icon-newsletter

Desafio de 30 Dias: encorajamento ao marido (versão completa)

Dia 1:

Verbalize sua gratidão

Por Mindy Kroesche

 

Seu desafio:

  • Nos próximos trinta dias, não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Todo dia, pelos próximos trinta dias, incentive seu marido expressando algo que você admira ou aprecia. Diga a ele, e diga a alguém sobre ele

 

Versículo

Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.
Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.
—Provérbios 31:11–12

Devocional

Nunca esquecerei o dia que meu marido me pediu em casamento. Eu estava nas nuvens, porque esse homem que eu tanto amava tinha acabado de me pedir para ser sua esposa! Agora, vinte anos depois, ainda há dias em que me surpreendo em viver a vida com ele. Mas há também momentos de frustração, aborrecimento ou falta de entusiasmo.

Com mais de 6,6 bilhões de pessoas em nosso planeta, você já considerou a maravilha de duas pessoas optarem por unir suas vidas em casamento? De todas as mulheres do mundo, seu marido escolheu se comprometer com você. Ele achou você atraente como pessoa e apreciou você. Você já agradeceu a ele por isso?

Embora as circunstâncias em seu casamento possam ter mudado desde o dia em que você disse “sim”, é importante falar para seu marido que você está feliz por Deus ter unido vocês e que deseja ser uma bênção para ele. Certifique-se de que ele saiba que pode confiar que você está no time dele e vai apoiá-lo – não importa o quê.

Oração

Pai Celestial, quero fazer o bem ao meu marido, incentivando-o pelos próximos trinta dias. Atenue meu coração às razões pelas quais ele me escolheu. Mostre-me como expressar minha gratidão por ele e me ensina como estar ao seu lado.

Uma história encorajadora

“Estou vendo meu marido crescer quando sou especificamente positiva sobre seus dons e serviços. Estou sentindo mais harmonia – tremendamente – em nossa casa. Fico até surpresa ao ouvir meu marido verbalmente me encorajando mais. É contagiante!”

Reflita e responda

  • Você se lembra de como se sentiu quando seu marido a pediu em casamento? Como você pode recuperar esse sentimento com a rotina diária do casamento?
  • Quais são alguns dos motivos pelos quais você é agradecida pelo seu marido? Como você pode expressar essa gratidão a ele hoje?
  • Como você pode mostrar especificamente a seu marido que o apoia?

Aprofundando

Uma das melhores oportunidades para expressar gratidão é logo cedo ao acordar. Como você cumprimenta seu marido todas as manhãs? De que maneira você pode demonstrar seu amor no começo do dia?

 

Dia 2:

Busque o coração de servo de seu marido

Por Betsy Gómez

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou sobre ele para alguém.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

 

Sirvam uns aos outros mediante o amor. —Gálatas 5:1

Devocional

Uma das tendências pecaminosas de nossos corações é a falta de gratidão. Se nós negligenciamos apreciar a evidência da graça ao nosso redor (e isso se torna um hábito), lentamente começamos a tomar tudo por garantido. Uma área onde eu preciso ser mais diligente em gratidão é em apreciar o que meu marido faz pela nossa família. Eu posso me acostumar rapidamente com o envolvimento dele nas atividades domésticas ou com nossas crianças, e então perder a oportunidade de expressar o quanto é valioso seu coração de servo.

Não deixe a ingratidão cegar você para os atos de serviço do seu marido. Esteja atenta hoje para as pequenas formas que ele mostra seu amor por você e pela família de vocês. Agradeça-o e deixe-o saber o quão valioso tudo que ele faz é para você.

Oração

Senhor Jesus, te agradeço pelo meu marido. Dê-me a humildade que preciso para anunciar a evidência da Sua graça em sua vida. Abra os meus olhos para as várias formas que ele serve nossa família e aos outros, e dê-me a alegria de celebrá-las. Eu oro com esperança, sabendo que o Senhor é o maior servo.

 

Uma história encorajadora

“Eu comecei o desafio três dias atrás e já estou vendo mudança em mim e em meu marido! Na noite passada eu disse a meu marido que esse desafio me ajudou a reconhecer que ele tem um coração de servo e me desculpei por não o perceber por mim mesma. Seus olhos brilharam e um grande sorriso surgiu em seu rosto!”

Reflita e responda

  • Você frequentemente lembra ao seu marido daquilo que não tem feito na casa de vocês? Se sim, como você pode ressaltar as formas dele servir sua família ao invés de instiga-lo negativamente?
  • Como encontrar sua satisfação em Jesus tem levado você a ser grata aos outros?
  • Como você pode fazer disso um hábito para encerrar seu dia com gratidão pelo seu marido?

Aprofundando

Pense em maneiras de agradecer seu marido pelo seu coração de servo. Se você tem filhos, envolva-os nesse exercício e faça da gratidão um valor da família. Escreva a ele um agradecimento ou então agradeça-o em público, mas acima de tudo, peça a Deus para te dar um coração grato.

 

Dia 3:

Aprendendo a ter paciência com o seu marido

Por Heidi Jo Fulk

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

 

Versículo

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. ―Provérbios 16:32

Devocional

Paciência é melhor que poder? Sim. A paciência – esperar com uma boa atitude ou abster-se de criticar – pode produzir resultados mais desejáveis e edificar seu marido de maneiras que o exercício do poder nunca poderia. Você pode cultivar a paciência com seu marido, permitindo que o Espírito Santo controle suas reações e emoções em meio a uma situação frustrante, irritante ou tediosa. Esse controle do Espírito Santo é necessário para o seu coração, mente e boca.

Para a paciência momentânea de que você precisa e a espera difícil e de longo prazo que você pode suportar, a paciência pode atuar como uma pomada calmante. Então, quando seus olhos quiserem ver seu marido fazendo algo “do jeito errado” ou você quiser desistir de esperar por uma mudança, escolha paciência.

Oração

Senhor, seu poder divino nos dá tudo o que precisamos para a vida e a piedade, incluindo paciência. Eu entrego meus pensamentos e desejos egoístas a você. Peço que o Espírito Santo assuma o controle de minha mente, coração e boca, para que eu possa ter a paciência e a resistência de que preciso com meu marido. Desenvolva paciência em mim para que eu possa edificar meu marido.

Uma história encorajadora

“Antes desse desafio, meu marido estava  frio, distante e mal falava comigo. Eu não queria falar com ele, muito menos encorajá-lo, e não consegui encontrar nada sobre ele para encorajá-lo. Através desse desafio e oração, vi a atitude de meu marido mudar drasticamente em relação a mim. Ele agora faz pequenas coisas para mim e na casa, que ele raramente faria, e ele está mais aberto para mim. Nosso relacionamento cresceu tanto que me ajudou a ver a joia que tenho em meu marido e a apreciá-lo ainda mais. ”

Reflita e responda

  • Como você pode criar o hábito de assumir o melhor de seu marido antes de tirar conclusões precipitadas?
  • Que pequeno ato de paciência você pode fazer hoje, para aumentar sua paciência em circunstâncias mais difíceis?

 

Aprofundando

Ajuste sua perspectiva e suas expectativas. Seu jeito e seus desejos não são definitivos; os de  Deus sim. Procure conhecer mais Dele para que sua mente e seu coração sejam moldados por Ele. Somente Deus pode atender às necessidades mais profundas do seu coração.

 

Dia 4:

Elogie o trabalho do seu marido

Por Monica Hall

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. —Efésios 4:28

Devocional

Durante nossos mais de dezoito anos de casamento, meu marido trabalhou como um jovem pastor, um manipulador de pacotes da UPS, um plantador de igrejas, um exterminador de pragas, um pastor, um professor substituto e outros pequenos trabalhos, muitas vezes trabalhando em dois ou três deles ao mesmo tempo.

Talvez você também possa relatar algo similar, ou talvez seu marido tenha trabalhado no mesmo emprego desde que entrou no mercado de trabalho. Talvez você apenas deseje que seu marido encontre um emprego, qualquer emprego. Independentemente de sua situação, devemos procurar maneiras de encorajar nossos maridos nos seus empregos.

Os homens foram criados por Deus com o desenho ímpar levar Sua imagem. Parece que foram equipados com uma força inerente para suprir. Uma das coisas mais desencorajadoras que uma esposa pode fazer é menosprezar seu marido nessa área que está no âmago de sua masculinidade. Reclamar de suas horas ou seu salário, ou incomodá-lo a fazer mais ou melhor o arrastará para baixo. Ao invés disso, procure maneiras de edificá-lo. Agradeça-o pelo trabalho que ele faz. Se ele está desempregado, louve as qualidades que você vê nele que o fazem um bom trabalhador. Deixe-o saber que você o respeita pelo trabalho duro em qualquer contexto que você vê.

Oração

Jesus, obrigada pela maneira que você formou e dotou meu marido para o trabalho para o qual ele é hábil. Ajude-me a dar suporte em seu trabalho e elogiá-lo especificamente pelo que ele faz. Plante nele uma visão de que seus dons irão construir Seu reino e servir aos outros. Imprima nele o desejo de ser fiel com seus dons e usá-los completamente. Proteja-o do desencorajamento, estresse, desonestidade e lentidão, de forma que ele possa trazer louvor ao Seu nome.

Uma história encorajadora

“Sou casada com um não cristão, e no início foi difícil para mim pensar em coisas que eu poderia encorajar e apreciar sobre ele. Pedi a Deus que me deixasse ver meu marido com Seus olhos e, pasme, Ele o fez. Agradeço ao meu marido pelas pequenas coisas que ele faz, como tirar o lixo, pegar algo da loja no caminho para casa etc. Agora eu posso enxergar as coisas importantes que ele faz por mim, o que me faz admirá-lo ainda mais. Mesmo que seu incentivo ao seu marido comece pequeno, Deus pode transformá-lo em algo bem maior do que você pode pensar ou imaginar!”

Reflita e responda

  • Qual foi a última vez que você agradeceu seu marido por seu trabalho e pela provisão para a família?
  • Quais as qualidades que você vê em seu marido que fazem dele um bom trabalhador? Por exemplo, ele é persistente? Honesto? Confiável? Criativo? Responsável?

Aprofundando

Tenha o objetivo de agradecer a seu marido pelo trabalho dele. Se isso é uma área de frustração em seu casamento, pode ser dificultoso encontrar maneiras para encorajar seu marido. Peça a Deus para mostrar a você qualidades específicas em seu marido onde você poderá elogiá-lo honestamente.

 

Dia 5:

O que tem na sua língua

Por Sheila Dougal

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

 Versículo

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. —Efésios 4:29

Devocional

Se seu marido está fielmente seguindo a Jesus ou é um incrédulo, pode ser fácil focar o pecado e a fraqueza dele. E, em seu próprio pecado e fraqueza, também pode ser fácil usar suas palavras para derrubá-lo. Mas Cristo quer que você entenda essas tendências pecaminosas antes que elas passem de pensamentos para palavras.

