“O teu reino te será devolvido
quando reconheceres que os Céus dominam.”
Daniel 4:26
O Céu reina
Não há frase que pulsa com maior frequência em minha mente e no meu coração do que esta. Está no descanso de tela do meu celular. Está impressa na caneca que uso todas as manhãs para tomar o meu chá. Está em obras de arte penduradas em meu escritório. Está gravada em um colar de ouro que uso no pescoço, um presente de um querido amigo que está lutando contra um câncer terminal.
“O Céu reina” é uma verdade que coloca tudo na proporção adequada — ajustando nossa visão de Deus, nossa visão de nós mesmas e nossa visão de nossos problemas à perspectiva correta.
Amo estar cercada por lembretes dessa verdade simples, mas profunda. Tornou-se para mim um tema fundamental que abrange minha perspectiva das Escrituras e da vida. E repetidamente, quando me encontro em águas turbulentas, tem sido tanto uma âncora quanto um salva-vidas para minha alma.
Uma Verdade que Coloca Tudo na Proporção Adequada
Quando digo que “o Céu reina”, é claro que quero dizer que “Deus reina”. O Deus do céu reina. Ele reina sobre o curso da história, sobre cada rei e reino, sobre cada atividade que empreendemos, sobre cada pessoa e parte de Sua criação.
“O céu reina” é uma verdade que coloca tudo na proporção adequada — ajustando nossa visão de Deus, nossa visão de nós mesmas e nossa visão de nossos problemas à perspectiva correta. É uma verdade destinada a instilar um temor saudável em cada coração orgulhoso que deseja ser seu próprio governante e que acredita que nós, humanos, podemos determinar nossa própria direção e destino.
É assim que o reinado do céu nos corrige, e somos loucas se pensarmos que não precisamos disso. Deus é bondoso, não cruel, ao nos lembrar de quem está no comando e ao agir da forma que Ele entenda necessária para chamar nossa atenção. Nenhuma de nós gostaria de descobrir o que aconteceria se Ele não estivesse no comando!
Mas essa mesma verdade que nos corrige também serve para nos confortar. Para nos tranquilizar e libertar. Para nos segurar e nos manter. “O céu reina” significa que Ele é soberano sobre tudo que nos toca, que nada vem a nós sem o Seu desejo de usar aquilo para o nosso bem, para a Sua glória e para as coisas maiores das quais Ele nos criou para fazermos parte. Ele governa sobre cada diagnóstico e prognóstico, sobre todas as entradas e saídas, sobre os desafios mais assustadores, bem como sobre os detalhes aparentemente mais triviais de nossas vidas.
Conforto e Coragem
Esta verdade, que é poderosa o suficiente para derrubar os grandes, também é poderosa o suficiente para sustentar os mais humildes entre nós, tanto em nossos tormentos privados quanto ao enfrentarmos um mundo que parece estar desmoronando ao nosso redor.
Podemos encontrar conforto enquanto caminhamos nesta terra por causa do reinado soberano do nosso Pai celestial. Conforto e coragem — pois “O céu reina” não pede uma aceitação passiva do destino; vem com a promessa de graça para a batalha.
Quando sentimos que não podemos suportar mais pressão, problemas ou dor, a consciência do governo de Deus nos infunde com força sobrenatural. Ela nos capacita a viver com clareza contente e sólida através do caos e das consequências feias de um mundo caído, através de lutas e circunstâncias que nos fazem querer fugir em pânico ou nos encolher em desespero. Encontramos coragem para perseverar pacientemente, até mesmo alegremente, na certeza de que o Céu reina.