icon-newsletter

O que acontece quando mães oram

Por Katie Laitkep

Em algum lugar de São Paulo, Brasil, uma mãe está tentando fazer com que sua filha do ensino médio deixe de olhar o celular e ouça o que ela está dizendo. Elas podem estar a mais de mil milhas de onde você está agora, mas a cena poderia estar acontecendo bem na sua frente. Embora ela viva em um continente inteiro de distância, as perguntas dessa mãe não são tão diferentes das suas:

  • Como eu ajudo minha filha a tomar decisões sábias sobre o que ela enfrenta todos os dias?
  • O que eu digo quando ela vem até mim e pergunta sobre questões relacionadas a gênero e sexualidade?
  • Quais limites devo estabelecer quando se trata do uso de tecnologia?

 

Os desejos no coração de uma mãe ecoam através das fronteiras geográficas. Não importa se a mulher está procurando conselhos em inglês ou português, de um lado do equador ou do outro. Mães em todos os lugares anseiam ver suas filhinhas crescerem felizes, seguras e bem-sucedidas.

Raquel Anderson sabe como é criar filhas. Ela e seu marido têm três meninas que estão atualmente no ensino fundamental 2, ensino médio e faculdade. Eles vivem no Brasil, onde Raquel faz parte da equipe Aviva Nossos Corações. Ela trabalha principalmente com mídias sociais, mas também ajuda em outras plataformas digitais e pode ser ouvida como a voz de Dannah Gresh em episódios de podcasts em português.

Enquanto Raquel compartilha o conteúdo do Revive Our Hearts nas plataformas digitais da Aviva Nossos Corações, ela se vê desafiada pela verdade da Palavra de Deus. “Eu preciso desses recursos mais do que ninguém”, ela diz. Aviva Nossos Corações me ajudou a focar na coisa certa – não ser pressionada pelo mundo em como ser mãe, mas estar fundamentada na verdade. Deus, em Sua graça e misericórdia, no tempo certo, fará o que for necessário. Ele fará. Nosso trabalho é clamar a Ele: nós confiamos nele, e esperamos nele (Salmo 27:14).

À medida que Deus ensinou Raquel a depender Dele, isso impactou como ela está criando suas filhas e alcançando a próxima geração de jovens mulheres para Cristo.

 

Firme e enraizada

Raquel sabe como é se sentir pressionada como mãe para atender ao que suas filhas querem ou ao que o mundo diz ser melhor para elas, em vez de buscar o Senhor para sabedoria (Tiago 1:5). Os recursos do Aviva Nossos Corações a lembraram da importância de permanecer firme, especialmente quando se trata de decisões práticas, como quando permitir que suas filhas usem certas formas de tecnologia.

O conteúdo me ajudou a perguntar: “Essa decisão está fundamentada na Palavra de Deus? Ou estou a tomando porque quero ser amada ou aceita por minhas filhas?” Não é assim que deveria funcionar. Quero dar acesso quando minhas filhas estiverem prontas; quero dar a elas quando for bom para elas.

O mundo realmente nos pressiona e pode nos fazer sentir culpadas se não fizermos o que eles dizem. Quero dar algo a elas quando sei que vai contribuir para a fé delas e para o relacionamento delas com o Senhor.

Raquel entende que outras mães também precisam desses lembretes regulares. À medida que o Aviva Nossos Corações se expande, Raquel sonha com o impacto que Deus terá em mais famílias por meio do ministério.

O podcast Aviva Nossos Corações, que é o ensino bíblico de Nancy DeMoss Wolgemuth traduzido para o português, está atualmente lançando novos episódios uma vez por semana. A partir de janeiro, serão lançados cinco episódios por semana. Embora essa transição tenha aumentado significativamente a carga de trabalho para a equipe, também abriu ainda mais oportunidades para as mulheres que falam português serem impactadas pela mensagem de liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Como Raquel diz:

Um dos sonhos é que alcancemos as meninas mais jovens – pré-adolescentes e adolescentes. Essas meninas estão vivendo esse momento todo [cheio de tantos desafios mundanos]. Pode ser desolador ver. O mundo não perde nenhuma oportunidade de bombardeá-las com ideias. Como mães, podemos estar fazendo isso também, mas damos a elas a Verdade. Que Deus nos ajude.