Peça ao Espírito Santo que guarde sua língua. Mesmo quando é bom e correto chamar a atenção para o pecado ou erro na vida de seu marido, você pode escolher palavras que provêm de um coração humilde e que se encaixam na situação para construí-lo. Escolha mostrar a ele a mesma graça que você deseja que ele lhe mostre. No entanto, mostrar graça não significa que você acoberta ou ignora o pecado; em vez disso, você está edificando o ouvinte, mesmo quando precisa expor uma queixa.

Observe hoje os pensamentos que vêm à mente sobre seu marido. Antes de deixar as palavras saírem da sua boca, pense se o que você quer dizer vem de um desejo pecaminoso de dominá-lo ou de um desejo de edificá-lo. Lide com seu próprio pecado de orgulho primeiro. Peça a Deus humildade para falar com seu marido sobre o que está preocupando você e por sabedoria para encontrar palavras adequadas para edificá-lo.

Oração

Pai, confesso que rebaixei meu marido com minhas palavras. Peço perdão. Ajude-me a procurar momentos adequados para falar palavras que tragam graça aos ouvidos de meu marido. Ajude-me a não ignorar ou acobertar seu pecado, mas a lidar primeiro com meu próprio pecado, para que eu possa falar com meu marido com humildade e graça, de uma maneira que o edifique.

Uma história encorajadora

“No dia 17, meu marido me surpreendeu com essa afirmação. ‘Querida, eu tenho sido um homem duro e não preciso ser assim com você. Eu sei que ninguém ficaria comigo, exceto você. Você me perdoa?  Uau! Fiquei tão tocada por sua sinceridade e amor. Esse desafio não apenas mudou meu marido, mas também me mudou. Isso me ajuda a ter consciência de como devo agir em relação a ele e a ter cuidado com o que digo.”

Reflita e responda

  • O que mais te incomoda em seu marido?
  • É realmente o pecado dele que a incomoda ou apenas idiossincrasias ou diferenças de opinião?
  • Como você quer que seu marido se aproxime de você para falar sobre seu próprio pecado? Como você pode facilitar essa abordagem?

Aprofundando

Como as coisas estão indo no desafio? Mesmo que você não esteja vendo mudanças, não desista! Continue procurando maneiras de incentivar seu marido e orando para que o Senhor faça “abundantemente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20).

Passe algum tempo hoje, concentrando-se nas palavras que usa com seu marido. Se você tende a usar suas palavras para derrubá-lo, concentre-se em confessar esse pecado a Deus antes de dizer uma palavra. Só então você deve ir ao seu marido. Primeiro diga a ele o que você vê nele. Então, no momento certo, com palavras de graça, lide com suas preocupações de modo que seu marido saiba que você está do lado dele.

 

Dia 6:

Elogie seus esforços criativos

Por Erin Davis

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.             ―1 Coríntios 10:31

Devocional

Meu marido é um verdadeiro artesão. Uma fina pele de couro ou uma prancha perfeita de madeira deixam ele entusiasmado. Sua mente está sempre trabalhando dez passos à frente, considerando o que ele construirá a seguir. Eu admiro isso nele, mas admito que nem sempre.

Ele é um homem de muitos hobbies e talentos; eu não sou tanto assim.

Ele valoriza a expressão criativa, um processo muitas vezes confuso e sem fim; eu costumo priorizar sistematicamente itens marcados na minha lista de tarefas. Ele gosta de fazer tudo com perfeição; eu só quero que elas terminem.

Mas aprendi a admirar o lado criativo do meu marido, porque vejo isso como uma maneira dele portar a imagem de Deus.

Deus é infinitamente criativo. Ele pinta o nascer e o pôr do sol em milhares de cores e tons. Ele fez mais de 10.000 espécies de pássaros. Ele esculpiu montanhas gigantes em pedra e diamantes brilhantes em carbono. Sem dúvida, o processo de criação é interminável e, às vezes, confuso, mas não ficamos gratos por amar e servir um Deus criativo?

Esteja atenta ao lado criativo do seu marido. Ele esculpe, constrói ou pinta? Ele mexe em carros ou toca violão? Faça com que ele saiba que você percebe e aprecia as maneiras pelas quais ele é diferente de você nesta área e considere: O lado criativo do seu marido tem algo a ensinar sobre o caráter de Deus?

Oração

Pai Celestial, mostre-me como você equipou meu marido para refletir Seu coração criativo. Ensine-me a ser um incentivo, pois ele usa seus dons e talentos para resolver problemas, servir aos outros e promover Seu reino. Obrigado por revelar Sua criatividade através de meu marido, para sua glória!

Uma história encorajadora

“Esse desafio foi uma bênção, não apenas no meu casamento, mas para mim a nível pessoal. Meu marido tem sido muito mais sintonizado e amoroso comigo. No começo, eu não aceitei o desafio, mas esse desafio me  conscientizou da minha responsabilidade como esposa, de sempre admirar e dizer coisas boas para e sobre meu marido. Isso mudou a atmosfera da minha casa.”

Reflita e responda

  • De que maneira seu marido é criativo?
  • Você costuma incentivar ou desencorajar as tendências criativas de seu marido?

  

Aprofundando

Você reconhece e aprecia a criatividade de seu marido? Ou você o critica e menospreza seus esforços? Em vez de ser negativa, determine ser positiva. Comece o seu dia elogiando publicamente as realizações dele, para que ele ouça.

 

Dia 7:

Unidos na vida financeira

Por Kelly Needham

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça,
concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros. ―Provérbios 8:20 & 21

Devocional

O estresse financeiro é frequentemente a causa de desunião e desconfiança em nossos casamentos. Existem muitos medos e preocupações ligados ao dinheiro – ou a falta dele – que acaba se tornando uma área muito tensa  e prejudicial. Porém, esse desafio não é fortalecer nossas finanças, mas nossos casamentos. E, às vezes, para construir o segundo, precisamos deixar de lado nossos objetivos para o primeiro.

Oração

Pai, me dê forças para confiar e me submeter ao meu marido, sabendo que o Senhor cuidará da nossa família. Ensine-me a agradecer, incentivar e ajudar meu marido, em vez de criticar, reclamar e dificultar as coisas. Faça-nos unidos em nossas decisões financeiras, mesmo que isso signifique que o Senhor precise me mudar primeiro. Abençoe meu marido com um coração sábio que deseja honrá-Lo com tudo o que possuímos.

Uma história encorajadora

“Havia algumas coisas que eu queria que meu marido fizesse meses antes de iniciar o desafio. Uma era reduzir os videogames. A outra era lidar com um problema com nossas finanças. Eu não queria incomodar, então decidi deixá-los de lado,  até que o desafio terminasse. Bem, Deus definitivamente apareceu! No primeiro dia, meu marido decidiu cortar todos os videogames e guardar seu PlayStation. Ele não joga videogame há mais de um mês. E nesta semana, logo após o término do desafio, ele tomou a iniciativa de resolver nossa situação financeira por conta própria, o que é um enorme fardo que foi tirado de mim. Louvo a Deus!”

Reflita e responda

  • Você apoia ou atrapalha a estabilidade financeira de sua família?
  • Alguma de suas divergências financeiras está fundamentada na preferência pessoal? Se sim, como você pode deixar de lado suas preferências e incentivar seu marido a liderar?

Aprofundando

Seja seu marido forte ou fraco em questões financeiras, você pode fortalecer sua liderança financeira encorajando-o naquilo que ele faz bem e demonstrando graça onde ele é fraco. Pergunte como você pode melhor ajudá-lo nessa área. Decida hoje não responder com críticas e desespero da próxima vez que enfrentar uma divergência,  mas com graça e esperança.

  

Dia 8:

Plantando fidelidade

Por Monica Hall

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Mas um homem fiel, quem poderá achar? ―Provérbios 20:6

Devocional

Milhares de anos atrás, o escritor de Provérbios 20 reconheceu a fidelidade como uma qualidade rara, e não é diferente agora. Nossa cultura desculpa e até encoraja a infidelidade. Muitas vezes, um homem pode sentir que está travando uma batalha solitária para permanecer fiel ao seu casamento, ao seu Senhor e aos seus compromissos em geral.

Como esposa, você pode plantar sementes de fidelidade no coração de seu marido. Você pode ser a líder de torcida dele para continuar lutando e não desistir. Você pode ser um lugar onde ele pode recorrer para encontrar graça quando estiver lutando contra a tentação. Você pode gentilmente falar a verdade para ele quando estiver desanimado. E se ele tropeçar, você poderá recebê-lo com misericórdia e perdão quando ele se arrepender.

Você pode estar lendo isso com o coração partido pela infidelidade de seu marido. Nesse caso, por favor, procure o conselho de Deus para ajudá-la a discernir como responder biblicamente. E confie que mesmo na sua dor mais sombria, Deus permanece fiel e verdadeiro.

Outra maneira importante de incentivar seu marido à fidelidade é você mesma permanecer fiel. Que você descanse na graça de Cristo para andar em fidelidade a Ele e a seu marido.

Oração

Senhor Jesus, cultive dentro de meu marido um coração fiel, que anseia por bater com integridade e fluir com amor sacrificial. Mostre-me como posso plantar sementes de fidelidade através de minhas ações e atitudes em relação a meu marido, e me ajude a esperar Sua colheita em seu coração.

Uma história encorajadora

“Antes deste desafio, tínhamos um casamento ‘rochoso’; estava muito ruim. Houve gritos e xingamentos e brigávamos constantemente por coisas pequenas e bobas. Em apenas dois dias, vejo que estamos reacendendo o relacionamento que tínhamos antes de todo o lixo que permitimos entre nós.”

Reflita e responda

  • Em que maneiras você vê a fidelidade evidente em seu marido?
  • Você demonstra fidelidade em sua própria vida? Você é uma mulher de palavra?

Aprofundando

Comece a observar evidências de fidelidade em seu marido e aponte-as especificamente quando as ver. Deixe que ele saiba o quanto você aprecia a integridade e a fidelidade dele. Escreva uma carta para ele agradecendo a sua fidelidade a você, mesmo vivendo numa cultura infiel.

 

Dia 9:

Tire um tempo para ouvir

Por Betsy Gómez

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. ―Tiago 1:19

Devocional

Quando meu marido participou de uma aula sobre aconselhamento bíblico, uma das tarefas era que nós fossemos a uma sessão de terapia com o seu professor. O propósito era que ele se tornasse o terapeuta/conselheiro naquela sessão e assim aprendesse o processo. Tudo estava indo bem … até o final. Naquele momento, o terapeuta/conselheiro olhou me nos olhos e disse, “você já notou que você não deixa este homem falar?” Eu travei, e meu marido disse (com a melhor das intenções), “Mas eu nem percebo” O terapeuta/conselheiro respondeu, “ Ai e que está o problema”.

