No último inverno a minha família passou algumas semanas em um Airbnb na Nova Inglaterra, sem saber que voltaríamos à região para passar boa parte da primavera. Quando a Páscoa chegou, estávamos morando em um quarto de hotel perto do hospital em que meu irmão estava fazendo um tratamento contra o câncer. Semana após semana, enquanto caminhávamos para o hospital para que ele fizesse o tratamento de quimioterapia, observamos as árvores ao longo da calçada mudarem com a estação. Nos dias mais difíceis, tentávamos olhar para o futuro e vislumbrar o verão, nos concentrando no fim do tratamento, quando nossa família poderia voltar para casa.
Quando finalmente voltei para o Texas, participei de um estudo bíblico de verão para mulheres. Na última noite em que nos reunimos, ouvi as mulheres compartilharem suas impressões. Quando chegou a minha vez, eu mal conseguia falar. Olhei ao redor da sala, para as mulheres que haviam caminhado com a minha família durante o inverno e a primavera e suas lágrimas refletiam as minhas. Elas já sabiam o que eu estava com dificuldade para expressar: Mesmo estando de volta à minha própria cama há meses, passei grande parte do verão sem conseguir me sentir em casa.
Às vezes, não basta apenas desembarcar de um avião e desfazer a mala. As estações mudam e o mundo que você deixa para trás nem sempre é o mesmo do que aquele para o qual você retorna. Como começar a criar raízes novamente?
O que é preciso?
Se o seu foco tem sido sobreviver a circunstâncias difíceis, sabe como pode ser difícil voltar à vida “normal”, sem mencionar a época das festas de fim de ano. Seu calendário mudará automaticamente para novembro, mas isso não significa que seu coração estará pronto para as comemorações de ações de graças e, antes que você perceba, para o Natal.
Se você tem acompanhado um membro da família durante uma crise ou passou por uma série de transições e mudanças que desequilibraram a sua rotina, pode estar entrando em novembro se sentindo um pouco desorientada. Talvez até mesmo anestesiada. Fisicamente, você voltou para casa a tempo de comemorar as festas, mas em seu coração você sente como se o lar fosse algo distante?
Naquela noite, durante o estudo bíblico, ficou claro para mim como o Senhor havia usado aquele grupo de mulheres e um tempo consistente em Sua Palavra para me reorientar à vida da qual eu vinha me sentindo tão desconectada. Logo antes do encerramento do último estudo, a líder nos incentivou a refletir sobre uma pergunta que continuou sendo útil para mim: “Qual seria a sua resposta se Deus não acrescentasse mais nada à sua vida? O que seria preciso para que você fosse o tipo de mulher que olha para tudo o que tem e agradece ao Senhor?” O simples ato de gratidão se tornou um meio de criar raízes bem no meio desse novo normal. Isso tem ajudado a acalmar meu coração após meses em que ele só batia acelerado, e tem despertado louvor quando antes eu me sentia entorpecida.
A gratidão não é um conceito revolucionário, mas Deus frequentemente utiliza as disciplinas mais básicas para reconstruir a nossa base Nele. O segredo não é apenas sermos gratas de forma geral, mas sermos gratas a Deus, que não somente é o generoso doador de toda boa dádiva (Tiago 1:17), mas um Pai amoroso que tem sido e continua a ser extremamente bom para você (1 João 3:1).
Dedicar tempo para observar o bem que Deus providenciou em nossas circunstâncias e agradecer a Ele por isso nos leva ao louvor. E esse louvor nos ajuda a nos sentirmos mais presentes no lugar onde estamos, nos aproximando do Senhor e ajudando a encontrar o nosso lar Nele (Salmo 90:1).
30 Dias de Gratidão
O que aconteceria se você se comprometesse com a disciplina diária de expressar gratidão ao Senhor como um meio de reorientar o seu coração neste momento? Todos os dias em novembro, escreva cinco coisas pelas quais você é grata. Apresente cada lista como uma oração que expressa sua gratidão ao Senhor.
Imprima o restante desta postagem ou consulte-a frequentemente e use os lembretes diários abaixo como seu ponto de partida.
1 de novembro: Te agradeço, Senhor, por um novo dia, por tudo o que me provês antes mesmo de meus pés tocarem o chão. Agradeço por esta manhã com novas oportunidades de conhecê-Lo. Agradeço porque, mesmo quando a noite parece longa, há sempre um novo amanhecer.
2 de novembro: Te agradeço, Senhor, por tudo o que Tu me concedeste por meio de Jesus Cristo, incluindo o que é mencionado em Romanos 5:1, Romanos 5:10–11, Romanos 6:22, Romanos 8:15, Romanos 11:35–36 e muito mais.
