icon-newsletter

Dia 22: Tempere seu discurso com graça

“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.” Colossenses 4:6

 

SEU DESAFIO

● Não diga nada negativo sobre seu marido – para ele ou para qualquer outra pessoa sobre ele.
● Diga ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele – e o elogie a outra pessoa!

 

DEVOCIONAL – por Sheila Douglas

Meu marido (ainda) não é cristão, portanto as palavras de Colossenses 4:6 são muito apropriadas. O contexto para este versículo é o que está logo antes dele:
“Andai com sabedoria para com os de fora, aproveitando bem o tempo” (v. 5).
Paulo quer que os cristãos vivam e falem com graça para aqueles que não colocaram sua esperança em Cristo.

Talvez esse seja o caso do seu marido, mas mesmo que não seja, nossos maridos às vezes podem se sentir como “estranhos”. Homens e mulheres são muito diferentes, e Deus nos fez assim. Devemos nos complementar, não ser idênticos. Mas as diferenças na maneira como vemos as questões da vida, mesmo ambos confiando em Cristo, podem fazer com que os esforços de andar em unidade pareçam esmagadores.

Uma maneira de abordar essas diferenças é temperá-las com graça. O restante de Colossenses 4:6 compara o discurso gracioso ao alimento temperado com sal. Às vezes, tentar ficar ao lado de nossos maridos em meio às nossas diferenças pode ser como tentar comer comida sem graça e sem tempero. Mas palavras gentis podem fazer toda a diferença, como: “Adoro quando você _____”
ou “Percebo como você trabalha duro e aprecio você” ou mesmo “Estou tão feliz que você é _____; você me ajuda a ver a vida de um ponto de vista diferente”.

Quando você preenche os espaços em branco com palavras graciosas, isso complementa o bom “tempero” do seu marido.

 

ORAÇÃO

Pai, perdoe-me por ser tão rápida em apontar as diferenças do meu marido como se fossem erradas ou ruins. Ajude-me a amar os diferentes temperos que meu marido traz ao nosso casamento. Ajude-me a encontrar maneiras de falar graciosamente com ele para que ele veja Cristo mais claramente, através de mim.

 

REFLITA E RESPONDA

● Como essa perspectiva a encoraja a ver as diferenças entre você e seu marido como complementares ao invés de competitivas?

● Com que palavras você poderia preencher as lacunas acima para encorajar seu marido esta semana?

 

APROFUNDE-SE

Preencha e use as declarações em branco acima para comunicar uma mensagem graciosa ao seu marido, encontrando maneiras de mostrar favor imerecido e bondade para com ele por meio de suas palavras. Lembre-se da bondade e graça de Deus estendida a você mesma quando você ainda era inimiga de Deus, rejeitando Seu Filho. Deixe a graça de Deus permear suas palavras ao falar com seu marido.