 

Orações de mãe

Em uma reunião recente, Raquel e Nicky Lorimer, que lidera o Aviva Nossos Corações, oraram pelos próximos podcasts e pelas mulheres de todas as idades que, se Deus quiser, serão impactadas por eles: milhares de mães e filhas e irmãs em Cristo que falam português e ouvirão a Palavra de Deus e aprenderão a aplicá-la em suas vidas como mulheres com a ajuda de cada episódio diário. Raquel e Nicky confiam em Deus para avivar os corações das mulheres e usá-las para alcançar suas filhas, o restante de suas famílias e suas comunidades. Enquanto lê suas orações abaixo, pause e ore com elas, e peça ao Senhor que mova com Seu poder entre as mulheres que falam português.

 

Nicky: Senhor, muito obrigada por essas oportunidades. Parece que, vez após vez, Tu provês: seja através de pessoas, de ideias que colocas em nossos corações, da empolgação que nos dás, ou das portas que conseguimos ver o Senhor abrir.

Sabemos e vemos claramente que este ministério é todo Teu, e que Tu nos guias a cada passo para podermos oferecer esses recursos. Já vimos testemunhos sendo compartilhados sobre como vidas foram impactadas, como casamentos foram transformados, e como o amor das mulheres pela Tua Palavra cresceu de maneira incrível. Então, oramos para que Tu faças mais e mais através dos podcasts.

Oramos para que Tu despertes os corações das mulheres em todo o Brasil e também na Europa e nos países de língua portuguesa na África. Onde quer que estejam, oramos para que Tu faças crescer nelas o desejo de ouvir, como fizeste em meu coração. Oramos para que elas olhem para Ti e queiram mais de Ti. Esse é o coração por trás desses podcasts. Oro para que seja uma grande oportunidade para as mulheres de língua portuguesa se levantarem, crescerem em conhecer quem Tu és e em querer Te servir e viver suas vidas para Ti. Peço isso em Teu Nome, amém.

 

Raquel: Senhor, somos tão gratas por tudo que estás fazendo. Sabemos que é Tua bondade e Tua fidelidade, Senhor. É Teu Espírito se movendo, inspirando e chamando as mulheres a se renderem a Ti. É tudo vindo de Ti, então queremos apenas agradecer.

Pai, oramos para que as mulheres que estarão ouvindo o conteúdo em português estejam sedentas pela Tua verdade e que desejem mudar e sejam transformadas para que caminhem em liberdade. Oramos para que deem muito fruto em suas famílias e na vida de seus filhos. Oramos especificamente para a geração mais jovem. Há muitas coisas novas para nós entendermos, Senhor. Às vezes, pode parecer avassalador, mas isso apenas nos aponta de volta para Ti, Pai, para que nos lembremos de quem Tu és. Tu não mudas. Podemos correr para Ti e receber tudo o que precisamos para apontar essas preciosas vidas para Ti, protegê-las e equipá-las para a vida adulta.

Oramos para que conheçam a Ti, Senhor, e Te escolham e caminhem Contigo. Ajuda-nos, Pai, a saber como ajudá-los com isso. Usa os recursos e o conteúdo Aviva Nossos Corações oferece para alcancá-los. Que o Teu nome seja glorificado em tudo isso. Em Nome de Jesus, amém.

 

Esperança de que um dia…

Um dia, verás as respostas para essas orações. Provavelmente, não terás mais do que um vislumbre deste lado do céu. Mas o dia virá em que todas as nações se apresentarão diante do Senhor e O adorarão (Ap. 15:4), e poderás estar lado a lado com irmãs de São Paulo, Brasil, e de todo o mundo, louvando ao Senhor, maravilhadas com como Ele moveu nesta geração de mães e filhas.

 

#GivingTuesday chegou! Porque corações generosos são corações agradecidos, você consideraria fazer uma doação especial para Aviva Nossos Corações hoje? 100% do seu presente será dobrado (!) graças ao nosso desafio de igualar cada doação este final de ano. Será usado para produzir e distribuir um rico conteúdo bíblico em português e khmer para mulheres no Brasil, Camboja e além. Participe conosco e faça sua doação!