Vejamos também que a obediência é o meio pelo qual podemos experimentar a realidade de Cristo e Seu amor em nossas vidas. Jesus também disse em João 14:21: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Eu também o amarei e me revelarei a ele”. Há uma paráfrase desse versículo que diz, “Eu o amarei e Me tornarei real para ele”.

Você quer saber mais sobre o amor de Cristo em sua vida? Você quer se aproximar de Cristo? Você quer sentir Sua proximidade, Sua doçura, Sua intimidade em sua vida? Jesus disse: “Se você tem os Meus mandamentos e os obedece, eu Me manifestarei a você. Eu me tornarei real para você. Você vai experimentar a Minha realidade em sua vida” (paráfrase).

Então, Ele diz no versículo 23 de João 14: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.” Isso não é o que você quer em sua vida, que Deus Pai e Deus Filho e Deus Espírito Santo façam morada em seu coração?

“Nós viremos e faremos morada nele.” Você pode experimentar a realidade de Cristo em sua vida de uma maneira maior através da obediência. 

Essa é a maneira de experimentar a intimidade com Cristo. Agora, quando pensamos sobre obedecer a Cristo como uma maneira de demonstrar a nossa fé e o nosso amor e experimentar uma maior intimidade com Cristo, devemos nos lembrar de que em todo o contexto de João capítulos 14 e 15 (que acabamos de ler) e em 1 João (o primeiro texto que lemos), há um grande mandamento de Cristo que aparece repetidamente.

Qual é esse mandamento? Que nos amemos uns aos outros. Acredito que Jesus está falando sobre obediência a todos os Seus mandamentos, mas não é interessante que esse seja o único mandamento que Ele traz nesse contexto de obediência?

“Se você me amar, você me obedecerá e este é meu mandamento: que vocês se amem uns aos outros, assim como eu vos amei, vocês também devem amar uns aos outros (paráfrase). Você pode ler sobre isso em João 13, João 15, 1 João 3, e 1 João 4, este é o mandamento que temos recebido Dele.

“Aquele que ama a Deus também deve amar seu irmão” (paráfrase). Enquanto pensamos em tudo isso, deixe-me fazer algumas perguntas. Você está obedecendo o mandamento de amar os outros assim como Ele te amou?

Você diz, “Sim, eu amo as pessoas”. Você ama todas as pessoas? Há alguns irmãos, irmãs ou pessoas na família de Deus que você não ama? Talvez eles não sejam fáceis de amar. Pode ser seu marido. Pode ser um filho em particular. Pode ser um parente, alguém que você não ame com o tipo de amor ágape de 1 Coríntios 13.

Se há alguém que você não ama da maneira que Cristo ama, você não pode dizer que está obedecendo os Seus mandamentos. “Se vocês Me amam, Me obedecerão. Se vocês Me obedecerem, vocês amarão uns aos outros” (paráfrase).

Com base em seu quociente de obediência; com base em seu estilo de vida de obediência, que evidência há de que você é verdadeiramente uma filha de Deus? Se é assim que você obtém a prova, a garantia; a evidência de sua salvação, quanta evidência há de que você é uma filha de Deus?

Não podemos ser amargas, rabugentas, mal-humoradas; briguenta com as pessoas; não nos darmos bem com as pessoas; ter rixas entre nós e outras pessoas e dizer que somos Cristãs. Jesus disse: “As pessoas saberão que o que vocês professam é verdadeiro se vocês tiverem amor uns pelos outros”.

Vou repetir: Você não tem base para ter certeza de que você é uma filha de Deus se não obedecer aos mandamentos de Cristo e um dos principais mandamentos que Ele nos diz para obedecer é amar uns aos outros.

Não é suficiente você afirmar que você O ama. Não é suficiente dizer que você O ama. Você está obedecendo? Você ama os outros como Ele te ama?

Raquel: Amar o próximo não é apenas uma sugestão. Nancy DeMoss Wolgemuth tem nos mostrado como é a obediência de Deus no dia a dia. Ela estará de volta para orar.

Uma nova consideração para a obediência frequentemente se segue após o avivamento. Assim como a paixão pela pureza, santidade, honestidade e arrependimento. Essas todas são qualidades do avivamento que Nancy aborda em um livro que ela co-escreveu, chamado Buscando a Deus.

Se você se sente seca espiritualmente, experimente Buscar a Deus. Se você se afastou de Deus e sente falta de um relacionamento mais próximo, experimente Buscar a Deus. Se sua fé carece de entusiasmo e energia, experimente Buscar a Deus.

O livro de estudos Buscando a Deus pode ser adquirido no nosso site avivanossoscoracoes.com.

Nancy terminou o programa de hoje com um lembrete: obedecer a Cristo significa amar os outros como Ele nos amou. Aqui está Nancy para orar para que façamos exatamente isso.

Nancy: Senhor, tu nos chamas para um padrão muito alto. No entanto, ao nos adotar em Tua família e nos tornar Tuas filhas, o Senhor nos concedeu força para obedecê-Lo e força para amar as pessoas que não poderíamos amar sem ti.

Senhor, que as nossas vidas demonstrem a realidade da nossa profissão de fé. Que nossas vidas demonstrem o quanto nós Te amamos e que nossas vidas experimentem uma intimidade crescente com o Senhor.

Que o Senhor possa sentir-se em casa em nossos corações porque obedecemos ao Senhor. Que nós possamos Te obedecer porque Te amamos e por Te amarmos, que possamos Te obedecer. À medida que Te obedecemos, nos ajuda a amar aos outros como o Senhor disse que deveríamos amar, da mesma forma como o Senhor nos amou.

Obrigada Senhor, não apenas pelos Teus mandamentos, mas pela Tua graça e poder do Teu Espírito Santo para obedecê-los. Eu oro em nome de Jesus, amém.

Ainda dá tempo para você se inscrever na conferência True Woman ’22 Heaven Rules que acontecerá nos dias 22 a 24 de setembro em Indianápolis nos Estados Unidos. Seja de forma presencial ou on-line, queremos que você se junte a nós e a milhares de mulheres do mundo para desfrutar 3 dias repletos de ensinamentos bíblicos, um tempo de louvor e adoração precioso, e ser lembrada da verdade de que o Céu Reina e que Jesus é Rei.  

Para saber mais detalhes sobre a conferência e como poderá se inscrever, acesse o nosso site www.avivanossoscoracoes.com

 

Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth faz parte do ministério Life Action.

Clique aqui para ouvir o áudio original em inglês.