icon-newsletter

Dia 4: discipulando netos à distância

“Apenas cuidado! Muito cuidado, para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas na memória por toda a sua vida. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.” — Deuteronômio 4:9


SEU DESAFIO:

Mantenha-se conectada com seus netos, confiando-os ao Senhor.


Por Barbara Reaoch

Você já se preocupou: e se nossos netos crescerem sem amor pela Palavra de Deus? E se eles não aprenderem a depender de Sua bondade? Se ao menos vivêssemos mais perto!

Anseios e dúvidas semelhantes me incomodaram depois que nossos primeiros netos nasceram. Meu marido e eu morávamos na África do Sul e meus netos estavam nos Estados Unidos. Com 10.000 milhas entre nós, como poderíamos desfrutar de um relacionamento amoroso? E se eu perdesse o privilégio de deixar meu legado – meu maior tesouro, Jesus Cristo?

Não tenho todas as respostas, mas fiz as mesmas perguntas e vou compartilhar com você o que Deus me ensinou.

 

LEMBRE-SE DE DEUS

Muitas vezes não podemos controlar onde vivemos. Certamente não podemos controlar onde as famílias de nossos filhos vivem. Mas podemos encontrar paz e alegria em saber que Deus está presente em todos os lugares e realizando tudo para a Sua glória (Salmo 139:7–10). Ele usa momentos de nossa vida para impactar seus corações. Uma criança pode ver uma avó lendo a Bíblia apenas duas ou três vezes antes de concluir: “Minha avó SEMPRE lê a Bíblia”.

Quando tememos que influências culturais poderosas possam afastar nossos netos de Deus, podemos descansar sabendo que o poder de Deus é ilimitado. Não temos poder para mudar o coração de uma criança. Somente o amor poderoso de Deus pode transformar corações para amá-Lo (Romanos 5:5-8).

 

AGARRE-SE FIRMEMENTE NA PALAVRA DE DEUS

Ore pelo momento certo para dizer aos seus netos que Deus nos deu a Bíblia para nos dizer quem Ele é e como podemos conhecê-lo pessoalmente. Compartilhe com eles que Sua Palavra também revela nossa pecaminosidade e necessidade de um Salvador.

Muitos avós têm maneiras criativas de conduzir suas famílias à Palavra de Deus:

  • Acampamento na casa dos avós durante férias escolares
  • Visitas enquanto os pais aproveitam uma escapadela de fim de semana
  • Cartas e cartões
  • Mensagens de texto e chamadas telefônicas

Durante os anos em que vivemos a um oceano de distância de nossos netos, comecei a escrever estudos bíblicos para eles, a fim de diminuir a distância. Meus primeiros dois livros, Por que a Páscoa? e Por que o Natal?, vieram desses estudos. Meu livro mais recente é Um Natal de Jesus. Você pode achar que esse tipo de ferramenta seja útil para sua família.

 

ORE AÍ ONDE VOCÊ ESTÁ

Quando oramos, Ele substitui nossa ansiedade por Sua paz. Certifique-se de orar por você também – para manter a força, a criatividade e a flexibilidade! E temos uma necessidade ainda maior – não apenas de manter, mas de alimentar um amor cada vez maior por Deus em nossos corações.

Lembre-se de Deus, mantenha-se firme em Sua Palavra e ore. Ao falar de Seus feitos poderosos em seu coração e em sua vida, Deus usa sua paixão. Como um ímã, Deus é capaz de atrair o coração do seu neto/sua neta para o coração Dele.

 

REFLITA E RESPONDA:

  • Você passa mais tempo se preocupando em estar desconectada de seus netos do que orando por eles?
  • Escolha um passo prático que você pode dar para ajudar seus netos a buscar a Palavra de Deus.
  • Entregue suas preocupações ao Senhor e peça-Lhe que trabalhe no coração de seus netos.

Chamando as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo. Aviva Nossos Corações é um ministério para mulheres, filial no Brasil da organização internacional Revive Our Hearts.

© 2022 Aviva Nossos Corações.