icon-newsletter

Quando o Avivamento Chega – Dia 9: Nos preparando

Publicadas: jul 04, 2024

Raquel Anderson: O seu amor por Jesus não é tão forte como já foi? Você se preocupa mais com o que o mundo pensa de você do que com o que Cristo pensa? Se a sua resposta for sim, então você pode ser alguém que precisa passar pelo avivamento.

Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de “Buscando a Deus: Desfrute a Alegria do Avivamento Pessoal”, na voz de Renata Santos.

A vida cristã não foi destinada a ser sem alegria ou sem paixão, mas será se negligenciarmos alimentar nossa fé por meio da oração e da leitura da Palavra.

Hoje, no Aviva Nossos Corações, Nancy DeMoss Wolgemuth descreverá algumas características que indicam que o avivamento para você e para mim está com data vencida. Abra suas Bíblias e junte-se a Nancy enquanto ela nos desafia com uma palavra do profeta Isaías.

Nancy DeMoss Wolgemuth: O avivamento custa caro. Exige, de nossa parte, uma sede e uma desesperança, uma disposição para ficar insatisfeita com o andar da nossa vida diária, um anseio pela presença de Deus.

Leonard Ravenhill era um homem com um coração real para o avivamento que morreu não muitos anos atrás, e ele disse: “Enquanto estivermos satisfeitos em viver sem avivamento, continuaremos assim.”

Então, como sabemos se precisamos de avivamento e o que pode despertar um descontentamento santo em nós com as coisas como estão?

Ontem falamos sobre como sabemos quando precisamos de avivamento em nossas igrejas, mas acho importante que nos aprofundamos mais e nos perguntemos: “Como posso saber se preciso de avivamento em minha vida? Como posso saber se eu deveria passar por um avivamento?”

Compartilhei com você ontem uma lista que o Senhor colocou em meu coração enquanto estava em meu momento devocional, algumas maneiras de saber quando precisamos de avivamento. Deixe-me continuar com essa lista hoje e relacionar algumas evidências, sinais, de que estou necessitando de avivamento.

  • Precisamos de avivamento quando não amamos Jesus como antes, ou seja, quando nosso amor por Ele esfriou.
  • Precisamos de avivamento quando interesses e ocupações terrenas são mais importantes para nós do que os eternos.
  • E quando temos um apetite maior por televisão, livros seculares, internet, redes sociais e revistas do que pela Palavra de Deus.
  • Precisamos de avivamento quando temos pouco ou nenhum desejo de oração e quando preferimos ganhar dinheiro a dar dinheiro.
  • Precisamos de avivamento quando conhecemos a verdade em nossas mentes, mas não a praticamos em nossas vidas.
  • E quando fazemos pouco esforço para compartilhar o Evangelho com aqueles que estão sem Cristo.
  • Precisamos de avivamento quando temos tempo para esportes, recreação e entretenimento, mas não para o estudo da Bíblia e a oração.
  • Precisamos de avivamento quando não trememos mais diante da Palavra do Senhor. As Escrituras dizem que Deus se encontra com aqueles que tremem diante de Sua Palavra.
  • Precisamos de avivamento quando raramente pensamos em pensamentos de eternidade, quando este mundo se tornou tanto nosso lar que estamos realmente confortáveis aqui e não ansiamos por algo à frente.
  • Precisamos de avivamento quando estamos mais preocupadas com a educação de nossos filhos e suas atividades esportivas do que com a condição de suas almas.
  • Precisamos de avivamento quando toleramos “pequenos” pecados de fofocas, espírito crítico, falta de amor.
  • Precisamos de avivamento quando nosso louvor, nossa adoração, é sem entusiasmo e sem vida.
  • Precisamos de avivamento quando nossas orações carecem de fervor, quando nossos corações estão frios e nossos olhos estão secos, sem lágrimas. Quando nossas orações são palavras vazias projetadas para impressionar os outros.

Aliás, tenho estado no ministério em tempo integral por mais de 20 anos agora. É possível passar todo esse tempo falando sobre essas coisas, promovendo-as, mas ainda assim ter um coração frio e olhos secos.

Uma das minhas preocupações é chegar a um ponto em que essas verdades não toquem mais o meu próprio coração. É nesse momento que devo voltar ao Senhor e dizer: “Senhor, estou compartilhando todas essas coisas com outras pessoas, mas, na realidade, eu mesma necessito de um novo mover do Teu Espírito em meu coração, em minha vida, um avivamento pessoal.”