Naquele momento eu percebi que não estava sendo intencional em cultivar o silencio como uma demonstração de amor pelo meu marido. Algo que parecia muito simples mas que requer um arrependimento sincero, porque uma boca que fala demais pode ser a prova de um coração cheio de orgulho. De agora em diante, todo dia é uma nova oportunidade para amar meu marido através do silencio e com um coração aberto para ouvi-lo.

Neste dia, peça para o Senhor te mostrar se tem algum pecado oculto pelo qual você precisa se arrepender. Renuncie a sua vontade de falar, e ofereça silencio e atenção ao seu marido como uma expressão de amor por ele.

Oração

Senhor Jesus, abra meu ouvidos para que eu possa ouvir o meu marido com o coração aberto. Ensina-me buscar seu coração pacientemente, sondando-o com perguntas sábias. Faça com que meu coração se desperte em curiosidade para aqueles tesouros escondidos no coração e na alma dele. Me ajude a honrar aquilo que ele compartilha comigo e que eu nunca use como munição contra ele.

Uma história encorajadora

“Este desafio foi uma benção e me abriu os olhos e o coração para áreas do meu casamento onde havia grande necessidade de melhora. Não foi muito fácil, e encontrei muitos desafios diante de mim porque sou muito mandona! Existe uma razão pela qual eu tenho dois ouvidos e apenas uma boca, sendo assim tenho ficado quieta e ouço mais antes de falar.  Tenho dado oportunidade ao Espírito Santo para que ele tenha controle sobre a minha tagarelice”.

Reflita e responda

  • Pergunte ao seu marido sobre algo do interesse dele e preste bem atenção às suas repostas
  • Pergunte a ele de que maneira você poderia melhor servi-lo. (não tente se desculpar ou se justificar, apenas o escute)

Aprofundando

Dê ao seu marido o presente de sua atenção e seu silencio. Seja cuidadosa para não o bombardear com mil perguntas para que ele seja obrigado a falar. Seja dedicada ao expressar seu interesse e amor. Seja intencional em deixá-lo falar primeiro nos ambientes sociais e evite contradizê-lo em público. Lembre se que suas palavras não provam o seu valor.

 

Dia 10:

Lembre-se: você o escolheu

Por Mindy Kroesche

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! ―Cantares 1:16

 

Devocional

Uma das coisas que me atraiu ao meu marido foi seu senso de humor. Eu admirava como ele podia rir de si mesmo e como muitas vezes achávamos engraçadas as mesmas piadas. No início, também notei o  amor e respeito que ele tem por sua família e seu desejo de honrar a Deus com suas palavras e ações.

Essas coisas ainda são verdades sobre o meu marido. Mas em 20 anos de casamento, eu não expresso minha gratidão como nos primeiros dias. Quando foi a última vez que lhe disse o quanto admiro sua devoção ao Senhor? Honestamente, não me lembro.

Seja sobre as características que nos atraíram para esses homens ou, as coisas que aprendemos a apreciar com o tempo, precisamos dizer que os admiramos em voz alta. Nossos maridos precisam saber que nós os valorizamos e os amamos. Eles precisam perceber o quanto eles são especiais para nós e que buscamos uma relação mais profunda com eles.

Hoje, pergunte a si mesmo, o que eu aprecio no meu marido? Como posso demonstrar minha admiração por ele? Em seguida, diga a ele!

Oração

Jesus, confesso que muitas vezes é mais fácil criticar do que admirar. Por favor, primeiramente me faça lembrar das razões pelas quais escolhi meu marido e me mostre em detalhes características dele que não enxergo ainda. Ajude-me a expressar palavras de admiração e renove em mim um profundo e intenso amor pelo meu marido.

Uma história encorajadora

“Deus usou esse desafio para transformar meu marido e meu relacionamento. Cada dia foi extremamente útil. Porém, no dia 10, o Senhor realmente falou comigo. Enquanto fazia o exercício “Aprofundando”, o Senhor me mostrou que eu estava focando tanto nas imperfeições do meu marido que eu esqueci o que Deus originalmente queria que ele fosse: um presente maravilhoso e generoso. Eu não estava valorizando esse presente e isso estava destruindo nosso casamento. Depois desse estudo, não acredito como nosso casamento mudou. Não só meu marido está se sentindo mais amado e admirado, mas no fundo do meu coração eu sinto amor e admiração por ele, também.”

Reflita e responda

  • Quais são algumas características que te chamaram a atenção no seu marido antes de se casarem?
  • Quais são as três coisas que você aprecia no seu marido agora?
  • Qual é uma maneira prática de demostrar apreciação e admiração ao seu marido?

Aprofundando

Pense nas coisas que te chamaram atenção no o seu marido no início do relacionamento. Era o senso de humor dele? Seus olhos gentis? Seu amor pelo Senhor? Então escreva uma carta de amor dizendo-lhe todas as coisas que você aprecia e admira sobre ele, e deixe-a em seu travesseiro, na mesa do café da manhã, ou em outro lugar que você tenha certeza de que ele irá encontrar.

 

Dia 11:

O poder do respeito

Por Leslie Bennett

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.
  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor. ―Efésios 5:22

Devocional

Algumas surpresas são agradáveis; outras simplesmente não são.

Do nada, meu marido previsível jogou um balde de água fria em nosso plano de aposentadoria. Recentemente havíamos reduzido o tamanho da nossa casa quando ele me pegou de surpresa sugerindo que nos mudássemos mais uma vez para outra cidade a 160 quilômetros de distância. Chocada e magoada, eu me recusei a ouvir o sonho dele quando a perspectiva de outra mudança se transformou em um ponto de discórdia em nosso casamento. Depois de meses teimosamente resistindo à sua liderança, o Senhor me lembrou da verdade encontrada em Efésios 5:22: Resistir a meu marido é o mesmo que resistir a Ele.

Mostrar respeito aos nossos maridos inclui submeter-se à sua autoridade: “Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.”(Efésios 5:23) Submeter-se à liderança de nosso marido quando concordarmos é uma tarefa alegre; quando preferimos outra maneira ou acreditamos que uma maneira diferente é mais sábia, é difícil. Mas olhe através das lentes do evangelho. É uma oportunidade gloriosa de refletir a maneira como Jesus, o Filho, submeteu-se a Deus, seu Pai. Uma esposa demonstra o coração de Jesus – Seu amor, sacrifício e humildade – quando ela respeita de boa vontade o seu marido.

Oração

Pai, perdoe-me pelas vezes em que eu minei Seu padrão para o casamento, desrespeitando ao meu marido. Senhor, preciso da Sua ajuda para honrá-lo como uma maneira de honrar ao Senhor. Dá-me a humildade de Cristo, que inclinou a cabeça para o Pai. Transforme nosso casamento em uma imagem vibrante do evangelho – Seu relacionamento com Sua Noiva, a Igreja.

Uma história encorajadora

“Orar por meu marido levou meu casamento a outro nível de contentamento. Estávamos casados ​​há três anos e éramos muito infelizes. No começo do casamento nós dois éramos cristãos, mas ambos fracos em nosso tempo devocional diário. Comecei a me ressentir dele, porque ele deveria ser o líder espiritual do nosso lar. Enquanto eu orava por ele e tentava encorajá-lo, ele começou a crescer e a ter um desejo de buscar a Palavra. Tanto é que ele sentiu minhas orações e, não sabendo que eu estava fazendo esse desafio, me agradeceu por orar por ele. Sinceramente, acredito que isso salvou nosso casamento.”

Reflita e responda

  • Faça uma lista das características que você admira em seu marido.
  • Encontre oportunidades para afirmar verbalmente esses traços positivos a ele.
  • Peça a Deus que revele todas as áreas em que você está resistindo à liderança de seu marido e depois busque perdão – primeiro de Deus e depois de seu marido.

Aprofundando

Reserve um tempo hoje para ouvir seu marido e afirmar sua liderança. Procure a opinião dele sobre decisões e desafios que você está enfrentando. Faça com que ele saiba que você respeita suas opiniões, sua sabedoria, seu apoio e amor como parceiro amado. Dê um passo ousado – da próxima vez em que estiver em público com seu marido, encontre algo que possa elogiá-lo enquanto as pessoas ao seu redor estão ouvindo.

 

Dia 12:

Análise do coração

Por Mindy Kroesche

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. ―Efésios 4:2

Devocional

Levante a mão se você já começou um novo programa de exercícios e subconscientemente esperou ver resultados em apenas alguns dias. (Ou talvez depois de um único exercício).

Enquanto eu levanto a minha mão, percebo que não faz nenhum sentido. Eu sei na minha cabeça que uma mudança verdadeira leva tempo e mesmo assim eu ainda acho que vou ver os resultados na mesma hora.

Talvez você esteja assim hoje, nesse desafio de 30 dias. Tem sido difícil para você encorajar o seu marido? Tem sido difícil segurar a crítica e trocá-la por palavras de apreciação? Talvez, você esteja pensando, “Eu tenho investido tanto no meu casamento e nada parece ter mudado!”

Vamos usar o nosso dia de hoje para sondar o nosso coração! Talvez, você esteja fazendo exatamente tudo da forma certa, mas o problema pode estar relacionado com as suas expectativas. Assim como eu espero secretamente que o peso na minha balança despenque assim que eu terminar a minha aula de aeróbica, você pode estar esperando muito em pouco tempo.

Então, tenha um tempo de oração, pedindo para Deus te mostrar se você tem tido qualquer expectativa que não seja real ou razoável sobre seu marido. E o mais importante, não desista, pois “no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. (Gálatas 6:9)

Oração

Senhor, sonda o meu coração e me mostre se eu tenho cobrado mais do que eu devo do meu marido. Me ajuda a levar até o Senhor as minhas necessidades não supridas e me ensina a confiar que o Senhor vai trabalhar no meu casamento – tanto no coração do meu marido como também no meu. Me ajuda a continuar fazendo o bem para que eu possa colher a Tua colheita de bênçãos.

Uma história encorajadora

“Esse desafio foi mais maravilhoso e difícil do que achei que poderia ser. Eu achava que era uma esposa encorajadora; mas eu descobri que eu não era. Na verdade, foi humilhante para mim continuar encorajando meu marido por 30 dias! Deus, em Sua grande misericórdia, revelou o meu coração orgulhoso e a minha necessidade de arrependimento contínuo. Eu desejo continuar nessa jornada, fazendo isso a cada momento até que encorajar meu marido se torne um hábito para mim. A resposta do meu marido diante de todo esse encorajamento? Apenas positiva. Ele se tornou mais atencioso e amoroso, e tem até me escutado mais.”

