icon-newsletter

Escondida

Por Ashley Gibson

“Ela é uma mulher ‘escondida’ na igreja.”

“Ela não tem uma grande plataforma, nem visibilidade nacional.”

“Ela ajuda mulheres em sua igreja e comunidade a entender as verdades da Palavra de Deus e a aplicá-las em suas situações da vida real.”

Essas palavras ditas por Erin Davis e Dannah Gresh sobre sua mentora, Tippy Duncan, te lembram de alguém?

  • Talvez sua mente imediatamente vá para uma mulher que fez o mesmo na sua vida.
  • Talvez te venha à mente uma mulher que você tenha lido a respeito ou admirado de longe.
  • Talvez você tenha pensado: “É isso que eu quero fazer. Esse é o tipo de mulher que quero ser.”

Você pode impactar a próxima geração de mulheres, e não precisa de uma grande plataforma para fazê-lo.

 

Não busque a fama

Vivemos em uma cultura fascinada pela ideia de “sermos conhecidas”. Desde celebridades da cultura pop até influenciadoras cristãs, o mundo ao nosso redor parece dizer que, para fazer alguma diferença real, você primeiro precisa ter uma grande esfera de influência, ter um certo número de seguidores ou ter seu nome na capa de um livro.

Este não é o caminho para a relevância ensinado por Jesus. Seu impacto para o reino de Cristo não é medido pelo número de pessoas que te conhecem, pelo número de livros que você escreveu ou pelo tamanho do seu ministério. 

Embora não haja nada de errado em ter grandes ambições para fazer grandes coisas para o Senhor, muitas vezes precisamos nos lembrar de que ter fama e produzir bons frutos não são a mesma coisa. Se você deseja impactar a próxima geração, seja fiel a Jesus e administre bem o que o Senhor já te deu.

Normalmente, quando pensamos em sermos mordomas fiéis pensamos nas coisas que possuímos, e com razão. O dinheiro que ganhamos, as casas ou apartamentos em que vivemos, os carros que dirigimos e tudo o mais com que Deus nos abençoou são coisas com as quais somos chamadas a usar para Sua honra e glória.

Convidar estudantes universitários para compartilhar uma comidinha caseira. Levar um membro mais velho de sua igreja a uma consulta. Doar financeiramente para ajudar uma jovem a participar de uma viagem missionária. Estas são algumas das  maneiras pelas quais podemos impactar os outros, mas não limite sua visão de ser um mordomo fiel apenas às coisas. O Senhor também nos dá oportunidades que podemos administrar.

Pense em sua igreja local. Quais oportunidades o Senhor te deu para servir lá? Você cuida de bebês no berçário? Você lidera um pequeno estudo bíblico para mulheres? Você prepara refeições para uma família com alguém doente ou com um recém-nascido? Você revisa o boletim da igreja ou ajuda a arrumar as cadeiras? 

Cada uma dessas oportunidades requer diferentes níveis de visibilidade, mas ao exercê-las fielmente você não estará apenas amando sua igreja e servindo a Jesus, você também estará servindo de exemplo para a próxima geração. Seu exemplo ensina aos outros que nenhum papel é pequeno demais quando se trata de servir ao Senhor.

Considere seus relacionamentos. Você vê seus papéis como esposa, filha, irmã, mãe, sogra, colega de trabalho ou amiga como oportunidades para ser fiel a Jesus? Investir tempo, amor e sabedoria nos outros pode gerar um efeito dominó, à medida que eles, por sua vez, fazem o mesmo.

 

Resultados

A tendência humana é medir as coisas para avaliar seu valor. 

  • “Aquela igreja é mais bem-sucedida que a nossa porque tem X número de membros.”
  • “Aquela mulher está mais qualificada para ser mentora do que eu porque tem um diploma de seminário.”
  • “Aquele autor tem mais impacto do que eu jamais terei porque escreveu trinta e sete livros.”

Mas o impacto para o reino de Cristo não pode ser medido por palavras tão simples como “grande” e “pequeno”. Jesus nos ensinou que “os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos” (Mateus 20.16). Não temos meios confiáveis de contabilizar nosso impacto no reino porque nossa perspectiva é limitada, mas o Senhor sabe. E isso é o que importa. 

Você não precisa fazer algo “enorme” pelos padrões humanos. Você não precisa ter seu nome em nada. Continue sendo leal a Jesus, sirva sua igreja local, administre as oportunidades que o Senhor já te deu, e deixe que o Senhor cuide dos resultados. Permaneça fiel a Jesus e os resultados virão.

 

Artigo original em inglês: Be a hidden woman in the church – by Ashley Gibson