  • Precisamos de avivamento quando estamos satisfeitas em viver com um cristianismo e cultos de igreja explicáveis e comuns.
  • E quando deixamos de chorar, lamentar e entristecer-nos por nossos próprios pecados e pelos pecados dos outros.
  • Precisamos de avivamento quando estamos entediadas com a adoração. Pense nisso, ficar entediada ao entrar na presença de Deus e exaltar Seu caráter. Você nunca chegou a esse ponto? Eu sei que eu já cheguei.
  • Precisamos de avivamento quando nossos estilos de vida, música, vestimenta, valores, comportamento, fala se tornam padronizados conforme o mundo.
  • E quando não desejamos a companhia e a comunhão do povo de Deus.
  • Precisamos de avivamento quando não estamos exercendo fé e acreditando em Deus para o impossível.
  • Precisamos de avivamento quando nos preocupamos mais com o que os outros pensam de nós do que com o que Deus pensa de nós.
  • E precisamos de avivamento quando não somos movidas pelo fato de que 2,5 bilhões de pessoas neste mundo nunca ouviram o nome de Jesus.
  • E não apenas isso, precisamos de avivamento quando não somos movidas pelo pensamento de que nossos vizinhos, colegas de negócios, colegas de trabalho, conhecidos estão perdidos e sem Cristo.
  • Precisamos de avivamento quando estamos cegas para a extensão de nossa necessidade e quando não percebemos o quanto precisamos de avivamento, mesmo estando muito conscientes de quanto os outros ao nosso redor precisam de avivamento. 

Eu amo esse hino antigo que diz:

*Oh Senhor, não é meu irmão, não é minha irmã,

Não são os presbíteros, não são os diáconos,

Não são os mais velhos, não são os adolescentes,

Não é minha sogra, não são meus enteados,

Senhor, sou eu

Precisando de oração, 

Senhor, eu preciso de Ti. Minha vida esfriou. Meu amor por Ti diminuiu. Preciso que Tu venhas e avive meu coração.”

Gypsy Smith era um homem que tinha um coração para o avivamento. Ele veio de circunstâncias adversas, e não seria o tipo de pessoa que a gente imagina que fosse muito usada por Deus em avivamento. Mas Deus o usou.

E a história conta que quando ele ia a uma cidade para pregar, antes de entrar na cidade pela primeira vez, ele parava nos arredores da cidade e se ajoelhava na rua e desenhava um círculo com a poeira da rua.

E então ele entrava dentro daquele círculo e dizia: “Oh Deus, por favor, envie um avivamento para esta cidade e que comece dentro deste círculo, que comece em mim.”

Eu me pergunto se você estaria disposta a deixar o Espírito Santo desenhar um círculo dentro do seu coração e dizer: “Oh, Senhor, eu anseio que o Senhor envie um avivamento no meu coração. Quero ver o Senhor enviar um avivamento na minha nação. Quero ver o Senhor enviar um avivamento na minha igreja. Senhor, precisamos de Ti.”

“E Senhor, a minha família, o meu casamento, os meus filhos, também precisam de um avivamento. Mas quero estar  dentro deste círculo, O Senhor pode começar um avivamento em mim?” Sou eu quem precisa, Senhor.”

A sua vida pode parecer boa, e você pode parecer bastante espiritual em comparação com as pessoas que sentam ao seu lado no domingo. Mas à medida que Deus olha para o seu coração, Ele vê uma mulher que precisa de um toque fresco do Seu Espírito em avivamento?

O que você precisa fazer para preparar o caminho? Nós não podemos fazer o avivamento acontecer. É uma obra de Deus. Mas podemos preparar o caminho para que Ele tenha uma estrada por onde possa vir, uma estrada por onde possa visitar os nossos corações.

Gostaria de convidar você, neste momento, a desenhar esse pequeno círculo dentro do seu próprio coração e a entrar nele e dizer: “Oh Senhor, por favor, envie um avivamento. Comece com o meu coração!”

Conforme falamos sobre alguns assuntos que Deus trata no avivamento, algumas das coisas que Deus destaca como uma consciência limpa, reconciliação, confissão e arrependimento, reflita sobre o que Deus traz à sua mente.