Reflita e responda

  • Quais expectativas irreais você tem colocado sobre seu marido?
  • Como você pode abrir mão dessas expectativas e olhar para o seu marido com um olhar que concede graça?

Aprofundando

Separe um tempo para escrever quaisquer mudanças que você tenha percebido até agora durante esse desafio, mesmo que sejam mudanças muito pequenas. Podem ser mudanças no seu marido ou em você mesma. Então, verbalmente agradeça ao seu marido pelas coisas que ele faz no seu casamento e o liberte de quaisquer exigências excessivas que o Senhor tem mostrado para você.

 

Dia 13:

Não aceite um casamento sem paixão

Por Kelly Needham

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Eu pertenço ao meu amado, e ele me deseja. ―Cantares 7:10

Devocional

Uma ótima vida sexual exige muito trabalho; isso não acontece naturalmente. Portanto, não é surpreendente que muitos casais encontrem tensão e mágoa no quarto, em vez de refrigério e alegria. Mas Deus pretendia que a intimidade conjugal fosse uma expressão vibrante e regular do amor. Sexo é ideia de Deus, Seu bom presente para o nosso casamento. Portanto, não aceite um casamento sem paixão. Comece a orar hoje para que Deus os ajude a aproveitar esse presente e para que Ele mostre o que está no caminho do prazer.

A negatividade – em relação a nossos maridos ou a nós mesmas – mata a intimidade. Comece a lutar pela paixão regando seu marido com incentivos. Comunique com palavras e ações que você gosta de estar com ele. Não o afaste quando ele procurar por você, mas seja grata por ele desejá-la. Fale para ele sobre as coisas que você gosta nele como amante.

Seja específica, e lute pela paixão, deixando de lado seus pensamentos negativos em relação a si mesma – sejam inseguranças sobre seu corpo, sua personalidade ou qualquer outra coisa. Lembre-se de que a maioria dos maridos genuinamente anseia por ter intimidade com suas esposas. O desejo dele é por você. Então, confie no amor dele.

Para algumas, pode acontecer de você estar mais interessada em sexo do que seu marido. Não desanime com esta situação difícil! Saiba que Deus vê a sua situação e se importa. Peça a Deus por sabedoria e unidade nesta área e procure outras maneiras de ter tempo de qualidade e contato físico juntos. Seja uma boa ouvinte e não leve nada para o lado pessoal. As coisas provavelmente não vão mudar da noite para o dia, mas continue regando seu marido com incentivos e orando por ele diariamente. Sempre há esperança para quem confia em Deus.

Oração

Senhor Jesus, não importa como eu tenha sofrido no passado, não quero me contentar com um casamento sem paixão. Livra-me de pensamentos errados e cura-me dos pecados e da vergonha do passado. Faz crescer em mim um grande desejo por meu marido e a confiança em procurar por ele e acolhê-lo quando ele me procurar. Dá-me sabedoria sobre como encorajar meu marido nesta área – e também anima o meu coração!

Uma história encorajadora

“Comecei esse desafio por desespero, e agora posso dizer honestamente que meu marido e eu estamos experimentando verdadeira amizade, amor e respeito um pelo outro – estamos até nos divertindo! E temos uma vida íntima significativamente melhor juntos, algo que pensei que tinha acabado pelo resto da minha vida. Esse desafio é apenas mais um exemplo de que quando me disponho, Deus muda meu coração e minha vida”.

Reflita e responda

  • De que forma você pode reafirmar seu marido como um amante hoje?
  • Que padrões de pensamento não estão alinhados com a Verdade nesta área de sua vida?
  • Pense em uma maneira de ter um tempo de qualidade com seu marido hoje?

Aprofundando

Se você frequentemente interrompe os avanços sexuais de seu marido, peça que Deus te mostre por que você faz isso. Seria por conta de seus hábitos de trabalho? Seus hábitos como mãe? Uma relutância em arranjar tempo para encontros noturnos? Você pode pedir desculpas ao seu marido por qualquer desencorajamento que sua rejeição possa ter causado. Encontre uma maneira de demonstrar seu desejo por seu marido hoje, talvez com uma mensagem romântica ou um longo beijo assim que ele chegar em casa. Vocês dois estão sujeitos a tropeços em seus passos em direção a um casamento apaixonado, portanto, esteja preparada para conceder graça em casos de deslizes e erros.

 

Dia 14:

Um homem íntegro

Por Heidi Jo Fulk

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

 

Versículo

O homem justo leva uma vida íntegra. ―Provérbios 20:7

Devocional

Viver na integridade é desafiador. Ter as expectativas certas sobre o mundo pode nos preparar para nos mantermos fortes. Paulo descreve o que podemos esperar em 2 Timóteo 3:2-5:

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder.

Em uma cultura que é preenchida com todos esses pecados, de que maneira seu marido se destaca?

Ele é honesto e justo com as pessoas? Ele mostra honra com suas palavras e ações em seu lar, comunidade e igreja? De que maneira ele serve à sua família e a outras pessoas? Ele é genuíno em sua fé? Considere todas as maneiras pelas quais um homem pode demonstrar integridade e elogie seu marido por um desses atributos que ele exibe.

Ao continuar no Desafio de Incentivo ao Marido de 30 dias, decida procurar maneiras pelas quais seu marido se opõe à cultura com integridade.

Oração

Pai Celestial, o Senhor poderia fazer com que meu marido aja com justiça, ame a misericórdia e ande humildemente contigo? Que ele esteja ciente dos pontos fracos ao redor de sua mente e coração. Mostre a ele como andar em integridade, fortalecendo sua determinação por meio da oração, Sua Palavra e responsabilidade. Proteja-o do mal. Mostre-me como elogiá-lo e incentive-o a permanecer forte em suas ações.

Uma história encorajadora

“Meu marido não anda com o Senhor e estamos passando por um período extremamente difícil. Eu estava perdendo minha alegria no casamento e minha confiança básica em sua integridade. Esse desafio foi uma bênção enviada por Deus. Diariamente, eu fui encorajada, principalmente pelas Escrituras que conhecia, mas não confiava. Eu dei aos problemas o poder sobre a minha vida. O desafio me ajudou a colocar Deus de volta no controle. Estou muito mais calma, apreciando mais meu marido. Ele tem respondido ao meu reencontro de alegria e encorajamento.”

Reflita e responda

  • De que maneira a integridade de seu marido protege você ou seu casamento?
  • Você vê o impacto da integridade do seu marido nos amigos ou em seus filhos?

Aprofundando

Ore regularmente pela integridade de seu marido, para que ele seja sensível ao Espírito de todas as maneiras. Quando tiver a oportunidade, conforme apropriado, compartilhe exemplos da honestidade e integridade do seu marido com os outros. Em particular, se você tem filhos, fale sobre a integridade dele para eles. Suas orações e palavras servirão para fortalecê-lo.

 

Dia 15:

Sua busca por Deus

Por Monica Hall

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ―2 Pedro 3:18

Devocional

Incentivar seu marido a buscar a Deus é incrivelmente importante. No entanto, é preciso discernimento e humildade para fazer isso de uma maneira que não ultrapasse o seu papel de esposa. Como você pode incentivar sem liderar?

Uma maneira é perguntar como você pode orar por ele. Pedir que ele compartilhe motivos de oração específicos mostra que você se importa com o que é importante para ele, e isso pode incentivá-lo em suas próprias orações. Se você tiver dúvidas sobre as Escrituras, peça ajuda a ele, em vez de usar um site ou guia de estudo. Mostre a ele que você valoriza seus pensamentos em assuntos espirituais.

Em algumas ocasiões, eu costumava dizer a meu esposo o que eu gostaria que ele fizesse para me liderar espiritualmente, o que na realidade eu estava dizendo era que ele não estava correspondendo as minhas expectativas nessa área. Eu pensei que estava ajudando, dando sugestões. Em vez disso, eu estava fazendo exatamente o contrário. Se seu esposo não está buscando a Deus ou liderando espiritualmente o seu lar, volte-se para o Senhor e confie Nele para trabalhar no coração do seu esposo. Pode ser difícil segurar a língua, mas se você orar diligentemente, incentivá-lo nos primeiros passos e se abster de sugestões “úteis”, honrará o Senhor e evitará desencorajá-lo.

Oração

Senhor Jesus, mais do que qualquer outra coisa no meu casamento, eu desejo que meu esposo tenha um relacionamento frutífero e crescente com o Senhor. Concede a ele o desejo de conhecê-lo e honrá-lo em todas as áreas da sua vida. Perdoe-me pelas maneiras pelas quais critiquei sua fé em vez de encorajá-lo a buscá-lo. Obrigado por amá-lo mais do que eu e por querer ter um relacionamento com ele.

Uma história encorajadora

“Sou cristã há mais de vinte anos, mas meu esposo não compartilha a mesma caminhada. Muitas vezes eu pedi para ele fazer estudos bíblicos comigo e ele sempre rejeitou os meus pedidos, então eu sei que ele possui um conhecimento das Escrituras. Hoje de manhã, acordei e ele apenas olhou para mim, acariciou meu rosto com tanta delicadeza e começou a citar Provérbios 31 – quão preciosa sou para ele, como sempre trabalhei com ele e o amei independente das circunstâncias, como sempre ajudei com as finanças, etc. Meu esposo nunca foi tão verbal comigo antes sobre seus sentimentos. Acredito que isso aconteceu porque ouvi o seu desafio e o aceitei, e o Senhor trabalhou em mim. Ele me mudou e mudou minha atitude.

Reflexão e resposta

  • Você tem encorajado seu marido a caminhar com Deus ou está tentando liderá-lo espiritualmente sendo insistente?
  • Você está sendo fiel em sua própria busca a Deus?

Aprofundando

Você se lembra como era seu esposo quando vocês se conheceram a primeira vez? Houve crescimento? Se sim, aponte isso para ele. Ele pode não perceber o quanto Deus tem feito. Se você honestamente não vê crescimento, continue orando e confiando e procure maneiras de incentivá-lo em relação às coisas espirituais de uma maneira que não seja irritante ou crítica.

 

Dia 16:

Seu companheiro de vida

Por Sheila Dougal

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.” ―Gênesis 2:18

 

Devocional

Solidão é um problema, um grande problema. Um estudo descobriu que metade de todos os americanos se sente sozinho. Mas Deus tinha um plano para combater a solidão desde o começo: um para o outro. No casamento, esse remédio “um para o outro” é um homem e uma mulher tão entrelaçados em suas vidas que são um aos olhos de Deus.

Mas como pecadores é fácil focar em como nossos maridos não são o companheiro que desejamos. Quando achar difícil ver seu marido como um querido companheiro, pare de olhá-lo e comece a ver o que Cristo fez por você. Então use a misericórdia que você experimentou e encontre uma maneira de mostrar ao seu marido a amizade que você deseja.

