icon-newsletter

Dia 9: Tire um tempo para ouvir

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” – Tiago 1:19

 

SEU DESAFIO

● Não diga nada negativo sobre seu marido – para ele ou para qualquer outra pessoa sobre ele.
● Diga ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele – e o elogie a outra pessoa!

 

DEVOCIONAL – por Betsy Gomez

Quando meu marido teve uma aula de aconselhamento bíblico, uma de suas tarefas era que eu e ele fôssemos juntos a uma sessão de aconselhamento com seu professor. O objetivo era que ele ficasse do lado do aconselhado e aprendesse com o processo. Tudo correu bem . . . até o fim. Naquele momento, o conselheiro me olhou nos olhos e disse: “Você notou que não deixa esse homem falar?” Eu congelei e meu marido disse (com a melhor das intenções): “Mas eu nem percebo isso”. O conselheiro respondeu: “Esse é o problema!”

Naquele momento percebi que não estava sendo intencional em cultivar o silêncio como demonstração de amor para com meu marido. Algo que parecia muito simples exigia arrependimento genuíno, porque uma boca tagarela pode ser evidência de um coração orgulhoso. Agora, cada dia é uma nova oportunidade de amar meu marido através do silêncio com um coração pronto para ouvir.

Peça ao Senhor para lhe mostrar se há algum vestígio de pecado pelo qual você precisa se arrepender. Renuncie ao seu desejo de falar o tempo todo e dê seu silêncio e atenção ao seu marido como uma expressão de seu amor por ele.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, abra meus ouvidos para ouvir verdadeiramente meu marido. Ensine-me a, pacientemente, ouvir o coração dele fazendo perguntas de sondagem. Desperte minha curiosidade por todos os tesouros não mencionados escondidos em seu coração e alma. Ajude-me a honrar o que ele compartilha comigo e nunca usar isso como munição contra ele.

 

REFLITA E RESPONDA

● Pergunte ao seu marido sobre algo que ele está interessado e realmente ouça suas respostas.
● Pergunte a ele sobre maneiras de servi-lo melhor. (Não tente se desculpar ou se justificar; apenas ouça.)

 

APROFUNDE-SE

Dê ao seu marido o presente de sua atenção e silêncio. Tenha cuidado para não bombardeá-lo com muitas perguntas para fazê-lo falar. Seja diligente em expressar seu interesse e amor. Seja intencional em não dominar a conversa em ambientes sociais e evite contradizê-lo em público. Lembre-se de que suas palavras não provam seu valor.