3 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelas cores e sons da primavera: o sol brilhando, pássaros cantando, a vida em profusão….
4 de novembro: Te agradeço, Senhor, por cada momento, grande ou pequeno, coisas que se destacam para mim quando olho para o que aconteceu esta semana.
5 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelas pessoas que servem em minha igreja local: pelo meu pastor e sua família, pelas pessoas que nos cumprimentam na recepção, por aqueles que trabalham em funções administrativas, por aqueles que cuidam das crianças pequenas e embalam bebês durante os cultos…
6 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelo Teu caráter imutável (Hebreus 13:8). És fiel, confiável, misericordioso, gentil…
7 de novembro: Te agradeço, Senhor, pela tecnologia que torna a vida um pouco mais fácil. Minhas rotinas diárias seriam diferentes sem o Wi-Fi, máquinas de café e as Bíblias online…
7 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos membros da minha família e amigos que são como família.
9 e novembro: Te agradeço, Senhor, pelas partes do corpo pelas quais provavelmente nunca lhe agradeci, mas que são cruciais para a minha vida.
10 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos momentos reconfortantes que vivi esta semana: uma refeição quentinha, um abraço gostoso, lençóis limpos…
11 de novembro: Te agradeço, Senhor, pela bênção de viver neste país. Pela liberdade de te cultuar e falar de Ti para outras pessoas.
12 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelo dom da Tua Palavra.
13 de novembro: Te agradeço, Senhor, por tudo o que está por vir e pelas coisas que anseio.
14 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelas músicas e letras específicas que estimulam meu coração a adorar Jesus.
15 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelas evidências da Tua criação que posso ver pela minha janela: pelos vizinhos, a chuva e os pássaros. Até os insetos declaram a Tua criatividade.
16 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos versículos e passagens bíblicas que mudaram a minha perspectiva, me deram esperança e fortaleceram a minha fé.
17 de novembro: Te agradeço, Senhor, por aquilo em minha rotina diária que me traz alegria.
18 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelas pessoas que nunca conheci, mas que impactaram a minha vida: os editores do meu devocional favorito, os trabalhadores dos transportes que ajudam as pessoas a voltar para casa nas férias, meus tataravós…
19 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos lugares do meu bairro e cidade que posso visitar.
20 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos mentores e modelos que me ensinaram, aqueles que moldaram a minha fé através da proximidade e aqueles que me ensinaram através de seus ministérios.
21 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos momentos do meu passado em que vejo evidências de Tua bondade e amor fiel e da maneira como estavas trabalhando (Salmos 23:6).
22 de novembro: Te agradeço, Senhor, por cada ingrediente que compõe uma refeição que estou preparando ou uma receita que amo.
22 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos rostos que vejo ao meu redor da mesa de jantar.
24 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelos presentes que recebi e por aqueles que mal posso esperar para dar neste Natal.
25 e novembro: Te agradeço, Senhor, pelas simples alegrias que tornaram esta semana especial.
36 de novembro: Te agradeço, Senhor, por toda a vida que acontece na minha sala de estar, desde conversas barulhentas com familiares e amigos que me visitantam até noites tranquilas sozinha no sofá…
27 de novembro: te agradeço, Senhor, por como tens claramente trabalhado em todo o mundo. Sou grata pelo ministério com mulheres que acontece em todo o mundo…
28 de novembro: Te agradeço, Senhor, pela forma que me tratas, generosamente (Salmos 13:6), respondendo às orações e derramando muito mais graça do que eu poderia esperar..
29 de novembro: Te agradeço, Senhor, por toda a diversão do mês de dezembro: decorar a árvore, cantar canções de natal, dar presentes…
30 de novembro: Te agradeço, Senhor, pelas inúmeras maneiras pelas quais minha vida mudou porque o Senhor enviou Seu Filho à terra.
Aqui está mais um motive de gratidão: mais conteúdo sobre o tema gratidão! Confira a biblioteca de recursos Aviva Nossos Corações para podcasts, postagens de blog e sugestões mais práticas para cultivar um coração grato.
Mais sobre a autora Katie Laitkep
Katie trabalhava como professora em um hospital quando Deus a chamou para se juntar ao Aviva Nossos Corações como redatora da equipe. Ela serve remotamente no Texas, onde Deus a sustenta em meio a praias de água salgada, comida mexicana e das Escrituras. O blog de Katie, A Patient Process, é um registro da fidelidade do Senhor nas doenças crônicas, pois mesmo no sofrimento, Ele é bom.