Meu marido trabalha muito em projetos. Ele lhe diria que é viciado em trabalho. E pode ficar fácil para mim focar na companhia que nos falta. Mas eu descobri que, com uma dieta constante da Palavra de Deus, oração e lembrando-me do amor de Cristo por mim, posso ir até meu marido no meio de seus projetos, colocar minha mão em seu ombro, descontraí-lo com uma pequena conversa e oferecer algo para comer ou beber, e isso me ajudará a lembrar que este homem é apenas um homem. Como eu, ele falha em ser o companheiro ideal. Mas, com misericórdia, podemos caminhar juntos por essa vida difícil.

Oração

Pai Celestial, perdoe-me pela tendência de me concentrar nas fraquezas do meu marido, em vez de ser a confidente e amiga em que ele pode se apoiar para obter ajuda e encorajamento. Fortaleça nossa conexão única como marido e mulher e me ajude a descobrir maneiras de aprofundar nosso relacionamento.

Uma história encorajadora

“Esse desafio afetou meu casamento “bom” de uma grande forma em apenas sete dias. Vi um enorme salto de felicidade em meu marido ao vê-lo sorrir e voltar para casa com uma esposa que mostra seu apreço. Eu sempre apreciei meu marido, mas não de uma maneira que fosse perceptível para todos ao redor. Através desse desafio, vi uma reviravolta no romance em meu casamento e trouxe felicidade ao meu marido muito estressado. Esta foi realmente uma resposta para minhas orações.”

Reflita e responda

  • Durante os períodos solitários do seu casamento, como você pode encontrar conforto em Cristo?
  • De que maneira você pode encontrar seu marido onde ele está, a fim de aprofundar a conexão de vocês?

Aprofundando

Siga seu marido como seu companheiro de vida. Compartilhe pequenas coisas e grandes novidades com ele primeiro. Planeje um tempo juntos, seja em um passeio ou sozinho em casa, ou junte-se a ele nas atividades de que ele gosta. Afirme o modo como ele é seu melhor amigo e como você está feliz por Deus ter lhe dado como seu companheiro de vida.

 

Dia 17:

A sabedoria no lar edifica

Por Betsy Gómez

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. ―Provérbios 9:10

Devocional

Como mulheres, estamos edificando ou derrubando nosso lar. O desfecho é determinado por escolhermos sabedoria ao invés da insensatez (Provérbios 14:1). Em teoria, ninguém quer danificar sua família, mas na vida real é tão fácil conformar nossos pensamentos e desejos a insensatez mundana.

A verdadeira sabedoria só é encontrada na Palavra de Deus e flui do temor ao Senhor (Provérbios 9:10). Tiago 3:17 diz que “[esse tipo de]sabedoria é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e bons frutos, imparcial e sincera.” Toda vez que leio essa passagem eu me sinto uma forte convicção em meu coração sobre minha necessidade de crescer na sabedoria divina. A boa notícia é que há esperança, porque Deus nos prometeu dar sabedoria para aquele que falta e pede por ela com fé.

Sem dúvida, nosso marido é uma das primeiras pessoas que se beneficiará com sabedoria divina. Ele será grato se nossa maneira de viver é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e bons frutos, imparcial e sincera. Você não quer viver dessa maneira? Eu sei que quer. Então vamos correr para a fonte de sabedoria!

Oração

Deus, eu corro a Ti, confessando que tenho sido insensata de várias formas. Dê-me sede por Sua palavra então eu poderei discernir os padrões mundanos que eu me conformei. Encha meu coração com admiração e temor a ti e ajude-me com esse preenchimento para ficar evidente no meu relacionamento com meu marido.

Uma história encorajadora

“Tem sido maravilhoso como a ocasião perfeita para encorajar meu marido tem surgido a cada dia. Ele esteve na defensiva comigo nos últimos anos, mas hoje quando estávamos trabalhamos juntos e eu perguntei algo, ele respondeu-me como se fosse uma questão simples.

Ocorreu-me que ele estava respondendo como se estivesse começando a confiar em mim novamente. Vocês tem me dado o treinamento e encorajamento que eu preciso para ser o tipo de esposa que meu marido precisa.”

Reflita e responda

  • A forma que você interage com seu marido tem sido similar a Tiago 3:14 ou Tiago 3:17?
  • Você já tratou seu marido de forma insensata?
  • Você ousaria confessar um erro e pedir perdão?

  

Aprofundando

Lembre-se a sabedoria divina de uma mulher mostra-se através de como ela conduz suas ações e seu discurso. Seja intencional em edificar seu esposo com um serviço sábio semelhante a Cristo.

 

Dia 18:

 

Mostre seu lado divertido

Por Erin Davis

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

O coração bem disposto é remédio eficiente. ―Provérbios 17:22

Devocional

A idade e a responsabilidade tendem a diminuir nosso lado divertido. Quem tem tempo para se divertir quando há sempre muito o que fazer?

E, no entanto, nossos relacionamentos com nossos maridos têm o potencial de serem válvulas de escape que liberam parte do estresse acumulado da vida diária. O casamento pode (e deve!) ser divertido. Considere:

  • A maioria das conversas com seu marido é séria e centrada nas tarefas?
  • Você frustra as tentativas de brincadeira de seu marido com olhos revirados ou palavras afiadas?
  • Para os pais, você incentiva ou desencoraja o lado brincalhão de seu marido com seus filhos?
  • O que impede você simplesmente de desfrutar do seu marido?

Ouça o convite encontrado nas Escrituras: “Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol.” (Eclesiastes. 9: 9).

Faça mais do que simplesmente fazer parceria com seu marido no trabalho que lhe foi atribuído. Aprecie-o! Preste atenção na evidência de seu lado brincalhão e jogue junto. Procure oportunidades para aproveitar a vida juntos com mais frequência por meio de jogos, hobbies ou experiências. O que você pode fazer hoje para começar a se divertir?

Oração

Senhor Jesus, tantas vezes a pressão da vida leva vantagem sobre mim e eu levo tudo tão a sério. Ajude-me a me alegrar com a vida, a ser rápida em rir e encontrar humor. Aumente nossa alegria e faça do casamento um lugar onde nos divertimos e rimos juntos.

Uma história encorajadora

“Aceitei o Desafio de Incentivo ao Marido de 30 dias. Funcionou e ainda está funcionando. Foi uma reviravolta imediata para nós dois. Nós estamos melhores do que temos sido há muito tempo. É maravilhoso apreciar meu marido e rir com ele novamente. Mesmo quando chegamos em alguns pontos difíceis, conseguimos transformá-los rapidamente. Agradeço a Deus por abrir meus ouvidos no momento em que você estava falando sobre isso no rádio. ”

Reflita e responda

  • Quem tende a ser mais sério, você ou seu marido? Quem tende a ser mais brincalhão?
  • Como você pode apreciar as diferenças de temperamento nessa área?

  

Aprofundando

Faça algo divertido. Pense em algo para alegrar você e seu marido. Pegue uma pipa, dê um passeio de bicicleta, assista a um filme engraçado, faça caretas – faça o que você puder fazer para desfrutar seu marido hoje.

 

Dia 19

Maravilhosamente formado

Por Mindy Kroesche

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

O meu amado tem a pele bronzeada; ele se destaca entre dez mil.
Cânticos 5:10

Devocional

A primeira vez que vi meu marido, pensei: Uau, ele é alto!  Medindo 1,95m de altura, ele tende a se destacar na maioria das multidões. Enquanto eu sou atraída por suas pernas longas, também adoro como a altura dele me faz sentir feminina e protegida. E eu, com meu 1,60m, me sinto feliz em ter alguém para me ajudar a alcançar os armários altos!

Outras características físicas que aprecio em meu marido incluem seus brilhantes olhos azuis, seu sorriso largo e fácil, seu rosto sincero e seus cabelos grossos e ondulados. E quando faço questão de dizer a ele como o acho fisicamente atraente, posso ver seus olhos brilharem, seu sorriso ficar mais largo e sua estatura aumentar para quase 1,98m!

Quando compartilhamos com nossos cônjuges o que apreciamos fisicamente sobre eles, isso aumenta sua confiança e os ajuda a se sentirem mais próximos de nós. Mas o oposto também é verdadeiro. Quase nada é tão devastador para um homem quanto a crença de que sua esposa não o acha atraente. E se você alguma vez criticar o corpo dele, essas palavras nunca poderão ser retiradas.

Então, reserve um tempo hoje para elogiar as características físicas de seu marido. Diga a ele que você está feliz por Deus ter feito seus braços fortes, seus ombros largos, seu peito cabeludo ou o que quer que seja nele que te atrai. Faça com que ele saiba que você o acha atraente e que está feliz por ele ser teu homem.

Oração

Senhor, obrigado por como você fez meu marido. Tu és quem o formou e criou para ser único. Ajude-me a apreciar a beleza da forma física do meu marido de novas maneiras. Perdoe-me por todos os momentos em que fui crítica e pelas maneiras em que alinhei minhas expectativas em relação à aparência física com o padrão cultural atual. Ajude-me a ser criativa em deixar meu marido saber que sou atraída por ele e que esse conhecimento aumente sua confiança e fortaleça nosso casamento.

Uma história encorajadora

“Não me lembro como encontrei esse desafio, mas sei que foi por desespero, pois estava me tornando cada vez mais negativa e podia ver como isso estava lentamente corroendo o nosso casamento. É apenas o dia 13, mas meu coração está mudando e estou me apaixonando novamente por meu marido. Ele não sabe que estou fazendo isso, mas ele está amando como o trato agora e, pouco a pouco, em troca, estou recebendo o mesmo. Esse desafio me ajudou pessoalmente e em nosso casamento a refletir o que Deus pretendia para nós no começo. ”

Reflita e responda

  • Quais características físicas você admira no seu marido? De que maneiras Deus o fez único?
  • Quais são algumas maneiras criativas de comunicar ao seu marido que você o considera fisicamente atraente? Se você estiver passando por um período difícil nessa área, peça a Deus para aumentar sua atração por seu marido. Talvez você pode começar expressando sua admiração pelos seus olhos, seu sorriso etc.

Aprofundando

Leia a descrição de uma esposa sobre seu amado em Cânticos 5: 10–16. Assim como essa mulher fez pelo marido, reserve um tempo para examinar o corpo do marido, da ponta dos pés à cabeça careca ou cabeluda, e agradecer a Deus que o seu marido é “maravilhosamente feito”. Em seguida, flerte com ele, enviando uma mensagem de texto ou deixando um bilhete expressando teu amor e atração por ele ou diga verbalmente como você o acha atraente.

