icon-newsletter

Dia 11: O Poder do respeito

“Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor.” – Efésios 5:22

 

SEU DESAFIO

● Não diga nada negativo sobre seu marido: para ele ou para qualquer outra pessoa sobre ele.
● Diga ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele e o elogie ao falar com outra pessoa!

 

DEVOCIONAL – por Leslie Bennet

Algumas surpresas são deliciosas e outras nem tanto.
Do nada, meu marido, que costuma ser previsível, jogou uma bomba em nossos planos de aposentadoria. Recentemente, mudamos para uma casa menor, quando ele de repente me pegou de surpresa, sugerindo, mais uma vez, que nos mudássemos para outra cidade a 160 quilômetros de distância daqui.
Chocada e magoada, eu me recusei a ouvir sobre os sonhos dele e com isso, a perspectiva de outra mudança foi se transformando em motivo de discórdia em nosso casamento. Depois de passar meses resistindo à liderança dele com muita teimosia, o Senhor me lembrou da verdade que está em Efésios 5:22: resistir ao meu marido é o mesmo que resistir a Ele.
Uma forma de demonstrarmos respeito aos nossos maridos, é submeter-nos à autoridade deles: “Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual Ele é o Salvador” (Efésios 5:23).
Submeter-nos à liderança de nosso marido quando concordamos com ela, é uma tarefa que nos traz alegria, porém é mais difícil quando preferimos outra solução ou quando acreditamos que fazer as coisas de outra maneira seria algo mais sábio. Mas olhe através das lentes do evangelho. Esta é uma oportunidade gloriosa para refletir a maneira como Jesus, o Filho, se submeteu a Deus, Seu Pai. Uma esposa que voluntariamente respeita seu marido, reflete o coração de Jesus, Seu amor, sacrifício e humildade.

 

ORAÇÃO

Pai, perdoa-me pelas vezes em que subverti seu padrão de casamento desrespeitando meu marido. Senhor, preciso da tua ajuda para honrá-lo como uma forma de honrar a Ti. Dá-me a humildade de Cristo, que se submeteu ao Pai. Transforma nosso casamento em uma imagem vibrante do evangelho, de Seu relacionamento com Sua Noiva, a Igreja.

 

REFLITA E RESPONDA

● Faça uma lista das características que você admira em seu marido.
● Encontre oportunidades para afirmar verbalmente esses traços positivos para ele.
● Peça que Deus revele todas as áreas nas quais você está resistindo à liderança de seu marido, depois busque o perdão: primeiro de Deus, depois de seu marido.

 

APROFUNDE-SE

Separe um tempo hoje para ouvir seu marido e afirmar a liderança dele. Busque a opinião dele sobre decisões e desafios que você está enfrentando. Enfatize que você respeita as opiniões dele e acolhe a sua sabedoria, seu apoio e amor como seu amado parceiro. Seja ousada: da próxima vez que estiver em público com seu marido, faça um elogio a ele enquanto as pessoas estão ouvindo.