O Espírito Santo te trouxe à mente alguém com quem você não está em paz? Você tem falado mal do seu pastor? É preciso acertar isso.

Você odeia o seu ex-marido que abandonou você e seus filhos e o culpa todos esses anos? Mas no seu coração você sabe que não foi apenas ele, que você também falhou em ser a esposa, a amante, a serva, a mulher submissa de Deus que Ele queria que você fosse naquele casamento.

Você sabe que com sua maneira contenciosa e língua mordaz, você o afastou. Ninguém mais sabe disso, mas Deus está te dizendo: “Quero que você se humilhe e busque perdão, reconheça onde você errou.”

Talvez não seja um ex-cônjuge, talvez seja um filho ou filha. Talvez sejam seus pais; talvez seja um ex-pastor; talvez seja uma amiga e vocês estão afastadas simplesmente por causa do orgulho.

As Escrituras dizem que “O orgulho só gera discussões.” (Provérbios 13:10). Você precisa limpar a sua consciência? Talvez você não seja capaz de resolver essas questões agora mesmo, mas no seu coração você pode dizer: “Sim, Senhor.” Agite a bandeira branca da rendição e diga: “Faça a Tua vontade. Concordo contigo. Darei este passo. Prepararei o caminho, seja o que for necessário.”

Pai, eu sei que há pessoas concordando, mas o mais importante é que o Senhor veja os seus corações. E agradeço pela Tua presença neste lugar e pelo trabalho do Teu Espírito que nos mostra as áreas de nossos corações que precisam ser endireitadas e aquelas áreas ásperas que precisam ser suavizadas.

Obrigada, Senhor, por seres um Deus tão pessoal. E obrigada porque podemos experimentar uma relação correta com o Senhor, um coração puro e mãos limpas, e caminhar diante do Senhor na alegria e doçura da Tua presença, independentemente do que as outras pessoas estejam fazendo.

Eu sei que há mulheres que estão nos ouvindo que vivem em casamentos e com filhos e situações familiares onde se sentem sozinhas. Agradeço porque elas nunca estão realmente sozinhas, que o Senhor as acompanha e dá graça para que não apenas caminhem obedientemente, mas se tornem instrumentos de avivamento na vida daqueles que amam.

Raquel Anderson: Esta é Nancy DeMoss Wolgemuth explicando o quanto de alegria e liberdade vem quando temos uma consciência limpa. Esse é um dos tópicos que Nancy aborda no livro que ela escreveu com Tim Grissom chamado Buscando a Deus: Desfrute a Alegria do Avivamento Pessoal.

Nancy DeMoss Wolgemuth: Raquel, uma das coisas que mais me anima neste estudo é a oportunidade para as pessoas buscarem o Senhor juntas com outros cristãos.

Claro, é possível fazer esse estudo de 12 semanas  individualmente, mas se você estiver num grupo, no final de cada semana há uma sessão para discussão em grupo.

Chama-se “Buscando a Deus Juntos” e é uma oportunidade para os cristãos que desejam ter seus corações avivados buscarem o Senhor com outros cristãos que têm o mesmo desejo.

Então, eu gostaria de te incentivar a não apenas adquirir uma cópia para você e fazer esse estudo sozinha, mas também a perguntar a Deus com quem mais você poderia fazer este estudo.

Esta é uma grande oportunidade para se fortalecerem, crescerem juntas e orar umas pelas outras enquanto buscam ao Senhor juntas.

Raquel Anderson: Para encomendar uma cópia do livro de estudos “Buscando a Deus”, visite o nosso site avivanossoscoracoes.com.

O ministério Aviva Nossos Corações é mantido por doações de ouvintes como você, que tem crescido com os estudos e tem aprendido de forma sólida a Palavra. Caso você deseje contribuir com esse ministério para que mais e mais mulheres sejam abençoadas e possam viver uma vida de liberdade,  plenitude e abundância em Cristo, visite o nosso site www.avivanossoscoracoes.com e clique na aba doações.

Se Deus decidisse te visitar hoje, você estaria preparada?

Este será o tema do último episódio da série “Quando o avivamento chega”, aqui no Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth. Aguardamos você!

O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, chamando as mulheres à liberdade, à plenitude e à abundância em Cristo.

Clique aqui para o original em inglês.