icon-newsletter

Você precisa de motivação para orar?

Por Leslie Bennett

Você e eu fomos recrutadas para o exército do Senhor. A maneira como nos engajamos nessa guerra é levantando a espada do Espírito, dobrando os joelhos e convidando outros a clamar conosco diante do Rei dos Céus. Dizem que mudamos o mundo através da oração. Mas não podemos mudar o mundo ao nosso redor se não estivermos motivadas a orar. Se eu te pedisse para nomear eventos perturbadores que te tiram o sono, você poderia listar:

Divisões na igreja
Cristãos atacando uns aos outros
Assassinatos sem sentido
Crimes de ódio
Corrupção na política
Jovens abandonando a fé
Relacionamentos quebrados
Doenças incuráveis
Abandono do design divino para gênero e sexualidade
Assassinato dos não-nascidos
Desastres naturais catastróficos…

Qualquer uma dessas realidades pode causar ansiedade e noites sem sono. A desesperança muitas vezes leva ao desespero. O grito interno de nossas almas esgotadas é: “Até quando, Senhor? Quando nos livrarás?” Em vez de nos sentarmos em um monte de cinzas, na miséria, há algo que podemos fazer. Há algo que devemos fazer.

Mude o Mundo através da Oração

Mesmo sendo impotentes para reverter a devastação ao nosso redor, não estamos sem esperança. É verdade: não podemos mudar nosso pastor, nosso marido, nosso chefe ou nosso filho. No entanto, até que Jesus retorne em glória e poder inimagináveis para estabelecer Seu reino eterno, podemos orar. Mais precisamente, orar é uma ordem para nós.

Os cenários abaixo te descrevem?
Você é a única em sua família ou igreja que “entende” o que é a oração.
Agora mesmo, você está pronta para desistir de orar.
Você se sente constrangida de ensinar os outros a orar como deveriam.

Fique “na Brecha”

Sob a convicção do Espírito Santo, o fundador do ministério Life Action, Del Fehsenfeld Jr, desafiou sua equipe ministerial a se levantar e ficar “na brecha” em oração. Sua mensagem de apenas três minutos, porém impactante, veio de Ezequiel 22.30:

“Procurei entre eles um homem que reconstruísse a muralha e se colocasse na brecha diante de mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei ninguém.”

Deus pediu por um. Apenas um. As Escrituras registram a tragédia: não havia uma única pessoa que atendesse ao chamado!

Me pergunto quantas vezes o Senhor se detém, porque Seu povo não está disposto a ir a Ele em oração. Em grandes movimentos de Deus ao longo da história, a poderosa obra de Seu Espírito pode ser rastreada a um homem ou a uma mulher ajoelhados em oração. Pense sobre o labor abnegado desses guerreiros de oração que estavam desesperados para ver o Senhor avivar Seu povo:

– O empresário Jeremiah Lanphier iniciou reuniões diárias de oração ao meio-dia na Igreja Reformada Holandesa do Norte na Fulton Street, em Nova York, que desencadearam o Grande Avivamento de Oração de 1857.

– Evan Roberts, um dos líderes-chave do Avivamento Galês, se encontrou com Deus em oração todas as madrugadas, da 1h às 4h da manhã, por três meses antes que aquele avivamento estourasse.

– Antes do Avivamento de Lewis, na Escócia, em 1949, Peggy e Christine Smith, duas irmãs idosas, oravam a noite toda duas vezes por semana, acreditando na promessa de Deus em Isaías 44.3 de que Ele derramaria “água sobre o chão sedento e torrentes sobre a terra seca”.

– No Asbury College em 1970, a estudante Jeannine Brabon iniciou reuniões de oração de meia hora e organizou uma sessão de oração a noite toda no campus. Ela sentiu que a “glória de Deus” visitaria seu colégio. E aconteceu. O avivamento da Asbury alimentou as brasas ardentes do “Movimento de Jesus”. [O “Movimento de Jesus” foi um mover cristão que tinha o objetivo de trazer um avivamento para o país e conquistar novas vidas em meio às mudanças que estavam ocorrendo nos EUA nos anos 1970, devido ao movimento hippie.[1]]

Jeremiah Lanphier, Evan Roberts, Peggy e Christine Smith, e Jeannine Brabon atenderam ao chamado de Deus para orar em seu tempo. Você se juntaria a eles? Peça a Deus para te usar para incendiar uma paixão pela oração em sua esfera de influência. A necessidade é inegavelmente urgente. Nada pode nos salvar, exceto a mão misericordiosa e poderosa de Deus. Você se colocaria “na brecha”?

 

Os hiperlinks nos nomes de Jeannine Brabon e de Del Fehsenfel neste artigo levam a vídeos no YouTube sobre essas duas pessoas. Os vídeos estão em inglês.