 

Dia 20:

Hora de arrancar aquelas raízes amargas

Por Erin Davis

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. ―Efésios 4:32

 

Devocional

Se você não está disposta a perdoar seu marido, você vai achar difícil encorajá-lo. Nestes 30 dias de desafio, é possível que o Senhor te mostrou algumas áreas em que as mágoas estão contaminando seu relacionamento. Agora é o momento de lidar com quaisquer atitudes que você não ainda perdoou. Perdoe seu marido, não porque ele não tenha te magoado, ou porque ele nem te pediu desculpas, ou se quer mudou. Perdoe seu marido porque Deus perdoou você.

Hebreus 12:15 diz, “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.”

A mágoa  no casamento produzirá uma colheita de grande impacto em muitas áreas: seu marido, seus filhos, sua igreja e a sua comunidade. Convide Deus para cuidar do solo do seu coração nestas áreas, expresse o seu desejo de ver todas estas sementes de mágoa removidas da sua vida.

O seu marido é um homem que perdoa facilmente?  Ele mantém uma conta curta dos seus problemas? Expresse sua gratidão. O seu marido parece guardar rancor contra você? Se sim, será que você não  precisa pedir perdão por alguma coisa que o tenha ofendido?

Não importa como o seu marido controla o coração dele, você é chamada para se libertar das suas raízes de amargura. Peça ao Senhor para remover toda amargura do seu casamento para que você seja livre para se relacionar com o seu marido e com os outros a sua volta.

Oração

Pai altíssimo, eu pequei contra ti por ter julgado e me ressentindo com o meu marido. Perdoa-me por ser tão mesquinha com o perdão quando o senhor tem sido tão generoso comigo. Enche-me com amor e compaixão para com o meu marido.

 

Uma história encorajadora

Faz uns dois meses que eu e o meu marido começamos a ter problemas de comunicação. E isto foi nos levando a uma direção que nenhum dos dois desejavam – raiva, mágoas, ressentimento, descontentamento, desconexão. Eu li sobre este desafio há alguns meses, mas nunca tinha me empenhando para realmente segui-lo. Ha 14 dias atrás eu finalmente resolvi fazer este desafio e deixe-me te dizer, eu vi uma mudança radical! Nós estamos nos comunicando melhor em relação aos nossos problemas e começando a ver nossos conflitos se resolverem.

 

 Reflita e responda

  • Você consegue pensar em momentos em que sua mágoa com seu marido impactou outras pessoas fora do seu casamento?
  • De que maneira a magoa está impedindo a sua liberdade?

Aprofundando

Comece a cavar. Peça ao senhor para mostrar as raízes de amargura no seu coração. Faça uma relação delas, peça a Deus para te perdoar pelo seu ressentimento. E depois faça uma escolha consciente de perdoar o seu marido em resposta ao extravagante perdão que o senhor te concedeu.

 

Dia 21:

Vivendo para o reino

Por Heidi Jo Fulk

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. ―Mateus 6:33

Devocional

Se estamos vivendo à luz da eternidade, tudo que pensamos, fazemos ou dizemos é visto de uma perspectiva eterna. Apenas duas coisas irão para a eternidade: a Palavra de Deus e as pessoas. Certifique-se de que você esteja focando nas coisas certas – mesmo em seu casamento.

Seu marido tem uma perspectiva eterna que lhe permite rejeitar prazeres momentâneos, materialismo e valores temporais? Ele busca a glória de Deus ao invés da sua? Expresse a sua gratidão ao sistema de valores do seu marido e por ele colocar o Reino de Deus e as coisas eternas antes das coisas deste mundo.

Se esta é uma área problemática para ele, considere como você pode mudar o seu sistema de valores e mostrar para ele uma vida que vive para a eternidade, o encorajando a fazer o mesmo. Determine hoje que as suas palavras serão para edificá-lo e encorajá-lo a viver para o Reino de Deus.

Oração

Jesus, eu quero investir sabiamente em coisas eternas. Nos ajude como casal a enxergarmos onde precisamos ajustar nossos pensamentos e prioridades. Então, nos permita investir no trabalho e nos relacionamentos que o Senhor tem para nós, para que as nossas vidas estejam centradas nos valores eternos.

Uma história encorajadora

“Meu marido e eu somos casados há 31 anos e eu pensava que era uma esposa bem encorajadora. Então, eu completei esse desafio. As mudanças no meu marido e em mim foram notáveis. Após cinco ou seis declarações encorajadoras para o meu marido em dias diferentes, ele estava radiante! Todo seu comportamento mudou. Eu fui convencida do quanto eu não estava valorizando meu marido e estava apenas pensando onde e como ele poderia melhorar. Estou fazendo esse desafio de novo para que isso se torne um hábito!”

Reflita e responda

  • Quais áreas fortes seu marido tem que podem ser usadas para o crescimento do Reino? Como você pode encorajá-lo nessas áreas?
  • Quais questões ou grupo de pessoas comovem seu marido ou despertam a sua atenção?

Aprofundando

Avalie quaisquer hábitos ou padrões em sua vida que não estão priorizando a Palavra de Deus e as pessoas. Faça ajustes para honrar a Deus e cultivar em sua casa um foco mais voltado para o Reino.

 

Da 22:

Tempere seu discurso com graça

Por Sheila Dougal

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um. ―Colossenses 4:6

Devocional

Meu marido não é (ainda) convertido em Cristo, e assim as palavras de Colossenses 4:6 parecem muito aplicáveis. O contexto para este versículo é o que está bem diante dele: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” (v. 5). Paulo quer que os Cristãos vivam e falem com graça para com aqueles que não depositaram sua esperança em Cristo.

Talvez esse seja seu marido, mas mesmo que não seja, nossos maridos às vezes podem parecer “estranhos”. Homens e mulheres são muito diferentes, e Deus os fez assim. Nosso objetivo é complementar um ao outro, não sermos idênticos. Mas as diferenças na maneira como vemos os problemas da vida, mesmo que ambos confiam em Cristo, podem fazer com que os esforços para caminhar em união pareçam pesados demais para suportar.

Uma maneira de resolver essas diferenças é “temperando-as” com graça. O restante de Colossenses 4:6 compara o discurso gracioso com a comida temperada com sal. Às vezes, tentar ficar ao lado de nossos maridos em meio às nossas diferenças pode parecer como se estivessimos tentando comer uma comida sem graça e sem tempero. Mas palavras amáveis como: “Eu amo quando você _____”, ou “Eu percebo o quanto você trabalha e eu admiro você”, ou mesmo “Sou feliz que você é _____; você me ajuda a ver a vida de um ponto de vista diferente ”, pode fazer toda a diferença. Quando você preencher os espaços em branco com palavras amáveis, isso vai destacar o “sabor” maravilhoso que seu marido tem.

Oração

Pai, perdoe-me por ser tão rápida em apontar as diferenças de meu marido como se fossem erradas ou ruins. Ajude-me a amar os diferentes sabores da personalidade que meu marido traz ao nosso casamento. Ajude-me a encontrar maneiras de falar amavelmente com ele, para que ele veja Cristo mais claramente, mesmo através de mim.

Uma história encorajadora

“Estou no dia 14 do desafio. No dia 3, meu marido disse: ‘Obrigado por não me criticar nos últimos dias’. No dia 10, ele me trouxe um buquê rosas. Quando eu perguntei o motivo, ele respondeu: ‘Porque você tem cooperado e não incomodado. Você é tão compreensiva.’ Ele não é cristão, mas isso realmente está causando um impacto nele.

Reflita e responda

  • Como isso te incentiva a ver as diferenças entre você e seu marido como complementares e não como uma competição entre vocês?
  • Que palavras você poderia preencher nos espaços em branco acima para incentivar seu marido nesta semana?

Aprofundando

Use os espaços em branco acima para mandar uma mensagem agradável ao seu marido e encontre maneiras de demonstrar apoio e gentileza a ele com suas palavras. Lembre-se da bondade e graça de Deus estendida a você, mesmo quando você ainda era Seu inimigo, desconsiderando Seu Filho. Deixe que a graça que Ele lhe deu esteja em seus lábios quando você falar com seu marido.

 

 

Dia 23:

Apreciando seus pontos fortes

Por Sheila Dougal

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu esposo – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu esposo algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. ―Tito 2:7

Devocional

Quer nossos esposos compartilhem nossa fé em Cristo ou não, devemos ser capazes de reconhecer os dons e talentos que Deus deu a eles. E provavelmente, esses dons que eles possuem são diferentes dos que Ele nos deu.

Frequentemente, Ele une duas pessoas com forças e fraquezas opostas de propósito, a fim de nos refinar e ajudar. Em vez de focar nas fraquezas de nossos esposos, devemos afirmar seus pontos fortes.

Seu esposo é organizado? Ele é diligente? Ele é persistente? Tudo isso está relacionado a um padrão de disciplina pessoal que é digno de seu louvor – mesmo quando a inclinação dele por ordem e disciplina se opõe à sua inclinação por capricho. Afirme-o por essas características e como elas ajudam o casamento a funcionar.

Pode ser fácil pensar que conhecemos nossos esposos muito bem – e provavelmente os conhecemos melhor do que a maioria das pessoas. Mas isso não pode nos impedir de sempre aprender mais sobre eles e sermos estudantes de seus corações e personalidades. Em vez de enfrentar nossos dias com nossos esposos, supondo que já conhecemos tudo sobre eles, vamos estudá-los, reconhecer as coisas em que eles são bons e procurar maneiras de edificar suas vidas.

Oração

Pai, quando vejo as diferenças entre meu esposo e eu, às vezes fico agradecida. . . mas às vezes é difícil. Ajuda-me a servir meu esposo com amor, através dos dons que o Senhor me deu. Ajude-me a aprender com meu esposo e apoiar-me em seus pontos fortes. Encha-me hoje com uma apreciação de como o Senhor o fez e me ajude a ser uma estudante de seu coração, para que eu possa elogiá-lo e edificá-lo.

Uma história encorajadora

“Imaginei que tentaria esse desafio quando uma amiga o publicou no Facebook, por que o que eu tinha a perder? Provou ser melhor do que qualquer conferência ou conselho de casamento que já recebi. Veja bem, eu tenho um ótimo homem, mas não sabia disso. Esse desafio me ajudou  aperceber novos pontos fortes em meu esposo todos os dias. Eu me sinto tão mal por não o ter apreciado antes. Ele estava bem ao meu lado, mas eu não via. Deus é bom e fiel e abriu os meus olhos. Hoje é dia 30, e amanhã vou recomeçar e fazer tudo de novo. Meu casamento de dezoito anos estava por um fio; agora está incrível. ”

Reflexão e resposta

  • Quais são os pontos fortes do seu esposo? Como eles complementam suas fraquezas?
  • Como você pode estudar o seu esposo hoje para que seja capaz de poder incentivá-lo?

