icon-newsletter

Dia 25: Fazendo da paz uma prioridade

“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” – Salmos 34:14

 

SEU DESAFIO

● Não diga nada negativo sobre seu marido – para ele ou para qualquer outra pessoa sobre ele.
● Diga ao seu marido algo que você admira ou aprecia nele – e o elogie a outra pessoa!

 

DEVOCIONAL – por Mônica Hall

A paz é algo que nem sempre valorizamos quando está presente, mas sentimos muita falta quando está ausente. Romanos 12:18 diz: “Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todos”. Essa cláusula intermediária é um reconhecimento de que às vezes falta paz apesar de nossos melhores esforços, mas também nos desafia a fazer todo o possível para alcançá-la.

Seu casamento pode ser caracterizado pela paz, ou discussões podem ser proeminentes. De qualquer forma, é crucial examinar a si mesma para ver se você está priorizando a paz. Depois de determinar que seu coração busca genuinamente a harmonia em seu lar, você pode começar a encorajar seu marido a buscar a união.

Talvez ele já seja um grande pacificador. Agradeça a ele por isso e diga o quanto esse atributo é valioso em seu casamento. Ele lida com conflitos em outros relacionamentos com graça e humildade? Encoraje-o nisso, mencionando casos específicos em que ele buscou a paz. Se, em vez disso, ele for mais propenso a confrontos raivosos, peça ao Senhor sabedoria para encorajá-lo a priorizar mais a paz. Seu exemplo em busca de entendimento e rejeitar a briga será seu próprio encorajamento, sem que você precise dizer uma única palavra.

 

ORAÇÃO

Jesus, Tu és o Príncipe da Paz, e anseio que a paz floresça em meu coração, casamento e lar. Proteja minha língua e minha mente de palavras e atitudes divisivas ou raivosas. Ajude-nos a buscar a paz para que Tu sejas engrandecido em nosso casamento.

 

REFLITA E RESPONDA

● Pense em suas palavras, tons e atitudes. Você está criando um ambiente de paz em seu lar?
● “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1). Tente memorizar este versículo, pedindo ao Senhor para suavizar sua língua em meio ao conflito.

 

APROFUNDE-SE

Ouvi falar de um casal que fez uma lista das dez coisas mais irritantes que seu cônjuge provavelmente faria, como deixar roupas no chão ou chegar atrasado.

Prometeram nunca discutir ou reclamar sobre algo que estava relacionado nas respectivas listas. Imagine como esse exercício pode afetar seu casamento.

Considere fazer essa lista e comprometer-se a priorizar a paz em cada situação.