“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” – Efésios 4:29
SEU DESAFIO
● Não diga nada negativo sobre seu marido – para ele ou para qualquer outra pessoa sobre ele.
● Diga ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele – e o elogie a outra pessoa!
DEVOCIONAL – por Sheila Douglas
Não importa se seu marido está seguindo fielmente a Jesus ou se é um incrédulo, pode ser fácil ver seu pecado e fraqueza. E é fácil, em seu próprio pecado e fraqueza, você usar suas palavras para desanimá-lo. Mas Cristo quer que você capte essas tendências pecaminosas antes que elas passem de pensamentos para palavras.
Peça ao Espírito Santo para guardar sua língua. Mesmo quando é bom e correto chamar a atenção para o pecado ou o erro na vida de seu marido, você pode escolher palavras que venham de um coração humilde e se ajustem à situação para edificá-lo. Escolha mostrar a ele a mesma graça que você quer que ele mostre a você. No entanto, mostrar graça não significa que você mime ou ignore o pecado; em vez disso, edifique o seu marido mesmo quando tiver que expor uma queixa.
Observe hoje os pensamentos que vêm à sua mente sobre seu marido. Antes de deixar as palavras saírem de sua boca, considere se o que você quer dizer vem de um desejo pecaminoso de dominá-lo ou de um desejo de edificá-lo. Lide primeiro com seu próprio pecado do orgulho. Peça a Deus humildade e sabedoria para tratar assuntos delicados com seu marido usando palavras adequadas para edificá-lo.
REFLITA E RESPONDA
● O que mais te incomoda no seu marido?
● É realmente o pecado que está nele que a incomoda, ou apenas opiniões diferentes?
● Como você gostaria que o seu marido a confrontasse sobre seu próprio pecado? Como você pode modelar essa abordagem?
APROFUNDE-SE
Como estão as coisas até agora no desafio? Mesmo que você não esteja vendo mudanças, não desista! Continue procurando maneiras de encorajar seu marido e orando para que o Senhor faça “muito além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20).
Reserve algum tempo hoje para pensar sobre as palavras que você usa com seu marido. Se você tende a desanimá-lo com suas palavras, peça perdão a Deus por esse pecado e peça ao Senhor que a ajude a usar palavras que o edifiquem. Com um coração reto perante o Senhor converse com o seu marido.
Primeiro diga a ele o bem que você vê nele. Então, no momento certo com palavras de graça, aborde suas preocupações de tal forma que seu marido saiba que você está do lado dele.