Aprofundando

Você já completou 75% desse desafio! Esperamos que você esteja encontrando mais facilmente maneiras de incentivar seu esposo diariamente. Se não, peça a Deus que lhe dê nova inspiração todos os dias.

Hoje, pense nos pontos fortes que Deus deu ao seu esposo, bem como nos que Ele lhe deu. Encontre maneiras de usar as habilidades que Deus lhe deu para servir seu esposo com amor. Muitas vezes pensamos no bem do trabalho missionário ou no cuidado dos sem-teto ou órfãos – todas são boas obras que Deus nos manda fazer, mas amar o seu esposo e servi-lo para que ele se sinta atraído a Cristo é igualmente importante.

 

Dia 24:

Coração de pai

Por Betsy Gómez

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. ―Efésios 6:4

Devocional

Eu não cresci com meu pai, portanto minha primeira interação com um pai de verdade dentro de casa foi com meu marido. Quando éramos recém-casados, fiquei intrigada com o tipo de pai que ele se tornaria. Hoje em dia me surpreende vê-lo ser um pai piedoso, instruindo nossos filhos nos caminhos do Senhor.

O que é triste, no entanto, é que, embora eu o respeite muito como pai, é fácil para mim identificar suas fraquezas e apontá-las sem piedade. Eu preciso ter muito cuidado! Meu coração é enganoso e está sempre tentando me convencer de que tenho uma explicação melhor para as crianças do que ele ou que, porque passo mais tempo com elas, sei o que é melhor . . . Resumindo, acho que posso melhorar. Esta é a semente pecaminosa do orgulho dando frutos.

Irmãs, precisamos de graça para incentivar nossos maridos em seu papel de pais. Precisamos cultivar humildade para permitir que a liderança de nossos cônjuges floresça em nossos lares. Se você tem filhos, deixe seu marido assumir a liderança e celebre-o por isso. Caso não tenha filhos, agradeça a ele pela maneira como ele reflete o caráter de Deus para as crianças ao seu redor.

Oração

Querido Deus, Tu és nosso bom Pai. Obrigada por nos adotar em Sua família, nos sustentando com Sua graça e fielmente provendo todas as nossas necessidades. Obrigada por meu marido e pelas maneiras como ele reflete Seu amor como pai. Ajude-o a se apegar a Ti e me ajude a apoiá-lo e a me submeter à sua liderança.

Uma história encorajadora

“Quero agradecer o Desafio de 30 dias de Incentivo ao Marido. Em nossos vinte e cinco anos de casamento, às vezes me vejo perdendo a consciência do quanto meu marido é um pai amoroso e gentil, e acabo me concentrando nas suas falhas ou áreas que me irritam. Esse desafio me ajudou a ver novamente como sou abençoada por tê-lo como meu marido.”

Reflita e responda

  • Você está apoiando a liderança do seu marido com seus filhos ou competindo com ela?
  • Quais atitudes, se houver, você precisa mudar a fim de promover um ambiente mais favorável para que ele cresça como pai?
  • Você está disposta a entregar essas coisas ao Senhor e pedir perdão?

Aprofundando

Nossos filhos são testemunhas de se apoiamos nossos maridos em seu papel de pai ou não. Às vezes, um exemplo vale mais que palavras. Se você sente que o Senhor está indicando que você tem qualquer pecado nessa área, você está disposta a pedir perdão a seu marido na frente de seus filhos? Essa pode ser uma oportunidade perfeita para você afirmá-lo como pai.

 

Dia 25:

 

Fazendo da paz uma prioridade

Por Monica Hall

 

Seu desafio:

 

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

 

Busque a paz com perseverança. ―Salmo 34:14

 

Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. ―Isaias 26:3

Devocional

 

A paz é algo que devemos tomar como certo quando se está presente, mas nós sentimos uma imensa falta quando ela está faltando. Romanos 12:18 diz que, “Façam todo o possível para viver em paz com todos.” Essa cláusula do meio é um reconhecimento de que às vezes a paz está faltando, apesar dos nossos melhores esforços, mas também nos desafia a fazer todo o possível para alcançar a paz.

 

O seu casamento pode ser caracterizado pela paz, ou os argumentos podem ser proeminentes. De qualquer modo, é crucial examinar a si mesma para ver se você está fazendo da paz uma prioridade. Uma vez que você tenha determinado que seu coração genuinamente busca a paz, você pode começar a encorajar seu marido.

 

Talvez ele já seja um bom pacificador. Agradeça-o por isso e diga-lhe o quanto o seu coração pela paz é valioso no seu casamento. Ele lida com conflitos em outros relacionamentos com graça e humildade? Incentive-o nisso, mencionando situações específicas em que ele buscou a paz. Se, ao invés disso, ele é mais propenso a um confronto enfurecido, peça ao Senhor sabedoria em como encorajá-lo a priorizar mais a paz. O seu exemplo de buscar a paz e recusar-se a brigar será o seu próprio encorajamento, sem que você tenha que dizer uma palavra.

Oração

 

Jesus, Tu és o Príncipe da Paz, e eu desejo que a paz floresça em meu coração, casamento e lar. Guarde minha língua e minha mente de palavras e atitudes divisórias ou iradas. Ajude tanto meu marido quanto a mim a buscar a paz para que Tu sejas engrandecido em nosso casamento.

 

Uma história encorajadora

 

“Não consigo explicar como isso aconteceu, mas me comprometi em dizer boas palavras ao meu marido por trinta dias, e experimentei uma grande mudança na primeira semana – de ele me dizer como estou bonita até trazer flores depois do seu dia de trabalho. É como quando estávamos namorando há oito anos atrás”.

 

Reflita e responda

 

  • Pense em suas palavras, tons e atitudes. Você está criando um ambiente de paz em sua casa?
  • “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15:1). Considere memorizar este versículo e pedir ao Senhor que suavize sua língua no meio do conflito.

Aprofundando

 

Ouvi falar de um casal onde cada um listou dez coisas irritantes que seu cônjuge tende a fazer, como deixar roupas no chão ou se atrasar. Eles então prometeram nunca discutir ou reclamar de nada nessas listas. Imagine como esse exercício poderia afetar seu casamento. Considere fazer essa lista e se comprometer a priorizar a paz em cada situação.

 

 Dia 26:

Busque o equilíbrio

Por Sheila Dougal

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. ―Lucas 2:52

Devocional

Em uma reunião recente com nossa equipe da igreja, meu pastor falou sobre o mito do equilíbrio. Para ilustrar seu argumento, ele usou cordas de guitarra como um visual dessa realidade da vida: a tensão. A vida não representa tanto a luta para encontrar um equilíbrio; em vez disso, ela pode ser representada por tocar um acorde com tensões constantemente ajustadas. Quando tentamos equilibrar a nossa vida, descobrimos inevitavelmente que isso é como tentar se equilibrar em uma gangorra correndo de um lado para o outro. Em Lucas 2:52, vemos Jesus mantendo uma tensão saudável entre crescer diante de Deus e dos homens. A mesma tensão deve ser buscada em nossos relacionamentos com nossos maridos.

Como seguidoras de Cristo, que também são casadas, experimentaremos uma tensão entre nosso desejo de servir a Deus e nosso desejo de ter um ótimo relacionamento com nossos maridos. O casamento é um presente de Deus, e devemos honrá-lo, permanecer fiéis aos nossos votos e procurar glorificar a Deus na maneira como amamos nossos maridos. Mas ao ajustarmos as cordas de nossas vidas para levar um lindo som aos ouvidos de Deus, nosso casamento não deve competir com as cordas do crescimento de nossa fé e amor a Deus.

Como Paulo diz em 1 Coríntios 7, não devemos nos concentrar apenas em nossos casamentos, mas em agradar ao Senhor em tudo o que fazemos. Quando sintonizamos nossas vidas com uma tensão saudável como Jesus fez, crescemos diante de Deus e dos homens e alcançamos uma espécie de equilíbrio que, de outra forma, nunca poderia ser alcançado.

Oração

Pai, ajuda-me a seguir a liderança de Jesus ao amar meu marido e crescer em meu amor por Ti. Ajuda-me a buscar primeiro o teu reino e a tua justiça, e, ao fazê-lo, que isso me ajude a amar ainda mais meu marido. Dá-me sabedoria ao viver as tensões da vida, para que Tu sejas glorificado em minha vida e em meu casamento.

Uma história encorajadora

“Embora meu casamento seja bom, eu estava presa em uma zona de conforto. Esse desafio foi exatamente o que eu precisava para valorizar meu marido novamente! Ele trabalha duro por mim e por nossas filhas, mantém o quintal bem conservado e se mantém ativo e feliz em nossas vidas, apenas para citar algumas características dele. Este desafio abriu meus olhos para que eu pare de considerar isso tudo (e muito mais) como garantido! E se eu puder continuar agradecendo a ele, especialmente na frente de nossas filhas, que grande testemunho isso será para elas em seus casamentos no futuro”.

Reflita e responda

  • Que tensões você sente entre servir a Deus e desenvolver seu relacionamento com seu marido? Existem áreas em que você precisa fazer ajustes?
  • Como buscar a Deus em primeiro lugar ajuda você a alcançar o equilíbrio em seu casamento e em outras áreas da vida?

Aprofundando

Reserve um tempo para considerar como você lida com a tensão entre seu serviço ao Senhor e seu relacionamento com seu marido. Há momentos em que você coloca seu marido antes de seu tempo com o Senhor? Existem áreas nas quais você pode estar servindo na igreja que estão fazendo com que você negligencie seu casamento? Peça sabedoria a Deus para que você esteja “sintonizando” sua vida e seu casamento com a melodia que Ele deseja para você.

 

Dia 27:

Reconheça a coragem dele

Por Kelly Needham

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor! ―Salmo 31:24

Devocional

Você está perto de completar o Desafio de Incentivo ao Marido de 30 dias! Talvez você precisou de muita coragem para se abster de críticas e sempre falar palavras de encorajamento ao seu marido. Esse tipo de coragem só é possível quando depositamos nossa confiança em Deus e esperamos Nele. E é esse tipo de coragem que queremos procurar e celebrar em nossos maridos.

Coragem não é ser “durona”, e não é a ausência de medo e ansiedade. Coragem é quando alguém faz a coisa certa, apesar da presença de medo, ansiedade ou consequências negativas. Onde você vê seu marido fazendo a coisa certa, mesmo que doa? Ele defende os direitos dos outros, mesmo quando isso é impopular? Ele se esforça contra a injustiça? Ele é um defensor da verdade? Ele experimenta perdas para proteger você ou sua família? Aponte maneiras em que ele demonstra coragem e agradeça-o por ser um exemplo para você.

Peça a Deus a coragem que você precisa hoje. Mantenha seus olhos em Deus e espere que Ele traga as mudanças que você espera ver em seu casamento. Como as mulheres santas que “não temiam nada que fosse assustador”, continue esperando em Deus (1 Pedro 3: 1–6). Ele não irá decepcioná-la.

Oração

Pai, obrigada pela maneira como meu marido se importa com nossa família e outras pessoas. Por toda expressão de coragem nele, grande ou pequena, sou grata. Ajude-me a ver novas maneiras de estimulá-lo e edificá-lo com minhas palavras. Quando ele estiver com medo ou ansioso, ajude-o a confiar em Ti e a confiar na Tua força.

Uma história encorajadora

“Estou orando as orações desse incentivo há vinte e nove dias, e posso dizer, a restauração começou. Meu marido e eu estamos separados dezoito anos. Nossos filhos já são crescidos. Mas servimos a um Deus maravilhoso. Meu marido está a caminho de casa!

Reflita e responda

  • Que demonstração de coragem você tem ignorado em seu marido?
  • O que causa mais ansiedade e medo ao seu marido? Passe um tempo hoje orando especificamente para que Deus lhe dê coragem nessa área.

Aprofundando

Seu marido tem um filme favorito sobre tempos de guerra? Algum que celebra a coragem sacrificial dos homens? Por que não sugere assistirem juntos e depois tire um tempo para confirmar a coragem que você vê em seu marido? Se seu marido estiver enfrentando uma período particularmente amedrontador, escreva-lhe uma carta dizendo como você está orando por ele e que está por trás dele 100%, torcendo por ele. Elogie abertamente qualquer evidência da coragem de seu marido em proteger você, seu casamento, sua família ou seu lar.

 

 Dia 28:

A beleza da humildade

Por Kelly Needham

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.
  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele! Versículo O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. Provérbios 15:33.

Versículo

O temos do senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. ―Provérbios 15:33

Devocional

Humildade é uma qualidade difícil, porque requer a renúncia dos  nossos direitos. A humildade nos permite honrar nossos maridos mesmo quando sabemos que eles estão errados.  A humildade nos capacita a recusarmos a retaliação quando nos sentimos magoadas por nossos maridos. A humildade enche nossas bocas com palavras de afirmação quando somos tentadas a criticar. Termine este mês mais forte pedindo uma dose extra de humildade hoje. E lembre-se, Deus dá graça aos humildes (1 Pedro 5: 5).

Agora, peça ao Senhor para ajudá-la a ver a humildade em seu marido. O seu marido celebra as vitórias de outros de bom grado sem se gabar das suas? Ele é capaz de aprender com os outros, no trabalho, na igreja ou em outro lugar? Ele se submete à Palavra de Deus com alegria? Ele deixa de lado suas preferências para o bem dos outros? Ele reconhece abertamente suas falhas e sua necessidade da graça de Deus? Hoje, indique e celebre qualquer expressão de humildade que você já viu em seu marido, por menor que seja.

Um homem humilde é um homem confiável e seguro, mas muitas vezes não é o tipo de homem que nossa cultura celebra. Então, deixe seu marido saber o quão significativo suas expressões de humildade são para você e que privilégio é ser casada com um homem que valoriza essa característica de Cristo. Agradeça a ele por ser um exemplo para você seguir.

Oração

Pai, dê-me forças para me humilhar hoje. Mostre-me áreas de orgulho oculto e me dê a graça de confessar meu orgulho ao meu marido e buscar seu perdão. Dê-me olhos que buscam expressões de humildade em meu marido hoje, em vez de fracassos ou deficiências. Ajuda-me a deixar de lado meus direitos como Tu fizeste Senhor Jesus, e a servir meu marido com alegria.

Uma história encorajadora

“Minha primeira ideia era contar ao meu marido sobre esse desafio no final, mas, ao chegar ao fim, não tenho certeza se vou me abrir. Acho que vou apenas continuar dizendo a ele o que eu disse no dia 3. Ele perguntou: ‘Por que você está sendo tão gentil e doce comigo nos últimos dias?’ E eu respondi: ’Oh, o Senhor está trabalhando no meu coração a respeito de você e do nosso casamento, e estou me esforçando, pela Sua graça, para jamais desmerecer isso.’”

Reflexão e resposta

  • A que direitos você se apega no seu casamento?
  • Quais sofrimentos e fracassos do passado você está carregando? Passe um momento liberando-os para Deus e leia Filipenses 2: 5–8, pedindo a Deus que lhe dê a humilde atitude de Cristo.

Aprofundando

Não espere uma demonstração de humildade para elogiar seu marido. Procure por pequenas sementes de humildade e use isso para elogiá-lo.

Pesquise na Bíblia versículos sobre humildade e escreva-os em um cartão para seu marido, compartilhando com ele o quanto você é grata por sua humildade de maneira especifica.

 

 Dia 29:

Posicionando-se pela retidão

Por Heidi Jo Fulk

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências. ―Provérbios 27:12

Devocional

Ao se aproximar do final desse desafio, pense nas respostas de seu marido à maldade da cultura, da mídia e do mundo. Seu marido reconhece e se afasta do mal? De que maneira ele está buscando a justiça – vivendo de acordo com os padrões de Deus em resposta ao seu pacto com Ele e com você?

Entender que o pecado é antes de tudo contra Deus deve nos levar a andar em retidão, como José no Velho Testamento, que fugiu da perversa tentação da esposa de Potifar (Gênesis 39:9). Juntamente com seu marido, procure saber mais sobre o caráter de Deus e Seus caminhos.  Desde uma breve discussão sobre a mensagem do seu pastor no carro voltando da igreja, até a leitura conjunta de um livro da Bíblia, há muitas maneiras pelas quais vocês podem se ajudar a melhor compreender a justiça divina. E então, através do poder capacitador do Espírito Santo, vocês poderão andar de uma maneira digna de nosso chamado (Efésios 4: 1).

Oração

Pai Celestial, fortaleça a determinação do meu marido de permanecer fortemente resistente ao mundo, a carne e o diabo. Proteja-o do mal e lembre-o que necessita de Sua ajuda para fugir do mal e andar em retidão. Mantenha-o faminto por Ti, para que nada mais o satisfaça. Ajuda-me a louvar suas escolhas que demonstram Teu caráter e Te honram.

Uma história encorajadora

“Esse desafio ajudou a restaurar um equilíbrio no meu relacionamento com meu marido que estava baqueado. Trouxe um novo significado e melhores perspectivas para o nosso relacionamento que pensávamos estar perdido. Isso me ajudou a passar por momentos difíceis e dolorosos, e agradeço a Deus por todos os dias que Ele ouviu minhas orações. O dia 30 me deixou com um sentimento agridoce – fiquei feliz por ter chegado até aqui, e agradecida por ter um relacionamento com meu marido, mas triste por ter chegado ao final do desafio.”

Reflita e responda

  • Você consegue se lembrar de um momento específico em que seu marido promoveu a justiça em seu lar?
  • Você vê retidão na vida das pessoas ao seu redor? Fale sobre esses exemplos positivos com seu marido para incentivar os corações de ambos.

Aprofundando

Louve seu marido quando ele reconhece e virar as costas à maldade. Se você puder pensar em uma situação em que seu marido defendeu a justiça, lembre-o disso hoje – expresse sua gratidão. E ore por ele – para que ele tenha a coragem de defender a justiça, e que o exemplo dele deixe um impacto duradouro em sua família.

 

Dia 30:

Ame em palavras e ações

Por Mindy Kroesche

 

Seu desafio:

  • Não diga nada negativo sobre seu marido – nem para ele ou para alguém sobre ele.

 

  • Fale ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele—e diga a alguém sobre ele!

 

Versículo

Esse é o meu amado, esse é o meu querido, ó mulheres de Jerusalém. —Cantares 5:16

Devocional

Um dos melhores conselhos que minha mãe já me deu foi que eu deveria não apenas amar o homem com quem me casei, mas também considerá-lo meu amigo. Eu levei esse conselho a sério. Meu marido e eu fomos amigos por um ano antes de namorarmos, e continuamos a cultivar essa amizade. Ao longo dos anos isso significou participar de atividades de que gostamos, rir de vídeos engraçados no YouTube, orar juntos e reservar um tempo para compartilhar sobre nossos dia a dia – os altos, os baixos e o mundano.

Essa amizade nem sempre é fácil. Quando estamos separados por longos períodos de tempo, estamos passando por uma fase difícil ou sentimos a tensão de viver em um mundo pecaminoso, é fácil nos afastarmos. Portanto, temos que ser intencionais ao fazer as correções necessárias para retomar nosso relacionamento – e nossa amizade.

Ao terminar este Desafio de Incentivo ao Marido de 30 dias, pense em maneiras de cultivar sua amizade com seu marido. Não presuma que ele sabe que você valoriza esse aspecto do seu relacionamento; que ele saiba que é seu namorado e seu melhor amigo.

Se você estiver se sentindo distante do seu marido, ore para que Deus a ajude a se conectar de novas maneiras. Foi Deus quem os uniu primeiro, e Ele pode aprofundar e assoprar vida nova no seu relacionamento com seu cônjuge.

Oração

Jesus, obrigada pela amizade que você me deu com meu marido – por unir nossas duas vidas separadas, nos tornar “uma só carne” e nos permitir entender um ao outro de maneiras que ninguém mais pode. Obrigada pela maneira que usaste esses últimos trinta dias em nosso casamento. Que as bênçãos que tivemos como resultado desse desafio cresçam nos próximos dias. E continue a intensificar meu amor por meu marido, para que ele saiba que é meu amado e meu amigo.

Uma história encorajadora

“Fui tocada e verdadeiramente abençoada pelos 30 dias de Desafio de Incentivo ao Marido. Percebo o quão precioso e integro é meu estilo de comunicação em nosso casamento. Reconheço que a doçura do nosso casamento depende de quão doce eu sou para com meu marido. Enquanto continuo nessa jornada pela Palavra de Deus, quero ser uma esposa segundo o coração de Deus. Obrigada por me ajudar a perceber quão vital são minhas palavras para o bem-estar do meu marido.”

Reflita e responda

  • Como você avaliaria a proximidade de sua amizade com seu marido?
  • Como você pode intencionalmente desenvolver esse aspecto do seu relacionamento?
  • Quais são os benefícios de ter seu marido como seu melhor amigo?

Aprofundando

Converse com seu marido e juntos pensem em maneiras de como podem aprofundar sua amizade. Exemplos seriam, fazer algo divertido em conjunto, longe de suas responsabilidades normais, ler um livro e ter uma discussão animada sobre o conteúdo, ou orar juntos todas as noites antes de ir para a cama. Como todo casal é único, esse processo será diferente para cada casamento. Então, intencionalmente, reserve um tempo para que isso aconteça.